Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Maria Joelma Elvídio de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13197
Resumo: Desenvolve este trabalho na E.E.E.I.E.F. Rotary Dr. Thomaz Pire, no município de Sousa sendo este o resultado de um levantamento feito nas series iniciais numa perspectiva construtivista com o objetivo de contribuir no processo de ensino aprendizagem e que nos propõe reflexões acerca da importância do domínio da linguagem oral e escrita para nossa cultura moderna e consequentemente nas dificuldades enfrentadas pelas instituições escolares diante da responsabilidade de formar indivíduos aptos a viverem num mundo competitivo e muitas vezes elitistas. Este estudo teve como embasamento teórico alguns educadores que pode ser visto na referencia bibliográfica do presente estudo, os quais nos deu uma grande contribuição para consolidação desta pesquisa em estudo, adicionando a esta pesquisa temos como elementos de estudo os alunos, professore,e a direção da escola citada a cima.
id UFCG_d3b84ba05ddae4fda4c5788426f47278
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13197
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.Reading difficulties in the early grades of elementary school: a constructivist perspective.Educação infantilLeitura-séries iniciaisEnsino fundamentalLeitura escritachild educationInitial reading-seriesElementary SchoolWritten readingDesenvolve este trabalho na E.E.E.I.E.F. Rotary Dr. Thomaz Pire, no município de Sousa sendo este o resultado de um levantamento feito nas series iniciais numa perspectiva construtivista com o objetivo de contribuir no processo de ensino aprendizagem e que nos propõe reflexões acerca da importância do domínio da linguagem oral e escrita para nossa cultura moderna e consequentemente nas dificuldades enfrentadas pelas instituições escolares diante da responsabilidade de formar indivíduos aptos a viverem num mundo competitivo e muitas vezes elitistas. Este estudo teve como embasamento teórico alguns educadores que pode ser visto na referencia bibliográfica do presente estudo, os quais nos deu uma grande contribuição para consolidação desta pesquisa em estudo, adicionando a esta pesquisa temos como elementos de estudo os alunos, professore,e a direção da escola citada a cima.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SOUSA, Maria Joelma Elvídio de.2008-04-042020-07-08T15:09:24Z2020-07-082020-07-08T15:09:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13197SOUSA, Maria Joelma Elvídio de. Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T17:58:43Zoai:localhost:riufcg/13197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T17:58:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.
Reading difficulties in the early grades of elementary school: a constructivist perspective.
title Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.
spellingShingle Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.
SOUSA, Maria Joelma Elvídio de.
Educação infantil
Leitura-séries iniciais
Ensino fundamental
Leitura escrita
child education
Initial reading-series
Elementary School
Written reading
title_short Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.
title_full Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.
title_fullStr Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.
title_full_unstemmed Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.
title_sort Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista.
author SOUSA, Maria Joelma Elvídio de.
author_facet SOUSA, Maria Joelma Elvídio de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Maria Joelma Elvídio de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Leitura-séries iniciais
Ensino fundamental
Leitura escrita
child education
Initial reading-series
Elementary School
Written reading
topic Educação infantil
Leitura-séries iniciais
Ensino fundamental
Leitura escrita
child education
Initial reading-series
Elementary School
Written reading
description Desenvolve este trabalho na E.E.E.I.E.F. Rotary Dr. Thomaz Pire, no município de Sousa sendo este o resultado de um levantamento feito nas series iniciais numa perspectiva construtivista com o objetivo de contribuir no processo de ensino aprendizagem e que nos propõe reflexões acerca da importância do domínio da linguagem oral e escrita para nossa cultura moderna e consequentemente nas dificuldades enfrentadas pelas instituições escolares diante da responsabilidade de formar indivíduos aptos a viverem num mundo competitivo e muitas vezes elitistas. Este estudo teve como embasamento teórico alguns educadores que pode ser visto na referencia bibliográfica do presente estudo, os quais nos deu uma grande contribuição para consolidação desta pesquisa em estudo, adicionando a esta pesquisa temos como elementos de estudo os alunos, professore,e a direção da escola citada a cima.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-04
2020-07-08T15:09:24Z
2020-07-08
2020-07-08T15:09:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13197
SOUSA, Maria Joelma Elvídio de. Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13197
identifier_str_mv SOUSA, Maria Joelma Elvídio de. Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva construtivista. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446009376768