O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Dyala Ynis Caires.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13156
Resumo: O presente trabalho e o resultado de um estudo feito sobre o contexto social de educação de jovens e adultos no município de Cajazeiras - Pb, na perspectiva de compreender como essa modalidade de ensino vem sendo estruturados nas escolas estaduais. Esse texto objetiva estudar a pratica docente, as causas da evasão dos alunos de EJA e os aspectos pedagógico e estruturais, examinando suas causas e seus efeitos. A pesquisa teve como embasamento teórico o educador Paulo Freire bem como as ideias Carlos R. Brandão e Vieira Pinto a fim de compreender as raízes desse processo de marginalização. Desse modo, podemos identificar que as politicas públicas usaram de um sistema excludente para manter jovens e adultos do lado de fora das escolas. O trabalho foi realizado através do estudo de caso na tentativa de buscar soluções concretas diante dos problemas vivenciados pela EJA. O texto encontra-se organizado da seguinte forma: No capitulo I consta a fundamentação teórica. No capitulo II a analise dos dados e por ultimo a conclusão.
id UFCG_d438c08bff6e47ceefdf63a0ad069021
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13156
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.The social context of youth and adult education: a struggle for inclusion.Educação de jovens e adultosEvasão escolarPrática docenteYouth and adult educationSchool dropoutTeaching practiceO presente trabalho e o resultado de um estudo feito sobre o contexto social de educação de jovens e adultos no município de Cajazeiras - Pb, na perspectiva de compreender como essa modalidade de ensino vem sendo estruturados nas escolas estaduais. Esse texto objetiva estudar a pratica docente, as causas da evasão dos alunos de EJA e os aspectos pedagógico e estruturais, examinando suas causas e seus efeitos. A pesquisa teve como embasamento teórico o educador Paulo Freire bem como as ideias Carlos R. Brandão e Vieira Pinto a fim de compreender as raízes desse processo de marginalização. Desse modo, podemos identificar que as politicas públicas usaram de um sistema excludente para manter jovens e adultos do lado de fora das escolas. O trabalho foi realizado através do estudo de caso na tentativa de buscar soluções concretas diante dos problemas vivenciados pela EJA. O texto encontra-se organizado da seguinte forma: No capitulo I consta a fundamentação teórica. No capitulo II a analise dos dados e por ultimo a conclusão.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SANTOS, Dyala Ynis Caires.2008-04-042020-07-06T11:08:29Z2020-07-062020-07-06T11:08:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13156SANTOS, Dyala Ynis Caires. O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. 2008. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:37:35Zoai:localhost:riufcg/13156Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:37:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.
The social context of youth and adult education: a struggle for inclusion.
title O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.
spellingShingle O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.
SANTOS, Dyala Ynis Caires.
Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Prática docente
Youth and adult education
School dropout
Teaching practice
title_short O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.
title_full O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.
title_fullStr O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.
title_full_unstemmed O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.
title_sort O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão.
author SANTOS, Dyala Ynis Caires.
author_facet SANTOS, Dyala Ynis Caires.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Dyala Ynis Caires.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Prática docente
Youth and adult education
School dropout
Teaching practice
topic Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Prática docente
Youth and adult education
School dropout
Teaching practice
description O presente trabalho e o resultado de um estudo feito sobre o contexto social de educação de jovens e adultos no município de Cajazeiras - Pb, na perspectiva de compreender como essa modalidade de ensino vem sendo estruturados nas escolas estaduais. Esse texto objetiva estudar a pratica docente, as causas da evasão dos alunos de EJA e os aspectos pedagógico e estruturais, examinando suas causas e seus efeitos. A pesquisa teve como embasamento teórico o educador Paulo Freire bem como as ideias Carlos R. Brandão e Vieira Pinto a fim de compreender as raízes desse processo de marginalização. Desse modo, podemos identificar que as politicas públicas usaram de um sistema excludente para manter jovens e adultos do lado de fora das escolas. O trabalho foi realizado através do estudo de caso na tentativa de buscar soluções concretas diante dos problemas vivenciados pela EJA. O texto encontra-se organizado da seguinte forma: No capitulo I consta a fundamentação teórica. No capitulo II a analise dos dados e por ultimo a conclusão.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-04
2020-07-06T11:08:29Z
2020-07-06
2020-07-06T11:08:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13156
SANTOS, Dyala Ynis Caires. O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. 2008. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13156
identifier_str_mv SANTOS, Dyala Ynis Caires. O contexto social da educação de jovens e adultos: uma luta pela inclusão. 2008. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445911859200