Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4516 |
Resumo: | Nos dias atuais é necessário repensar o processo avaliativo, visando aprimorar o ensino e a aprendizagem. A avaliação deve existir para contribuir com o processo de formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia a dia. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua e processual como um dos aspectos complementar do processo ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções e práticas de avaliação dos professores na aprendizagem dos alunos em sala de aula, buscando conhecer a importância da avaliação no âmbito escolar e na aprendizagem significativa dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções, práticas e instrumentos de avaliação utilizados pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto começa apresentando uma breve história sobre o processo de avaliação, em seguida é dissertado sobre o seu conceito e suas funções a partir dos estudos bibliográficos de alguns autores. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo com 03 (três) docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola Municipal da cidade de Paulista, no estado da Paraíba. Na busca de compreender a avaliação escolar as docentes entrevistadas responderam a questões norteadoras relacionadas a temática do conceito de avaliação, os instrumentos, as dificuldades encontradas na forma de avaliar e o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.Diante das respostas das educadoras compreende-se a importância de que os professores repensem constantemente as suas práticas avaliativas em sala de aula, para assim diagnosticar possíveis dificuldades, tanto dos alunos, quanto do próprio professor enquanto mediador do conhecimento, pois só quando se detecta o problema é possível achar a solução, e nesse sentido a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada é uma ferramenta que poderá melhorar o ensino, ao redimensionar a ação docente, favorecendo o aluno o sucesso em vez do fracasso. Assim, a avaliação deve transformar-se em momentos constantes de compreensão das dificuldades dos alunos e no oferecimento de novas oportunidades, para que adquiram novos conhecimentos. |
id |
UFCG_d1a2fda635ed28d3115bbbdbef9b9709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4516 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais.Conceptions, practices and evaluation tools experienced in the teaching and learning process in the initial years.Avaliação da aprendizagemAprendizagemEnsinoPráticas docentesAssessment of learningLearningTeachingTeaching practicesEducação.Nos dias atuais é necessário repensar o processo avaliativo, visando aprimorar o ensino e a aprendizagem. A avaliação deve existir para contribuir com o processo de formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia a dia. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua e processual como um dos aspectos complementar do processo ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções e práticas de avaliação dos professores na aprendizagem dos alunos em sala de aula, buscando conhecer a importância da avaliação no âmbito escolar e na aprendizagem significativa dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções, práticas e instrumentos de avaliação utilizados pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto começa apresentando uma breve história sobre o processo de avaliação, em seguida é dissertado sobre o seu conceito e suas funções a partir dos estudos bibliográficos de alguns autores. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo com 03 (três) docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola Municipal da cidade de Paulista, no estado da Paraíba. Na busca de compreender a avaliação escolar as docentes entrevistadas responderam a questões norteadoras relacionadas a temática do conceito de avaliação, os instrumentos, as dificuldades encontradas na forma de avaliar e o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.Diante das respostas das educadoras compreende-se a importância de que os professores repensem constantemente as suas práticas avaliativas em sala de aula, para assim diagnosticar possíveis dificuldades, tanto dos alunos, quanto do próprio professor enquanto mediador do conhecimento, pois só quando se detecta o problema é possível achar a solução, e nesse sentido a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada é uma ferramenta que poderá melhorar o ensino, ao redimensionar a ação docente, favorecendo o aluno o sucesso em vez do fracasso. Assim, a avaliação deve transformar-se em momentos constantes de compreensão das dificuldades dos alunos e no oferecimento de novas oportunidades, para que adquiram novos conhecimentos.Nowadays, it is necessary to rethink the evaluation process, aiming to improve teaching and learning. The evaluation must exist to contribute to the process of training the individual, respecting their differences and individualities and making them able to resolve conflicts of their day to day. The evaluation of learning should be part of the classroom routine, being used in a continuous and procedural way as one of the complementary aspects of the teaching and learning process, considering the conceptions and practices of evaluation of the teachers in the students' learning in the classroom. Classroom, seeking to know the importance of evaluation in the school environment and in the meaningful learning of students. This work aims to analyze the conceptions, practices and evaluation instruments used by teachers in the initial years of Elementary Education. The text begins by presenting a brief history about