Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Suzana de Sousa.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6242
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como propósito central analisar a avaliação que professores que atuam nos iniciais no Ensino Fundamental , em uma escola da Cidade de Cachoeira dos Índios, fazem da sua formação inicial em Pedagogia, sob a perspectiva da relação teoria e prática. Tendo isto em foco foram definidos como objetivos específicos: verificar, na ótica dos docentes, se há influência da formação no seu pensar e agir; identificar saberes apreendidos na sua formação; reconhecer as possíveis dificuldades que eles enfrentam em seu trabalho, relacionadas a lacunas da sua formação. Nesta perspectiva, este trabalho baseou-se na abordagem da pesquisa qualitativa, caracterizando-se com uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista estruturada realizada junto a cinco professoras. No referencial teórico amparei-me em teóricos como: Pimenta (2008), Libâneo (1994), Ibernôn (2006), Veiga (2009) e Tardif (2014) dentre outros que foram significativos para a construção das reflexões aqui apresentadas, sobre a relação entre prática educativa e formação docente. As análises das respostas possibilitaram concluir que, segundo as professoras, a sua formação inicial contribui para sua prática cotidiana. As professoras elencam como saberes marcantes, adquiridos na formação, a capacidade de reavaliar sua prática pedagógica, conhecimentos ligados ao projeto político pedagógico, níveis de aprendizagem de leitura, dentre outros. Quanto às dificuldades que vivenciam, em relação a lacunas na sua formação, foi apontada a questão da inclusão de deficientes. Segundo uma das professoras este tema não foi estudado em sua formação inicial. A partir do exposto, conclui-se que a formação inicial adquirida no curso de Pedagogia é de fundamental importância para o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da prática docente.
id UFCG_d334e03e46f7f66f08f3a2bd527cf408
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6242
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.Perceptions of early elementary school teachers about the relationship between early education and teaching practice.Prática pedagógicaFormação de professoresPedagogia - formação inicialEnsino fundamentalPedagogical practiceTeacher trainingPedagogy - initial formationElementary SchoolEducação.Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como propósito central analisar a avaliação que professores que atuam nos iniciais no Ensino Fundamental , em uma escola da Cidade de Cachoeira dos Índios, fazem da sua formação inicial em Pedagogia, sob a perspectiva da relação teoria e prática. Tendo isto em foco foram definidos como objetivos específicos: verificar, na ótica dos docentes, se há influência da formação no seu pensar e agir; identificar saberes apreendidos na sua formação; reconhecer as possíveis dificuldades que eles enfrentam em seu trabalho, relacionadas a lacunas da sua formação. Nesta perspectiva, este trabalho baseou-se na abordagem da pesquisa qualitativa, caracterizando-se com uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista estruturada realizada junto a cinco professoras. No referencial teórico amparei-me em teóricos como: Pimenta (2008), Libâneo (1994), Ibernôn (2006), Veiga (2009) e Tardif (2014) dentre outros que foram significativos para a construção das reflexões aqui apresentadas, sobre a relação entre prática educativa e formação docente. As análises das respostas possibilitaram concluir que, segundo as professoras, a sua formação inicial contribui para sua prática cotidiana. As professoras elencam como saberes marcantes, adquiridos na formação, a capacidade de reavaliar sua prática pedagógica, conhecimentos ligados ao projeto político pedagógico, níveis de aprendizagem de leitura, dentre outros. Quanto às dificuldades que vivenciam, em relação a lacunas na sua formação, foi apontada a questão da inclusão de deficientes. Segundo uma das professoras este tema não foi estudado em sua formação inicial. A partir do exposto, conclui-se que a formação inicial adquirida no curso de Pedagogia é de fundamental importância para o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da prática docente.This work presents the results of a research whose the main purpose to analyze the evaluation that teachers working in elementary school, from public schools of the city of Cachoeira dos Indios make their initial training in pedagogy from the perspective of the relation between theory and practice. With this in focus were defined as specific objectives: to check, in the view of teachers, if there is influence of training in their thinking and acting; identify knowledge seized in their training; recognize the possible difficulties that they face in their work, related to gaps in their training. In this perspective, this work is based on qualitative research approach characterizing with a field research. The instrument of data collection was a structured interview conducted with five teachers. In a theoretical reference took shelter in theorists like Pimenta (2008) Libâneo (1994, 2004), Ibernôn (2006), Veiga (2009), among others that were significant for the construction of the reflections presented here about the relation between educational practice and teacher training. The analysis of the answers made possible to conclude that, according to the teachers, their initial training contributes to their daily practice. The teachers list as remarkable knowledge acquired in training, the capacity to re-evaluate their pedagogical practice, knowledge linked to the political pedagogical project, reading levels of learning, among others. About the difficulties who experienced in relation to gaps in their training, it was appointed the question of disability inclusion. According to one of the teachers this issue was not studied in her initial training. From the foregoing, it is concluded that the initial education acquired in Pedagogy course is very important for professional development, and consequently to improving the quality of teaching practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Elzanir dos.http://lattes.cnpq.br/6308741288364583SOUSA , Francisco das Chagas de Loiola.FERNANDES , Dorgival Gonçalves.PEREIRA, Suzana de Sousa.20152019-08-27T17:24:18Z2019-08-272019-08-27T17:24:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6242PEREIRA, Suzana de Sousa. Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente. 2015. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T18:24:49Zoai:localhost:riufcg/6242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T18:24:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.
