Comparativo das propriedades físicas e reológica empírica do ligante asfáltico modificado por adição de lignina.
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23711 |
Resumo: | A modificação de ligantes asfálticos tem por finalidade aumentar a resistência deste às deformações permanentes, trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Sendo a lignina um polímero natural, subproduto da indústria de papel e celulose, e que já demostrou grande potencial em algumas pesquisas a partir de sua associação com o ligante asfáltico, principalmente por apresentar propriedades antioxidantes, esta pesquisa teve como objetivo a verificação do efeito da adição de lignina nos teores de 3%, 6% e 9% nas propriedades físicas e reológicas do ligante asfáltico CAP 50/70, e como tipo de lignina selecionou-se a lignina retirada da madeira Pinus, Eucalipto e Eucalipto modificado, sendo essa última resultante de um cruzamento genético. O principal objetivo desta pesquisa é o estudo comparativo na forma de revisão bibliográfica do efeito da aplicação da lignina em ligante asfáltico, analisando suas propriedades físicas e reológicas, baseado em resultados das pesquisas realizadas por Santos (2017) e Luz (2019), possibilitando assim, verificar os efeitos que essa combinação conseguirá trazer e com isso analisar a viabilidade da combinação para aplicação em estudos mais avançados. Para a obtenção dos resultados realiza-se ensaios de Envelhecimento a curto prazo (RTFO), Ensaio de Penetração, Ponto de Amolecimento e Viscosidade Rotacional. Os resultados indicaram a viabilidade da incorporação da lignina ao CAP 50/70 já que aumentaram a vida de fadiga, a resistência às deformações permanentes e retardaram o processo de envelhecimento em todos os teores, com um destaque positivo para os teores de 3% da Pinus e Eucalipto, além da 9% de Eucalipto modificado que apresentaram os melhores rendimentos do ponto de vista reológico. Dessa maneira a utilização desse polímero natural é uma alternativa viável do ponto de vista técnico, podendo ser também favorável em relação ao meio ambiente por evitar um descarte inapropriado do material e a questões econômicas por agregar valor comercial a um resíduo industrial para a modificação de ligantes. |
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RODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.MENDONÇA, A. M. G. D.AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de.AZERÊDO, A. F. N.http://lattes.cnpq.br/8590594256897056MELO NETO, Osires de Medeiros.MELO NETO, O. M.http://lattes.cnpq.br/5202211822198962COSTA, W. S.http://lattes.cnpq.br/5914552954221929COSTA, Wanderley Sousa da.A modificação de ligantes asfálticos tem por finalidade aumentar a resistência deste às deformações permanentes, trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Sendo a lignina um polímero natural, subproduto da indústria de papel e celulose, e que já demostrou grande potencial em algumas pesquisas a partir de sua associação com o ligante asfáltico, principalmente por apresentar propriedades antioxidantes, esta pesquisa teve como objetivo a verificação do efeito da adição de lignina nos teores de 3%, 6% e 9% nas propriedades físicas e reológicas do ligante asfáltico CAP 50/70, e como tipo de lignina selecionou-se a lignina retirada da madeira Pinus, Eucalipto e Eucalipto modificado, sendo essa última resultante de um cruzamento genético. O principal objetivo desta pesquisa é o estudo comparativo na forma de revisão bibliográfica do efeito da aplicação da lignina em ligante asfáltico, analisando suas propriedades físicas e reológicas, baseado em resultados das pesquisas realizadas por Santos (2017) e Luz (2019), possibilitando assim, verificar os efeitos que essa combinação conseguirá trazer e com isso analisar a viabilidade da combinação para aplicação em estudos mais avançados. Para a obtenção dos resultados realiza-se ensaios de Envelhecimento a curto prazo (RTFO), Ensaio de Penetração, Ponto de Amolecimento e Viscosidade Rotacional. Os resultados indicaram a viabilidade da incorporação da lignina ao CAP 50/70 já que aumentaram a vida de fadiga, a resistência às deformações permanentes e retardaram o processo de envelhecimento em todos os teores, com um destaque positivo para os teores de 3% da Pinus e Eucalipto, além da 9% de Eucalipto modificado que apresentaram os