“Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11198
Resumo: O presente trabalho tem por intuito analisar a representação do cangaceiro e do cangaço durante o ciclo da retomada do cinema nacional (1995-2002), tomando por base o grupo comandado por Severino de Aracaju no filme O Auto da Compadecida (2000). Para tanto, problematizaremos as estratégias criadas pelo diretor Guel Arraes para elaboração destes sujeitos e seus espaços de atuação, considerando, como coloca Barros (2012), os aspectos internos e externos que interferem nesse processo de construção da narrativa fílmica. Sendo assim, fez-se uso aqui das imagens extraídas das cenas que envolvem estes sujeitos na trama, capturadas por meio da técnica do print de tela e analisadas seguindo o viés teórico de Menezes (1996), assim como entrevistas, reportagens e depoimentos de cineastas ao livro de Nagib (2002), utilizando como aporte teórico de análise Foucault (1996) e Sosa (2006), além de filmes e obras literárias que também contribuíram para a elaboração da imagem simbólica destes sujeitos no filme de Arraes.
id UFCG_d312cccce4f9c52c327479720fe784f5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11198
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling CEBALLOS, Viviane Gomes de.CEBALLOS, V. G.http://lattes.cnpq.br/0486267299077533SOUSA, Israel Soares de.CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro.O presente trabalho tem por intuito analisar a representação do cangaceiro e do cangaço durante o ciclo da retomada do cinema nacional (1995-2002), tomando por base o grupo comandado por Severino de Aracaju no filme O Auto da Compadecida (2000). Para tanto, problematizaremos as estratégias criadas pelo diretor Guel Arraes para elaboração destes sujeitos e seus espaços de atuação, considerando, como coloca Barros (2012), os aspectos internos e externos que interferem nesse processo de construção da narrativa fílmica. Sendo assim, fez-se uso aqui das imagens extraídas das cenas que envolvem estes sujeitos na trama, capturadas por meio da técnica do print de tela e analisadas seguindo o viés teórico de Menezes (1996), assim como entrevistas, reportagens e depoimentos de cineastas ao livro de Nagib (2002), utilizando como aporte teórico de análise Foucault (1996) e Sosa (2006), além de filmes e obras literárias que também contribuíram para a elaboração da imagem simbólica destes sujeitos no filme de Arraes.The present work aims to analyze the representation of the cangaceiro and the cangaço during the cycle of the resumption of Brazilian cinema (1995-2002), based on the group led by Severino de Aracaju in the movie O Auto da Compadecida (2000). Therefore, we discuss the strategies created by the director Guel Arraes to elaborate these subjects and their spaces of performance, considering, as Barros (2012) puts it, the internal and external aspects that interfere in this process of constructing the movie narrative. Thus, we analyze images extracted from scenes that involve these subjects in the plot, captured through the technique of printscreen and analyzed following the theoretical bias of Menezes (1996), as well as interviews, reports and testimonials of filmmakers to Nagib's book (2002), using Foucault (1996) and Sosa (2006) as theoretical suport, as well as films and literary works that also contributed to the elaboration of the symbolic image of these subjects in Guel Arraes' film.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2020-01-24T14:04:58Z No. of bitstreams: 1 CICERO SAMUEL MONTEIRO FERNANDES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2019.pdf: 2492938 bytes, checksum: 66a62c63b2fa72e2e502b8b8ffcecb31 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-24T14:04:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CICERO SAMUEL MONTEIRO FERNANDES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2019.pdf: 2492938 bytes, checksum: 66a62c63b2fa72e2e502b8b8ffcecb31 (MD5) Previous issue date: 2019-12-03Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPHistória.Cinema - BrasilCinema brasileiro - retomadaO Auto da CompadecidaCangaçoRepresentação - NordesteCinema - BrazilBrazilian Cinema - ResumedRepresentation - Northeast“Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).“Light, camera, action”: an analysis of the representation of the cangaceiro and the cangaço in the retamada cinema (1995-2002), through the characters Severino de Aracaju and his “goats” in the film “O Auto da Compadecida” (2000).2019-12-032020-01-24T14:04:58Z2020-01-242020-01-24T14:04:58Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11198FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro. “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000). 2019. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALCICERO SAMUEL MONTEIRO FERNANDES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2019.pdfCICERO SAMUEL MONTEIRO FERNANDES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2019.pdfapplication/pdf2008192http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/11198/3/CICERO+SAMUEL+MONTEIRO+FERNANDES.+TCC.+LICENCIATURA+PLENA+EM+HIST%C3%93RIA.+2019.pdfd353a2fb53f38bb0982a1c394f8673adMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/11198/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/111982021-07-13 08:53:50.699oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:09:34.362709Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv “Light, camera, action”: an analysis of the representation of the cangaceiro and the cangaço in the retamada cinema (1995-2002), through the characters Severino de Aracaju and his “goats” in the film “O Auto da Compadecida” (2000).
title “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).
spellingShingle “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).
FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro.
História.
Cinema - Brasil
Cinema brasileiro - retomada
O Auto da Compadecida
Cangaço
Representação - Nordeste
Cinema - Brazil
Brazilian Cinema - Resumed
Representation - Northeast
title_short “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).
title_full “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).
title_fullStr “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).
title_full_unstemmed “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).
title_sort “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).
author FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro.
author_facet FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CEBALLOS, V. G.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0486267299077533
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro.
contributor_str_mv CEBALLOS, Viviane Gomes de.
SOUSA, Israel Soares de.
CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História.
topic História.
Cinema - Brasil
Cinema brasileiro - retomada
O Auto da Compadecida
Cangaço
Representação - Nordeste
Cinema - Brazil
Brazilian Cinema - Resumed
Representation - Northeast
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema - Brasil
Cinema brasileiro - retomada
O Auto da Compadecida
Cangaço
Representação - Nordeste
Cinema - Brazil
Brazilian Cinema - Resumed
Representation - Northeast
description O presente trabalho tem por intuito analisar a representação do cangaceiro e do cangaço durante o ciclo da retomada do cinema nacional (1995-2002), tomando por base o grupo comandado por Severino de Aracaju no filme O Auto da Compadecida (2000). Para tanto, problematizaremos as estratégias criadas pelo diretor Guel Arraes para elaboração destes sujeitos e seus espaços de atuação, considerando, como coloca Barros (2012), os aspectos internos e externos que interferem nesse processo de construção da narrativa fílmica. Sendo assim, fez-se uso aqui das imagens extraídas das cenas que envolvem estes sujeitos na trama, capturadas por meio da técnica do print de tela e analisadas seguindo o viés teórico de Menezes (1996), assim como entrevistas, reportagens e depoimentos de cineastas ao livro de Nagib (2002), utilizando como aporte teórico de análise Foucault (1996) e Sosa (2006), além de filmes e obras literárias que também contribuíram para a elaboração da imagem simbólica destes sujeitos no filme de Arraes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T14:04:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24
2020-01-24T14:04:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11198
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro. “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000). 2019. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11198
identifier_str_mv FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro. “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000). 2019. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Formação de Professores - CFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/11198/3/CICERO+SAMUEL+MONTEIRO+FERNANDES.+TCC.+LICENCIATURA+PLENA+EM+HIST%C3%93RIA.+2019.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/11198/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d353a2fb53f38bb0982a1c394f8673ad
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396637420158976