Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15487 |
Resumo: | Esse trabalho é resultado de toda uma gama de estudos, lidos e relidos, discutidos, questionados acerca a sociedade brasileira. A educação como parte desse processo, do papel do livro didático, e mais especificamente, do ensino de história do Brasil na 5ª série do 1º grau. Esse estudo surgiu partir do nosso interesse e admiração por essa disciplina e desenvolveu-se numa escola pública municipal de Cajazeiras. Após a fase de observação, fizemos uma análise em torno do livro didático adotado pelo professor, as observações em si e a implementação da proposta através de conversas com o docente a respeito do ensino de história e sua prática em sala de aula. |
id |
UFCG_d34b6913c600517eeb18e20a7f34b054 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15487 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?A study of the History of Brazil in the 5th grade: fairy tales or reality?EducaçãoSupervisão escolarHistória do BrasilEnsino fundamentalEducationSchool supervisionHistory of BrazilEducação.Esse trabalho é resultado de toda uma gama de estudos, lidos e relidos, discutidos, questionados acerca a sociedade brasileira. A educação como parte desse processo, do papel do livro didático, e mais especificamente, do ensino de história do Brasil na 5ª série do 1º grau. Esse estudo surgiu partir do nosso interesse e admiração por essa disciplina e desenvolveu-se numa escola pública municipal de Cajazeiras. Após a fase de observação, fizemos uma análise em torno do livro didático adotado pelo professor, as observações em si e a implementação da proposta através de conversas com o docente a respeito do ensino de história e sua prática em sala de aula.This work is the result of a whole range of studies, read and reread, discussed, questioned about Brazilian society. Education as part of this process, the role of the textbook, and more specifically, the teaching of Brazilian history in the 5th grade of the 1st grade. This study arose out of our interest and admiration for this discipline and was developed in a municipal public school in Cajazeiras. After the observation phase, we made an analysis around the textbook adopted by the teacher, the observations themselves and the implementation of the proposal through conversations with the teacher regarding the teaching of history and its practice in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCG19952020-09-22T07:30:43Z2020-09-222020-09-22T07:30:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15487SILVA, Cristiana Russo Lima da. Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? 1995. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porSILVA, Cristiana Russo Lima da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T21:30:30Zoai:localhost:riufcg/15487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T21:30:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? A study of the History of Brazil in the 5th grade: fairy tales or reality? |
title |
Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? |
spellingShingle |
Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? SILVA, Cristiana Russo Lima da. Educação Supervisão escolar História do Brasil Ensino fundamental Education School supervision History of Brazil Educação. |
title_short |
Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? |
title_full |
Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? |
title_fullStr |
Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? |
title_full_unstemmed |
Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? |
title_sort |
Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? |
author |
SILVA, Cristiana Russo Lima da. |
author_facet |
SILVA, Cristiana Russo Lima da. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Cristiana Russo Lima da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão escolar História do Brasil Ensino fundamental Education School supervision History of Brazil Educação. |
topic |
Educação Supervisão escolar História do Brasil Ensino fundamental Education School supervision History of Brazil Educação. |
description |
Esse trabalho é resultado de toda uma gama de estudos, lidos e relidos, discutidos, questionados acerca a sociedade brasileira. A educação como parte desse processo, do papel do livro didático, e mais especificamente, do ensino de história do Brasil na 5ª série do 1º grau. Esse estudo surgiu partir do nosso interesse e admiração por essa disciplina e desenvolveu-se numa escola pública municipal de Cajazeiras. Após a fase de observação, fizemos uma análise em torno do livro didático adotado pelo professor, as observações em si e a implementação da proposta através de conversas com o docente a respeito do ensino de história e sua prática em sala de aula. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 2020-09-22T07:30:43Z 2020-09-22 2020-09-22T07:30:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15487 SILVA, Cristiana Russo Lima da. Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? 1995. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15487 |
identifier_str_mv |
SILVA, Cristiana Russo Lima da. Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? 1995. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744464810344448 |