Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Gleydilene Ferreira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4452
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar a concepção docente acerca da avaliação da aprendizagem em Geografia, utilizando como recorte e elemento de análise, os professores de Geografia do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ipaumirim-CE. Esta temática abordada nessa pesquisa enfatiza avaliação da aprendizagem escolar, uma prática fundamental do processo de ensino-aprendizagem e que fornece informações não apenas sobre o aproveitamento dos alunos, mas também sobre a prática docente, para que o mesmo possa reorientar e aprimorar continuamente seu trabalho. Considerando que pouco ainda se sabe sobre avaliação escolar, sobre sua utilização, e principalmente o que ela significa em termos históricos, esse estudo traz uma abordagem histórica da avaliação no seu sentido amplo e discorre sobre a avaliação enquanto componente do processo de ensino e aprendizagem, abordando sobre os desafios e perspectivas para o ensino de Geografia. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral, analisar a concepção docente a cerca do processo de avaliação da aprendizagem em Geografia no ensino fundamental II, bem como, buscamos refletir teoricamente a avaliação numa perspectiva histórico-conceitual; discutir as questões que norteiam a avaliação enquanto procedimento do processo de ensino e aprendizagem em geografia; e analisar como se constitui a avaliação da aprendizagem escolar em Geografia realizada pelos professores do ensino fundamental II. Para alcançar os objetivos propostos nesse estudo, a metodologia adotada teve como base a pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e teses. Utilizou-se como referencial teórico (Luckesi 2002/2011), Perrenoud (1999), Hoffman (2009/2013), Cavalcanti (2010/2015), entre outros. Posteriormente foi realizado a coleta de dados, feita mediante entrevistas e aplicação de questionários com professores de Geografia do ensino fundamental II, obtendo narrativas de 6 (seis) professores. Dessa forma, a presente pesquisa contribui para favorecer o entendimento sobre avaliação da aprendizagem no ensino fundamental II, bem como a importância desse estudo no ensino de Geografia.
id UFCG_2f09e174590aca0bf10a5540c5494b2b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4452
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.Evaluation of the school learning: knowing the conception of the teachers in Geography of the education network of the city of Ipaumirim - CE.Avaliação da AprendizagemEnsino de GeografiaPrática DocenteLearning AssessmentGeography TeachingTeaching PracticeGeografia.A presente monografia tem como objetivo analisar a concepção docente acerca da avaliação da aprendizagem em Geografia, utilizando como recorte e elemento de análise, os professores de Geografia do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ipaumirim-CE. Esta temática abordada nessa pesquisa enfatiza avaliação da aprendizagem escolar, uma prática fundamental do processo de ensino-aprendizagem e que fornece informações não apenas sobre o aproveitamento dos alunos, mas também sobre a prática docente, para que o mesmo possa reorientar e aprimorar continuamente seu trabalho. Considerando que pouco ainda se sabe sobre avaliação escolar, sobre sua utilização, e principalmente o que ela significa em termos históricos, esse estudo traz uma abordagem histórica da avaliação no seu sentido amplo e discorre sobre a avaliação enquanto componente do processo de ensino e aprendizagem, abordando sobre os desafios e perspectivas para o ensino de Geografia. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral, analisar a concepção docente a cerca do processo de avaliação da aprendizagem em Geografia no ensino fundamental II, bem como, buscamos refletir teoricamente a avaliação numa perspectiva histórico-conceitual; discutir as questões que norteiam a avaliação enquanto procedimento do processo de ensino e aprendizagem em geografia; e analisar como se constitui a avaliação da aprendizagem escolar em Geografia realizada pelos professores do ensino fundamental II. Para alcançar os objetivos propostos nesse estudo, a metodologia adotada teve como base a pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e teses. Utilizou-se como referencial teórico (Luckesi 2002/2011), Perrenoud (1999), Hoffman (2009/2013), Cavalcanti (2010/2015), entre outros. Posteriormente foi realizado a coleta de dados, feita mediante entrevistas e aplicação de questionários com professores de Geografia do ensino fundamental II, obtendo narrativas de 6 (seis) professores. Dessa forma, a presente pesquisa contribui para favorecer o entendimento sobre avaliação da aprendizagem no ensino fundamental II, bem como a importância desse estudo no ensino de Geografia.This monograph aims to analyze the teaching conception of the evaluation of learning in geography, using as sample and analysis element, the teachers of Geography of Secondary School, the Municipal Education Network of the city of Ipaumirim-CE. This theme addressed in this research emphasizes assessment of school learning, a fundamental practice of teaching-learning process and provides information not only on student achievement, but also on teaching practice, so that it can refocus and continuously improve their work. Whereas what little is known about school evaluation on its use, and especially what it means in historical terms, this study provides a historical approach to assessment in its broadest sense