Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90118 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, para as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas da rede pública de ensino, buscando identificar, na visão dos professores, possíveis modificações que vêm ocorrendo, após dez anos da elaboração e implantação desse documento. A opção metodológica foi a condução de um estudo com características das abordagens qualitativas. Os dados foram obtidos, no ano de 2009, por meio de entrevistas com dez professores, com mais de dez anos de atuação, em quatro escolas da cidade de Araraquara/SP, e pela análise dos PCN de Ciências Naturais e de documentos fornecidos por alguns dos docentes. São realizadas análises com o apoio teórico do conceito de currículo de Gimeno Sacristán (2001). Os resultados revelam que os professores conhecem os PCN e acreditam que esse referencial influencia suas práticas de Ciências Naturais. Pelas análises percebemos que essa influência se dá, muitas vezes, de forma indireta, pelo uso do livro didático, o material mais utilizado, pelos professores que fizeram parte do estudo, para a seleção e ordenação dos conteúdos e na escolha das atividades didáticas. Dada a relevância do ensino de Ciências na formação dos alunos, destacamos a importância de mais estudos que abordem as práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental, relacionadas a essa disciplina |
id |
UNSP_bc9ed95fe4db9dd972d0e0b9830a1b5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90118 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental IEducaçãoEnsino fundamentalCurriculosEnsino de ciênciasParâmetros curriculares nacionais - ciências naturaisPrática pedagógicaNational Curriculum Paraneters of Natural SciencesScience teachingEarly grades of elementary schoolPedagogical practiceCurriculumO presente trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, para as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas da rede pública de ensino, buscando identificar, na visão dos professores, possíveis modificações que vêm ocorrendo, após dez anos da elaboração e implantação desse documento. A opção metodológica foi a condução de um estudo com características das abordagens qualitativas. Os dados foram obtidos, no ano de 2009, por meio de entrevistas com dez professores, com mais de dez anos de atuação, em quatro escolas da cidade de Araraquara/SP, e pela análise dos PCN de Ciências Naturais e de documentos fornecidos por alguns dos docentes. São realizadas análises com o apoio teórico do conceito de currículo de Gimeno Sacristán (2001). Os resultados revelam que os professores conhecem os PCN e acreditam que esse referencial influencia suas práticas de Ciências Naturais. Pelas análises percebemos que essa influência se dá, muitas vezes, de forma indireta, pelo uso do livro didático, o material mais utilizado, pelos professores que fizeram parte do estudo, para a seleção e ordenação dos conteúdos e na escolha das atividades didáticas. Dada a relevância do ensino de Ciências na formação dos alunos, destacamos a importância de mais estudos que abordem as práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental, relacionadas a essa disciplinaThe present work aims to study the contributions of the National Curriculum Parameters (PCN) to the pedagogical practices of teachers in early grades of primary education in public schools with the view to identify possible changes that have occurred after ten years of development of this document. The method was chosen in order to conduct a study of qualitative approach. The data were obtained in 2009 through ten interviews with teachers of four public schools in the city of Araraquara / SP who have been teaching for over ten years, and also through the analysis of documents provided by some of them. The analyses were carried on based on the concept of curriculum of Gimeno Sacristán (2001). The results show that teachers are familiar with the PCN and believe that these documents influence their practice of Natural Sciences. We realized that this influence takes place, often indirectly, by the use of textbooks - the most common reference used by interviewed teachers- for the selection, ordering of content and choice of teaching activities. Knowing the importance of Natural Sciences teaching for the development of students, we highlight the importance of further studies that address the pedagogical practices for the early years of elementary school, related to this subjectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capeloto, Larissa Regina [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2010-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f. : tabs.application/pdfCAPELOTO, Larissa Regina. Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90118000626279capeloto_lr_me_arafcl.pdf33004030079P26847958862033252Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:05:14.473562Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I |
title |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I |
spellingShingle |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I Capeloto, Larissa Regina [UNESP] Educação Ensino fundamental Curriculos Ensino de ciências Parâmetros curriculares nacionais - ciências naturais Prática pedagógica National Curriculum Paraneters of Natural Sciences Science teaching Early grades of elementary school Pedagogical practice Curriculum |
title_short |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_fullStr |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_sort |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I |
author |
Capeloto, Larissa Regina [UNESP] |
author_facet |
Capeloto, Larissa Regina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capeloto, Larissa Regina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino fundamental Curriculos Ensino de ciências Parâmetros curriculares nacionais - ciências naturais Prática pedagógica National Curriculum Paraneters of Natural Sciences Science teaching Early grades of elementary school Pedagogical practice Curriculum |
topic |
Educação Ensino fundamental Curriculos Ensino de ciências Parâmetros curriculares nacionais - ciências naturais Prática pedagógica National Curriculum Paraneters of Natural Sciences Science teaching Early grades of elementary school Pedagogical practice Curriculum |
description |
O presente trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, para as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas da rede pública de ensino, buscando identificar, na visão dos professores, possíveis modificações que vêm ocorrendo, após dez anos da elaboração e implantação desse documento. A opção metodológica foi a condução de um estudo com características das abordagens qualitativas. Os dados foram obtidos, no ano de 2009, por meio de entrevistas com dez professores, com mais de dez anos de atuação, em quatro escolas da cidade de Araraquara/SP, e pela análise dos PCN de Ciências Naturais e de documentos fornecidos por alguns dos docentes. São realizadas análises com o apoio teórico do conceito de currículo de Gimeno Sacristán (2001). Os resultados revelam que os professores conhecem os PCN e acreditam que esse referencial influencia suas práticas de Ciências Naturais. Pelas análises percebemos que essa influência se dá, muitas vezes, de forma indireta, pelo uso do livro didático, o material mais utilizado, pelos professores que fizeram parte do estudo, para a seleção e ordenação dos conteúdos e na escolha das atividades didáticas. Dada a relevância do ensino de Ciências na formação dos alunos, destacamos a importância de mais estudos que abordem as práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental, relacionadas a essa disciplina |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-03 2014-06-11T19:24:19Z 2014-06-11T19:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAPELOTO, Larissa Regina. Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. http://hdl.handle.net/11449/90118 000626279 capeloto_lr_me_arafcl.pdf 33004030079P2 6847958862033252 |
identifier_str_mv |
CAPELOTO, Larissa Regina. Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. 000626279 capeloto_lr_me_arafcl.pdf 33004030079P2 6847958862033252 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
136 f. : tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128892370681856 |