the evaluation process, then it is discussed about its concept and its functions from the bibliographic studies of some authors. Next, a field research was carried out with 03 (three) teachers from the initial years of Elementary Education, from a municipal school in the city of Paulista, state of Paraíba. In the search to understand the school evaluation, the teachers interviewed responded to guiding questions related to the theme of the concept of evaluation, the instruments, the difficulties found in the way of evaluating and the role of the teacher in the process of teaching and learning. The importance of teachers constantly rethinking their evaluation practices in the classroom, in order to diagnose possible difficulties, both of the students, and of the teacher himself as mediator of knowledge, because only when the problem is detected is it possible to find the solution , And in this sense the evaluation of learning when well used is a tool that can improve teaching, re- dimensioning teaching action, favoring student success rather than failure. Thus, evaluation must become constant moments of understanding students' difficulties and offering them new opportunities to acquire new knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259AMARAL , Maria de Lourdes.SILVA , José Amiraldo Alves da.ALMEIDA, Manuela Moura de.2017-05-032019-06-25T20:09:49Z2019-06-252019-06-25T20:09:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4516ALMEIDA, Manuela Moura de. Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T18:05:38Zoai:localhost:riufcg/4516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T18:05:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. Conceptions, practices and evaluation tools experienced in the teaching and learning process in the initial years. |
title |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. |
spellingShingle |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. ALMEIDA, Manuela Moura de. Avaliação da aprendizagem Aprendizagem Ensino Práticas docentes Assessment of learning Learning Teaching Teaching practices Educação. |
title_short |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. |
title_full |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. |
title_fullStr |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. |
title_full_unstemmed |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. |
title_sort |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. |
author |
ALMEIDA, Manuela Moura de. |
author_facet |
ALMEIDA, Manuela Moura de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPOS, Maria de Lourdes. CAMPOS, M. L. http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 AMARAL , Maria de Lourdes. SILVA , José Amiraldo Alves da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Manuela Moura de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Aprendizagem Ensino Práticas docentes Assessment of learning Learning Teaching Teaching practices Educação. |
topic |
Avaliação da aprendizagem Aprendizagem Ensino Práticas docentes Assessment of learning Learning Teaching Teaching practices Educação. |
description |
Nos dias atuais é necessário repensar o processo avaliativo, visando aprimorar o ensino e a aprendizagem. A avaliação deve existir para contribuir com o processo de formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia a dia. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua e processual como um dos aspectos complementar do processo ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções e práticas de avaliação dos professores na aprendizagem dos alunos em sala de aula, buscando conhecer a importância da avaliação no âmbito escolar e na aprendizagem significativa dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções, práticas e instrumentos de avaliação utilizados pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto começa apresentando uma breve história sobre o processo de avaliação, em seguida é dissertado sobre o seu conceito e suas funções a partir dos estudos bibliográficos de alguns autores. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo com 03 (três) docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola Municipal da cidade de Paulista, no estado da Paraíba. Na busca de compreender a avaliação escolar as docentes entrevistadas responderam a questões norteadoras relacionadas a temática do conceito de avaliação, os instrumentos, as dificuldades encontradas na forma de avaliar e o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.Diante das respostas das educadoras compreende-se a importância de que os professores repensem constantemente as suas práticas avaliativas em sala de aula, para assim diagnosticar possíveis dificuldades, tanto dos alunos, quanto do próprio professor enquanto mediador do conhecimento, pois só quando se detecta o problema é possível achar a solução, e nesse sentido a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada é uma ferramenta que poderá melhorar o ensino, ao redimensionar a ação docente, favorecendo o aluno o sucesso em vez do fracasso. Assim, a avaliação deve transformar-se em momentos constantes de compreensão das dificuldades dos alunos e no oferecimento de novas oportunidades, para que adquiram novos conhecimentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-03 2019-06-25T20:09:49Z 2019-06-25 2019-06-25T20:09:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4516 ALMEIDA, Manuela Moura de. Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4516 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Manuela Moura de. Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744378203209728 |