melhores rendimentos do ponto de vista reológico. Dessa maneira a utilização desse polímero natural é uma alternativa viável do ponto de vista técnico, podendo ser também favorável em relação ao meio ambiente por evitar um descarte inapropriado do material e a questões econômicas por agregar valor comercial a um resíduo industrial para a modificação de ligantes.The modification of asphalt binders has the purpose of increasing its resistance to permanent deformations, cracks caused by fatigue or by thermal variations, in addition to, consequently, improving the safety and comfort conditions of the roads and reducing maintenance costs. As lignin is a natural polymer, a by-product of the paper and cellulose industry, and which has already shown great potential in some researches due to its association with the asphalt binder, mainly because it has antioxidant properties, this research aimed to verify the effect of addition of lignin in the contents of 3%, 6% and 9% in the physical and rheological properties of the asphalt binder CAP 50/70, and as a type of lignin, the lignin removed from the wood Pinus, Eucalyptus and modified Eucalyptus was selected, the latter being resulting from a genetic cross. The main objective of this research is the comparative study in the form of a bibliographic review of the effect of the application of lignin in asphalt binder, analyzing its physical and rheological properties, based on the results of research carried out by Santos (2017) and Luz (2019), thus enabling , to verify the effects that this combination will be able to bring and with that to analyze the feasibility of the combination for application in more advanced studies. To obtain the results, short-term Aging tests (RTFO), Penetration Test, Softening Point and Rotational Viscosity are performed. The results indicated the feasibility of incorporating lignin to CAP 50/70 since they increased the fatigue life, the resistance to permanent deformations and delayed the aging process in all levels, with a positive highlight for the contents of 3% of Pinus. and Eucalyptus, in addition to the 9% of modified Eucalyptus that presented the best yields from the rheological point of view. In this way, the use of this natural polymer is a viable alternative from a technical point of view, and it can also be favorable in relation to the environment because it avoids inappropriate material disposal and economic issues because it adds commercial value to an industrial waste for the modification of binders.Submitted by Maria Gomes (mlima6640@gmail.com) on 2022-02-24T11:38:34Z No. of bitstreams: 1 WANDERLEY SOUSA DA COSTA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2021.pdf: 1209507 bytes, checksum: f3dbbef5b7d9c936bc1bd651d5501a5c (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-24T11:38:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WANDERLEY SOUSA DA COSTA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2021.pdf: 1209507 bytes, checksum: f3dbbef5b7d9c936bc1bd651d5501a5c (MD5) Previous issue date: 2021-04-13Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNEngenharia CivilLigninaLigante asfáltico modificado com polímeroPolímero - ligante asfáltico modificadoLigantes asfálticosGeotecniaGeotécnicaReologia empíricaReologia dos ligantes asfálticosPavimentação asfálticaEnsaio de penetraçãoViscosidade rotacionalLigninPolymer - modified asphalt binderAsphalt bindersGeotechnicsEmpirical rheologyRheology of asphalt bindersAsphalt pavingPenetration testRotational viscosityComparativo das propriedades físicas e reológica empírica do ligante asfáltico modificado por adição de lignina.Comparison of the physical and empirical rheological properties of the asphalt binder modified by the addition of lignin.2021-04-132022-02-24T11:38:34Z2022-02-242022-02-24T11:38:34Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23711COSTA, Wanderley Sousa da. Comparativo das propriedades físicas e reológica empírica do ligante asfáltico modificado por adição de lignina. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23711info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/23711/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALWANDERLEY SOUSA DA COSTA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2021.pdfWANDERLEY SOUSA DA COSTA - TCC ENG. 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