O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13156 |
Resumo: | O presente trabalho e o resultado de um estudo feito sobre o contexto social de educação de jovens e adultos no município de Cajazeiras - Pb, na perspectiva de compreender como essa modalidade de ensino vem sendo estruturados nas escolas estaduais. Esse texto objetiva estudar a pratica docente, as causas da evasão dos alunos de EJA e os aspectos pedagógico e estruturais, examinando suas causas e seus efeitos. A pesquisa teve como embasamento teórico o educador Paulo Freire bem como as ideias Carlos R. Brandão e Vieira Pinto a fim de compreender as raízes desse processo de marginalização. Desse modo, podemos identificar que as politicas públicas usaram de um sistema excludente para manter jovens e adultos do lado de fora das escolas. O trabalho foi realizado através do estudo de caso na tentativa de buscar soluções concretas diante dos problemas vivenciados pela EJA. O texto encontra-se organizado da seguinte forma: No capitulo I consta a fundamentação teórica. No capitulo II a analise dos dados e por ultimo a conclusão. |
id |
UFCG_d438c08bff6e47ceefdf63a0ad069021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13156 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.The social context of youth and adult education: a struggle for inclusion.Educação de jovens e adultosEvasão escolarPrática docenteYouth and adult educationSchool dropoutTeaching practiceO presente trabalho e o resultado de um estudo feito sobre o contexto social de educação de jovens e adultos no município de Cajazeiras - Pb, na perspectiva de compreender como essa modalidade de ensino vem sendo estruturados nas escolas estaduais. Esse texto objetiva estudar a pratica docente, as causas da evasão dos alunos de EJA e os aspectos pedagógico e estruturais, examinando suas causas e seus efeitos. A pesquisa teve como embasamento teórico o educador Paulo Freire bem como as ideias Carlos R. Brandão e Vieira Pinto a fim de compreender as raízes desse processo de marginalização. Desse modo, podemos identificar que as politicas públicas usaram de um sistema excludente para manter jovens e adultos do lado de fora das escolas. O trabalho foi realizado através do estudo de caso na tentativa de buscar soluções concretas diante dos problemas vivenciados pela EJA. O texto encontra-se organizado da seguinte forma: No capitulo I consta a fundamentação teórica. No capitulo II a analise dos dados e por ultimo a conclusão.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SANTOS, Dyala Ynis Caires.2008-04-042020-07-06T11:08:29Z2020-07-062020-07-06T11:08:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13156SANTOS, Dyala Ynis Caires. O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. 2008. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:37:35Zoai:localhost:riufcg/13156Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:37:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. The social context of youth and adult education: a struggle for inclusion. |
title |
O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. |
spellingShingle |
O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. SANTOS, Dyala Ynis Caires. Educação de jovens e adultos Evasão escolar Prática docente Youth and adult education School dropout Teaching practice |
title_short |
O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. |
title_full |
O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. |
title_fullStr |
O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. |
title_full_unstemmed |
O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. |
title_sort |
O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. |
author |
SANTOS, Dyala Ynis Caires. |
author_facet |
SANTOS, Dyala Ynis Caires. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Dyala Ynis Caires. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Evasão escolar Prática docente Youth and adult education School dropout Teaching practice |
topic |
Educação de jovens e adultos Evasão escolar Prática docente Youth and adult education School dropout Teaching practice |
description |
O presente trabalho e o resultado de um estudo feito sobre o contexto social de educação de jovens e adultos no município de Cajazeiras - Pb, na perspectiva de compreender como essa modalidade de ensino vem sendo estruturados nas escolas estaduais. Esse texto objetiva estudar a pratica docente, as causas da evasão dos alunos de EJA e os aspectos pedagógico e estruturais, examinando suas causas e seus efeitos. A pesquisa teve como embasamento teórico o educador Paulo Freire bem como as ideias Carlos R. Brandão e Vieira Pinto a fim de compreender as raízes desse processo de marginalização. Desse modo, podemos identificar que as politicas públicas usaram de um sistema excludente para manter jovens e adultos do lado de fora das escolas. O trabalho foi realizado através do estudo de caso na tentativa de buscar soluções concretas diante dos problemas vivenciados pela EJA. O texto encontra-se organizado da seguinte forma: No capitulo I consta a fundamentação teórica. No capitulo II a analise dos dados e por ultimo a conclusão. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-04 2020-07-06T11:08:29Z 2020-07-06 2020-07-06T11:08:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13156 SANTOS, Dyala Ynis Caires. O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. 2008. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13156 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Dyala Ynis Caires. O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. 2008. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445911859200 |