Perceptions of early elementary school teachers about the relationship between early education and teaching practice.
title Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.
spellingShingle Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.
PEREIRA, Suzana de Sousa.
Prática pedagógica
Formação de professores
Pedagogia - formação inicial
Ensino fundamental
Pedagogical practice
Teacher training
Pedagogy - initial formation
Elementary School
Educação.
title_short Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.
title_full Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.
title_fullStr Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.
title_full_unstemmed Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.
title_sort Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.
author PEREIRA, Suzana de Sousa.
author_facet PEREIRA, Suzana de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Elzanir dos.
SANTOS, Elzanir dos.
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583
SOUSA , Francisco das Chagas de Loiola.
FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Suzana de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Formação de professores
Pedagogia - formação inicial
Ensino fundamental
Pedagogical practice
Teacher training
Pedagogy - initial formation
Elementary School
Educação.
topic Prática pedagógica
Formação de professores
Pedagogia - formação inicial
Ensino fundamental
Pedagogical practice
Teacher training
Pedagogy - initial formation
Elementary School
Educação.
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como propósito central analisar a avaliação que professores que atuam nos iniciais no Ensino Fundamental , em uma escola da Cidade de Cachoeira dos Índios, fazem da sua formação inicial em Pedagogia, sob a perspectiva da relação teoria e prática. Tendo isto em foco foram definidos como objetivos específicos: verificar, na ótica dos docentes, se há influência da formação no seu pensar e agir; identificar saberes apreendidos na sua formação; reconhecer as possíveis dificuldades que eles enfrentam em seu trabalho, relacionadas a lacunas da sua formação. Nesta perspectiva, este trabalho baseou-se na abordagem da pesquisa qualitativa, caracterizando-se com uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista estruturada realizada junto a cinco professoras. No referencial teórico amparei-me em teóricos como: Pimenta (2008), Libâneo (1994), Ibernôn (2006), Veiga (2009) e Tardif (2014) dentre outros que foram significativos para a construção das reflexões aqui apresentadas, sobre a relação entre prática educativa e formação docente. As análises das respostas possibilitaram concluir que, segundo as professoras, a sua formação inicial contribui para sua prática cotidiana. As professoras elencam como saberes marcantes, adquiridos na formação, a capacidade de reavaliar sua prática pedagógica, conhecimentos ligados ao projeto político pedagógico, níveis de aprendizagem de leitura, dentre outros. Quanto às dificuldades que vivenciam, em relação a lacunas na sua formação, foi apontada a questão da inclusão de deficientes. Segundo uma das professoras este tema não foi estudado em sua formação inicial. A partir do exposto, conclui-se que a formação inicial adquirida no curso de Pedagogia é de fundamental importância para o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da prática docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-08-27T17:24:18Z
2019-08-27
2019-08-27T17:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6242
PEREIRA, Suzana de Sousa. Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente. 2015. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6242
identifier_str_mv PEREIRA, Suzana de Sousa. Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente. 2015. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389027659776