and discusses the evaluation as part of the process of teaching and learning, discussing the challenges and perspectives for teaching geography. Thus, this research has the general objective to analyze the teaching conception about the process of assessing learning in geography in elementary school II as well, seek theoretically reflect the assessment in a historical and conceptual perspective; discuss the issues that guide the evaluation procedure while the teaching and learning process in geography; and analyze how is the assessment of school learning in Geography held by elementary school teachers II.To achieve the proposed objectives in this study, the methodology adopted was based on the literature through books, articles and theses. Was used as a theoretical framework (Luckesi 2002/2011), Perrenoud (1999), Hoffman (2009-2013), Cavalcanti (2010-2015), among others. Was later carried out the data collection, made through interviews and questionnaires with teachers of geography of elementary school II, obtaining the narratives of six (6) teachers. Thus, this research helps to foster understanding of assessment of learning in basic education II, and the importance of this study in the teaching of geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.ANSELMO , Maria da Glória Vieira.DUARTE, Gleydilene Ferreira.20162019-06-19T17:33:58Z2019-06-192019-06-19T17:33:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4452DUARTE, Gleydilene Ferreira. Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE. 2016. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T12:57:01Zoai:localhost:riufcg/4452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T12:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.
Evaluation of the school learning: knowing the conception of the teachers in Geography of the education network of the city of Ipaumirim - CE.
title Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.
spellingShingle Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.
DUARTE, Gleydilene Ferreira.
Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Geografia
Prática Docente
Learning Assessment
Geography Teaching
Teaching Practice
Geografia.
title_short Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.
title_full Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.
title_fullStr Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.
title_sort Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.
author DUARTE, Gleydilene Ferreira.
author_facet DUARTE, Gleydilene Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.
ANSELMO , Maria da Glória Vieira.
dc.contributor.author.fl_str_mv DUARTE, Gleydilene Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Geografia
Prática Docente
Learning Assessment
Geography Teaching
Teaching Practice
Geografia.
topic Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Geografia
Prática Docente
Learning Assessment
Geography Teaching
Teaching Practice
Geografia.
description A presente monografia tem como objetivo analisar a concepção docente acerca da avaliação da aprendizagem em Geografia, utilizando como recorte e elemento de análise, os professores de Geografia do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ipaumirim-CE. Esta temática abordada nessa pesquisa enfatiza avaliação da aprendizagem escolar, uma prática fundamental do processo de ensino-aprendizagem e que fornece informações não apenas sobre o aproveitamento dos alunos, mas também sobre a prática docente, para que o mesmo possa reorientar e aprimorar continuamente seu trabalho. Considerando que pouco ainda se sabe sobre avaliação escolar, sobre sua utilização, e principalmente o que ela significa em termos históricos, esse estudo traz uma abordagem histórica da avaliação no seu sentido amplo e discorre sobre a avaliação enquanto componente do processo de ensino e aprendizagem, abordando sobre os desafios e perspectivas para o ensino de Geografia. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral, analisar a concepção docente a cerca do processo de avaliação da aprendizagem em Geografia no ensino fundamental II, bem como, buscamos refletir teoricamente a avaliação numa perspectiva histórico-conceitual; discutir as questões que norteiam a avaliação enquanto procedimento do processo de ensino e aprendizagem em geografia; e analisar como se constitui a avaliação da aprendizagem escolar em Geografia realizada pelos professores do ensino fundamental II. Para alcançar os objetivos propostos nesse estudo, a metodologia adotada teve como base a pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e teses. Utilizou-se como referencial teórico (Luckesi 2002/2011), Perrenoud (1999), Hoffman (2009/2013), Cavalcanti (2010/2015), entre outros. Posteriormente foi realizado a coleta de dados, feita mediante entrevistas e aplicação de questionários com professores de Geografia do ensino fundamental II, obtendo narrativas de 6 (seis) professores. Dessa forma, a presente pesquisa contribui para favorecer o entendimento sobre avaliação da aprendizagem no ensino fundamental II, bem como a importância desse estudo no ensino de Geografia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-19T17:33:58Z
2019-06-19
2019-06-19T17:33:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4452
DUARTE, Gleydilene Ferreira. Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE. 2016. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4452
identifier_str_mv DUARTE, Gleydilene Ferreira. Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE. 2016. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744377537363968