Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capeloto, Larissa Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90118
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, para as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas da rede pública de ensino, buscando identificar, na visão dos professores, possíveis modificações que vêm ocorrendo, após dez anos da elaboração e implantação desse documento. A opção metodológica foi a condução de um estudo com características das abordagens qualitativas. Os dados foram obtidos, no ano de 2009, por meio de entrevistas com dez professores, com mais de dez anos de atuação, em quatro escolas da cidade de Araraquara/SP, e pela análise dos PCN de Ciências Naturais e de documentos fornecidos por alguns dos docentes. São realizadas análises com o apoio teórico do conceito de currículo de Gimeno Sacristán (2001). Os resultados revelam que os professores conhecem os PCN e acreditam que esse referencial influencia suas práticas de Ciências Naturais. Pelas análises percebemos que essa influência se dá, muitas vezes, de forma indireta, pelo uso do livro didático, o material mais utilizado, pelos professores que fizeram parte do estudo, para a seleção e ordenação dos conteúdos e na escolha das atividades didáticas. Dada a relevância do ensino de Ciências na formação dos alunos, destacamos a importância de mais estudos que abordem as práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental, relacionadas a essa disciplina
id UNSP_bc9ed95fe4db9dd972d0e0b9830a1b5c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90118
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental IEducaçãoEnsino fundamentalCurriculosEnsino de ciênciasParâmetros curriculares nacionais - ciências naturaisPrática pedagógicaNational Curriculum Paraneters of Natural SciencesScience teachingEarly grades of elementary schoolPedagogical practiceCurriculumO presente trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, para as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas da rede pública de ensino, buscando identificar, na visão dos professores, possíveis modificações que vêm ocorrendo, após dez anos da elaboração e implantação desse documento. A opção metodológica foi a condução de um estudo com características das abordagens qualitativas. Os dados foram obtidos, no ano de 2009, por meio de entrevistas com dez professores, com mais de dez anos de atuação, em quatro escolas da cidade de Araraquara/SP, e pela análise dos PCN de Ciências Naturais e de documentos fornecidos por alguns dos docentes. São realizadas análises com o apoio teórico do conceito de currículo de Gimeno Sacristán (2001). Os resultados revelam que os professores conhecem os PCN e acreditam que esse referencial influencia suas práticas de Ciências Naturais. Pelas análises percebemos que essa influência se dá, muitas vezes, de forma indireta, pelo uso do livro didático, o material mais utilizado, pelos professores que fizeram parte do estudo, para a seleção e ordenação dos conteúdos e na escolha das atividades didáticas. Dada a relevância do ensino de Ciências na formação dos alunos, destacamos a importância de mais estudos que abordem as práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental, relacionadas a essa disciplinaThe present work aims to study the contributions of the National Curriculum Parameters (PCN) to the pedagogical practices of teachers in early grades of primary education in public schools with the view to identify possible changes that have occurred after ten years of development of this document. The method was chosen in order to conduct a study of qualitative approach. The data were obtained in 2009 through ten interviews with teachers of four public schools in the city of Araraquara / SP who have been teaching for over ten years, and also through the analysis of documents provided by some of them. The analyses were carried on based on the concept of curriculum of Gimeno Sacristán (2001). The results show that teachers are familiar with the PCN and believe that these documents influence their practice of Natural Sciences. We realized that this influence takes place, often indirectly, by the use of textbooks - the most common reference used by interviewed teachers- for the selection, ordering of content and choice of teaching activities. Knowing the importance of Natural Sciences teaching for the development of students, we highlight the importance of further studies that address the pedagogical practices for the early years of elementary school, related to this subjectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capeloto, Larissa Regina [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2010-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f. : tabs.application/pdfCAPELOTO, Larissa Regina. Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90118000626279capeloto_lr_me_arafcl.pdf33004030079P26847958862033252Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:05:14.473562Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I
title Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I
spellingShingle Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I
Capeloto, Larissa Regina [UNESP]
Educação
Ensino fundamental
Curriculos
Ensino de ciências
Parâmetros curriculares nacionais - ciências naturais
Prática pedagógica
National Curriculum Paraneters of Natural Sciences
Science teaching
Early grades of elementary school
Pedagogical practice
Curriculum
title_short Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I
title_full Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I
title_fullStr Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I
title_full_unstemmed Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I
title_sort Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I
author Capeloto, Larissa Regina [UNESP]
author_facet Capeloto, Larissa Regina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Capeloto, Larissa Regina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Curriculos
Ensino de ciências
Parâmetros curriculares nacionais - ciências naturais
Prática pedagógica
National Curriculum Paraneters of Natural Sciences
Science teaching
Early grades of elementary school
Pedagogical practice
Curriculum
topic Educação
Ensino fundamental
Curriculos
Ensino de ciências
Parâmetros curriculares nacionais - ciências naturais
Prática pedagógica
National Curriculum Paraneters of Natural Sciences
Science teaching
Early grades of elementary school
Pedagogical practice
Curriculum
description O presente trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, para as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas da rede pública de ensino, buscando identificar, na visão dos professores, possíveis modificações que vêm ocorrendo, após dez anos da elaboração e implantação desse documento. A opção metodológica foi a condução de um estudo com características das abordagens qualitativas. Os dados foram obtidos, no ano de 2009, por meio de entrevistas com dez professores, com mais de dez anos de atuação, em quatro escolas da cidade de Araraquara/SP, e pela análise dos PCN de Ciências Naturais e de documentos fornecidos por alguns dos docentes. São realizadas análises com o apoio teórico do conceito de currículo de Gimeno Sacristán (2001). Os resultados revelam que os professores conhecem os PCN e acreditam que esse referencial influencia suas práticas de Ciências Naturais. Pelas análises percebemos que essa influência se dá, muitas vezes, de forma indireta, pelo uso do livro didático, o material mais utilizado, pelos professores que fizeram parte do estudo, para a seleção e ordenação dos conteúdos e na escolha das atividades didáticas. Dada a relevância do ensino de Ciências na formação dos alunos, destacamos a importância de mais estudos que abordem as práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental, relacionadas a essa disciplina
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-03
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAPELOTO, Larissa Regina. Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90118
000626279
capeloto_lr_me_arafcl.pdf
33004030079P2
6847958862033252
identifier_str_mv CAPELOTO, Larissa Regina. Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000626279
capeloto_lr_me_arafcl.pdf
33004030079P2
6847958862033252
url http://hdl.handle.net/11449/90118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 136 f. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128892370681856