O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade compreender a importância que o lúdico pode trazer para crianças da educação infantil quando incluído como uma ferramenta pedagógica. O brincar é uma prática predominante na infância, porém vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas de educação infantil, uma vez que a mesma proporciona a oportunidade da criança descobrir, criar, inventar e reorganizar seus conhecimentos, assim como também aprender enquanto brinca. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com professoras que atuam na educação infantil. A partir desse estudo pudemos aprofundar sobre a temática e seus vieses: investigar os fundamentos teóricos que embasam a prática docente das professoras na Educação Infantil; verificar quais as exigências, o suporte teórico e metodológico dado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar o lúdico nas salas de aula de educação infantil; apresentar as concepções acerca da importância do lúdico, dos jogos e brincadeira para as crianças da educação infantil a partir da atuação das professoras. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, é através das atividades lúdicas que a criança comunica consigo mesma e com o mundo que o cerca, aceita a existência do outro, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolvem integralmente. Assumir uma metodologia lúdica é de suma importância, uma vez que esta, trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas. |
id |
UFCG_d5fadd418f82e794e33de906549fdd33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36171 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.Playfulness in early childhood education: Theoretical-methodological assumptions for child development.LúdicoEducação infantil- jogos e brincadeirasEnsino- aprendizagem infantilDesenvolvimento da criançaDocente- educação infantilLudicEarly childhood education - games and activitiesChildren's teaching-learningTeacher - early childhood educationEducação.Este trabalho tem por finalidade compreender a importância que o lúdico pode trazer para crianças da educação infantil quando incluído como uma ferramenta pedagógica. O brincar é uma prática predominante na infância, porém vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas de educação infantil, uma vez que a mesma proporciona a oportunidade da criança descobrir, criar, inventar e reorganizar seus conhecimentos, assim como também aprender enquanto brinca. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com professoras que atuam na educação infantil. A partir desse estudo pudemos aprofundar sobre a temática e seus vieses: investigar os fundamentos teóricos que embasam a prática docente das professoras na Educação Infantil; verificar quais as exigências, o suporte teórico e metodológico dado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar o lúdico nas salas de aula de educação infantil; apresentar as concepções acerca da importância do lúdico, dos jogos e brincadeira para as crianças da educação infantil a partir da atuação das professoras. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, é através das atividades lúdicas que a criança comunica consigo mesma e com o mundo que o cerca, aceita a existência do outro, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolvem integralmente. Assumir uma metodologia lúdica é de suma importância, uma vez que esta, trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas.This work aims to understand the importance that play can bring to children in early childhood education, when included as a pedagogical tool. Playing is a predominant practice in childhood, but it is gaining more and more space in early childhood education schools, as it provides the opportunity for children to discover, create, invent and reorganize their knowledge as well as learn while playing. For this purpose, a bibliographic survey and field research were carried out, using an interview with teachers who work in early childhood education as a data collection instrument. From this study, we were able to delve deeper into the theme and its aspects: investigate the theoretical foundations that underlie the teaching practice of teachers in early childhood education; verify the requirements, theoretical and methodological support given by the Municipal Department of Education to work on play in early childhood education classrooms; present conceptions about the importance of play, games and fun for children in early childhood education based on the actions of teachers. Based on the results, it is possible to say that playfulness plays a role in facilitating learning, recognizing it as a very important pedagogical tool for building intellectual and social development, causing more pleasurable and meaningful learning for the child. Therefore, it is through playful activities that children communicate with themselves and the world around them, accept the existence of others, establish social relationships, build knowledge and fully develop. Taking on a playful methodology is of paramount importance, as it works with the individual as a whole, stimulating motor, affective, social, moral and cognitive skills.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, R. L. dehttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943DANTAS, Nozângela Maria Rolim.MONTIEL, Suzi Alves.ABRANTES, Maria Alves da Silva.2023-11-272024-06-19T12:15:58Z2024-06-192024-06-19T12:15:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171ABRANTES, Maria Alves da. O lúdico na educação infantil: pressupostos teórico-metodológicos para o desenvolvimento da criança.2023.44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraiba, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:41:20Zoai:localhost:riufcg/36171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:41:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça. Playfulness in early childhood education: Theoretical-methodological assumptions for child development. |
title |
O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça. |
spellingShingle |
O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça. ABRANTES, Maria Alves da Silva. Lúdico Educação infantil- jogos e brincadeiras Ensino- aprendizagem infantil Desenvolvimento da criança Docente- educação infantil Ludic Early childhood education - games and activities Children's teaching-learning Teacher - early childhood education Educação. |
title_short |
O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça. |
title_full |
O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça. |
title_fullStr |
O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça. |
title_full_unstemmed |
O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça. |
title_sort |
O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça. |
author |
ABRANTES, Maria Alves da Silva. |
author_facet |
ABRANTES, Maria Alves da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. SOUSA, R. L. de http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 DANTAS, Nozângela Maria Rolim. MONTIEL, Suzi Alves. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABRANTES, Maria Alves da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Educação infantil- jogos e brincadeiras Ensino- aprendizagem infantil Desenvolvimento da criança Docente- educação infantil Ludic Early childhood education - games and activities Children's teaching-learning Teacher - early childhood education Educação. |
topic |
Lúdico Educação infantil- jogos e brincadeiras Ensino- aprendizagem infantil Desenvolvimento da criança Docente- educação infantil Ludic Early childhood education - games and activities Children's teaching-learning Teacher - early childhood education Educação. |
description |
Este trabalho tem por finalidade compreender a importância que o lúdico pode trazer para crianças da educação infantil quando incluído como uma ferramenta pedagógica. O brincar é uma prática predominante na infância, porém vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas de educação infantil, uma vez que a mesma proporciona a oportunidade da criança descobrir, criar, inventar e reorganizar seus conhecimentos, assim como também aprender enquanto brinca. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com professoras que atuam na educação infantil. A partir desse estudo pudemos aprofundar sobre a temática e seus vieses: investigar os fundamentos teóricos que embasam a prática docente das professoras na Educação Infantil; verificar quais as exigências, o suporte teórico e metodológico dado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar o lúdico nas salas de aula de educação infantil; apresentar as concepções acerca da importância do lúdico, dos jogos e brincadeira para as crianças da educação infantil a partir da atuação das professoras. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, é através das atividades lúdicas que a criança comunica consigo mesma e com o mundo que o cerca, aceita a existência do outro, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolvem integralmente. Assumir uma metodologia lúdica é de suma importância, uma vez que esta, trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 2024-06-19T12:15:58Z 2024-06-19 2024-06-19T12:15:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171 ABRANTES, Maria Alves da. O lúdico na educação infantil: pressupostos teórico-metodológicos para o desenvolvimento da criança.2023.44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraiba, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171 |
identifier_str_mv |
ABRANTES, Maria Alves da. O lúdico na educação infantil: pressupostos teórico-metodológicos para o desenvolvimento da criança.2023.44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraiba, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892612179820544 |