O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABRANTES, Maria Alves da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171
Resumo: Este trabalho tem por finalidade compreender a importância que o lúdico pode trazer para crianças da educação infantil quando incluído como uma ferramenta pedagógica. O brincar é uma prática predominante na infância, porém vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas de educação infantil, uma vez que a mesma proporciona a oportunidade da criança descobrir, criar, inventar e reorganizar seus conhecimentos, assim como também aprender enquanto brinca. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com professoras que atuam na educação infantil. A partir desse estudo pudemos aprofundar sobre a temática e seus vieses: investigar os fundamentos teóricos que embasam a prática docente das professoras na Educação Infantil; verificar quais as exigências, o suporte teórico e metodológico dado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar o lúdico nas salas de aula de educação infantil; apresentar as concepções acerca da importância do lúdico, dos jogos e brincadeira para as crianças da educação infantil a partir da atuação das professoras. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, é através das atividades lúdicas que a criança comunica consigo mesma e com o mundo que o cerca, aceita a existência do outro, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolvem integralmente. Assumir uma metodologia lúdica é de suma importância, uma vez que esta, trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas.
id UFCG_d5fadd418f82e794e33de906549fdd33
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36171
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.Playfulness in early childhood education: Theoretical-methodological assumptions for child development.LúdicoEducação infantil- jogos e brincadeirasEnsino- aprendizagem infantilDesenvolvimento da criançaDocente- educação infantilLudicEarly childhood education - games and activitiesChildren's teaching-learningTeacher - early childhood educationEducação.Este trabalho tem por finalidade compreender a importância que o lúdico pode trazer para crianças da educação infantil quando incluído como uma ferramenta pedagógica. O brincar é uma prática predominante na infância, porém vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas de educação infantil, uma vez que a mesma proporciona a oportunidade da criança descobrir, criar, inventar e reorganizar seus conhecimentos, assim como também aprender enquanto brinca. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com professoras que atuam na educação infantil. A partir desse estudo pudemos aprofundar sobre a temática e seus vieses: investigar os fundamentos teóricos que embasam a prática docente das professoras na Educação Infantil; verificar quais as exigências, o suporte teórico e metodológico dado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar o lúdico nas salas de aula de educação infantil; apresentar as concepções acerca da importância do lúdico, dos jogos e brincadeira para as crianças da educação infantil a partir da atuação das professoras. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, é através das atividades lúdicas que a criança comunica consigo mesma e com o mundo que o cerca, aceita a existência do outro, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolvem integralmente. Assumir uma metodologia lúdica é de suma importância, uma vez que esta, trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas.This work aims to understand the importance that play can bring to children in early childhood education, when included as a pedagogical tool. Playing is a predominant practice in childhood, but it is gaining more and more space in early childhood education schools, as it provides the opportunity for children to discover, create, invent and reorganize their knowledge as well as learn while playing. For this purpose, a bibliographic survey and field research were carried out, using an interview with teachers who work in early childhood education as a data collection instrument. From this study, we were able to delve deeper into the theme and its aspects: investigate the theoretical foundations that underlie the teaching practice of teachers in early childhood education; verify the requirements, theoretical and methodological support given by the Municipal Department of Education to work on play in early childhood education classrooms; present conceptions about the importance of play, games and fun for children in early childhood education based on the actions of teachers. Based on the results, it is possible to say that playfulness plays a role in facilitating learning, recognizing it as a very important pedagogical tool for building intellectual and social development, causing more pleasurable and meaningful learning for the child. Therefore, it is through playful activities that children communicate with themselves and the world around them, accept the existence of others, establish social relationships, build knowledge and fully develop. Taking on a playful methodology is of paramount importance, as it works with the individual as a whole, stimulating motor, affective, social, moral and cognitive skills.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, R. L. dehttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943DANTAS, Nozângela Maria Rolim.MONTIEL, Suzi Alves.ABRANTES, Maria Alves da Silva.2023-11-272024-06-19T12:15:58Z2024-06-192024-06-19T12:15:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171ABRANTES, Maria Alves da. O lúdico na educação infantil: pressupostos teórico-metodológicos para o desenvolvimento da criança.2023.44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraiba, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:41:20Zoai:localhost:riufcg/36171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:41:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.
Playfulness in early childhood education: Theoretical-methodological assumptions for child development.
title O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.
spellingShingle O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.
ABRANTES, Maria Alves da Silva.
Lúdico
Educação infantil- jogos e brincadeiras
Ensino- aprendizagem infantil
Desenvolvimento da criança
Docente- educação infantil
Ludic
Early childhood education - games and activities
Children's teaching-learning
Teacher - early childhood education
Educação.
title_short O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.
title_full O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.
title_fullStr O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.
title_full_unstemmed O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.
title_sort O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.
author ABRANTES, Maria Alves da Silva.
author_facet ABRANTES, Maria Alves da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
SOUSA, R. L. de
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
MONTIEL, Suzi Alves.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABRANTES, Maria Alves da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Educação infantil- jogos e brincadeiras
Ensino- aprendizagem infantil
Desenvolvimento da criança
Docente- educação infantil
Ludic
Early childhood education - games and activities
Children's teaching-learning
Teacher - early childhood education
Educação.
topic Lúdico
Educação infantil- jogos e brincadeiras
Ensino- aprendizagem infantil
Desenvolvimento da criança
Docente- educação infantil
Ludic
Early childhood education - games and activities
Children's teaching-learning
Teacher - early childhood education
Educação.
description Este trabalho tem por finalidade compreender a importância que o lúdico pode trazer para crianças da educação infantil quando incluído como uma ferramenta pedagógica. O brincar é uma prática predominante na infância, porém vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas de educação infantil, uma vez que a mesma proporciona a oportunidade da criança descobrir, criar, inventar e reorganizar seus conhecimentos, assim como também aprender enquanto brinca. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com professoras que atuam na educação infantil. A partir desse estudo pudemos aprofundar sobre a temática e seus vieses: investigar os fundamentos teóricos que embasam a prática docente das professoras na Educação Infantil; verificar quais as exigências, o suporte teórico e metodológico dado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar o lúdico nas salas de aula de educação infantil; apresentar as concepções acerca da importância do lúdico, dos jogos e brincadeira para as crianças da educação infantil a partir da atuação das professoras. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, é através das atividades lúdicas que a criança comunica consigo mesma e com o mundo que o cerca, aceita a existência do outro, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolvem integralmente. Assumir uma metodologia lúdica é de suma importância, uma vez que esta, trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2024-06-19T12:15:58Z
2024-06-19
2024-06-19T12:15:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171
ABRANTES, Maria Alves da. O lúdico na educação infantil: pressupostos teórico-metodológicos para o desenvolvimento da criança.2023.44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraiba, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171
identifier_str_mv ABRANTES, Maria Alves da. O lúdico na educação infantil: pressupostos teórico-metodológicos para o desenvolvimento da criança.2023.44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraiba, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625402904576