Jogos e brincadeiras na educação infantil: percepções docentes.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31469 |
Resumo: | Jogos, brincadeiras e o lúdico desempenham um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Os jogos são atividades estruturadas com regras e objetivos, que promovem abilidades cognitivas, motoras e sociais. Já as brincadeiras são atividades espontâneas e livres, sionadas pela imaginação e criatividade das crianças. Ambos os elementos contribuem para o aprendizado, a socialização e o crescimento emocional. O lúdico, por sua vez, representa o aspecto divertido, prazeroso e estimulante presente nas atividades de jogo e brincadeira, proporcionando motivação, engajamento e aprendizado significativo. Assim, o problema de pesquisa foi elaborado: Quais as percepções dos docentes da Educação Infantil sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo educativo? O objetivo geral da monografia é: Analisar concepções docentes sobre a utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para isso, pretendemos, com os objetivos específicos, perceber como as professoras da Educação Infantil trabalham os jogos e brincadeiras em sala de aula e sua intencionalidade; reforçar aos docentes a influência dos jogos e brincadeiras para o favorecimento do processo ensino-aprendizagem e discutir a utilização dos jogos e brincadeiras, a partir da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Dessa maneira, o percurso metodológico dessa pesquisa foi a realização de uma pesquisa de campo numa escola de Cajazeiras/PB, a partir de uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com professoras da Educação Infantil. Nas discussões elencadas para discutir conceitos e teorias acerca da temática em estudo, contou-se com autores como Libâneo (2010), Friedmann (2013), Kishimoto (2017; 2002), Brougère (1998), Bacelar (2009), Feitosa e Soares (2021), Modesto e Rubio (2014), Mascioli (2010) e Marcelino (2000). Com isso, os dados coletados foram analisados à luz da AC – Análise de conteúdo na modalidade temática. Desse modo, essa pesquisa apresenta seus resultados para a socialização acadêmica destacando que a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil é amplamente reconhecida e fundamentada em diversos aspectos. Assim, destacamos que os jogos e brincadeiras desempenham um papel vital na Educação Infantil, ferecendo um meio eficaz de desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico. Ao incorporar essas atividades em programas educacionais, os profissionais da área podem proporcionar às crianças experiências enriquecedoras, que estimulam sua curiosidade, criatividade e aprendizado integral. |
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PEREIRA, Zildene Francisca Pereira.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ARAÚJO, Edinaura Almeida de.SOUSA, Rozilene Lopes de.LIMA, K. T. G.http://lattes.cnpq.br/5713725842450296LIMA, Kyara Thalia Gomes de.Jogos, brincadeiras e o lúdico desempenham um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Os jogos são atividades estruturadas com regras e objetivos, que promovem abilidades cognitivas, motoras e sociais. Já as brincadeiras são atividades espontâneas e livres, sionadas pela imaginação e criatividade das crianças. Ambos os elementos contribuem para o aprendizado, a socialização e o crescimento emocional. O lúdico, por sua vez, representa o aspecto divertido, prazeroso e estimulante presente nas atividades de jogo e brincadeira, proporcionando motivação, engajamento e aprendizado significativo. Assim, o problema de pesquisa foi elaborado: Quais as percepções dos docentes da Educação Infantil sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo educativo? O objetivo geral da monografia é: Analisar concepções docentes sobre a utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para isso, pretendemos, com os objetivos específicos, perceber como as professoras da Educação Infantil trabalham os jogos e brincadeiras em sala de aula e sua intencionalidade; reforçar aos docentes a influência dos jogos e brincadeiras para o favorecimento do processo ensino-aprendizagem e discutir a utilização dos jogos e brincadeiras, a partir da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Dessa maneira, o percurso metodológico dessa pesquisa foi a realização de uma pesquisa de campo numa escola de Cajazeiras/PB, a partir de uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com professoras da Educação Infantil. Nas discussões elencadas para discutir conceitos e teorias acerca da temática em estudo, contou-se com autores como Libâneo (2010), Friedmann (2013), Kishimoto (2017; 2002), Brougère (1998), Bacelar (2009), Feitosa e Soares (2021), Modesto e Rubio (2014), Mascioli (2010) e Marcelino (2000). Com isso, os dados coletados foram analisados à luz da AC – Análise de conteúdo na modalidade temática. Desse modo, essa pesquisa apresenta seus resultados para a socialização acadêmica destacando que a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil é amplamente reconhecida e fundamentada em diversos aspectos. Assim, destacamos que os jogos e brincadeiras desempenham um papel vital na Educação Infantil, ferecendo um meio eficaz de desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico. Ao incorporar essas atividades em programas educacionais, os profissionais da área podem proporcionar às crianças experiências enriquecedoras, que estimulam sua curiosidade, criatividade e aprendizado integral.Games, play, and playfulness play a fundamental role in child development. Games are structured activities with rules and objectives that promote cognitive, motor, and social skills. Play, on the other hand, refers to spontaneous and free activities driven by children's imagination and creativity. Both elements contribute to learning, socialization, and emotional growth. Playfulness represents the fun, enjoyable, and stimulating aspect present in gaming and play activities, providing motivation, engagement, and meaningful learning. Thus, the research problem was formulated as follows: What are the perceptions of early childhood educators regarding the importance of games and play in the educational process? The overall objective of this thesis is to analyze teachers' conceptions regarding the use of games and play in early childhood education. To do so, we intend, through specific objectives, to reflect on how early childhood teachers incorporate games and play in the classroom and their intentionality; to emphasize to educators the influence of games and play in promoting the teaching-learning process; and to discuss the use of games and play based on the National Common Curricular Base for early childhood education. Thus, the methodological approach of this research involved conducting a field study in a school in Cajazeiras/PB, using a semi-structured interview as a data collection instrument with early childhood teachers. In the discussions conducted to explore concepts and theories regarding the study topic, authors such as Libâneo (2010), Friedmann (2013), Kishimoto (2017; 2002), Brougère (1998), Bacelar (2009), Feitosa e Soares (2021), Modesto e Rubio (2014), Mascioli (2010) e Marcelino (2000). The collected data were analyzed using thematic content analysis. Therefore, this research presents its results for academic socialization, highlighting that the importance of games and play in early childhood education is widely recognized and supported by various aspects. It is worth noting that games and play play a vital role in early childhood education, offering an effective means of cognitive, social, emotional, and physical development. By incorporating these activities into educational programs, professionals in the field can provideSubmitted by Márcia Dantas (marciaabreu947@gmail.com) on 2023-08-16T14:04:57Z No. of bitstreams: 1 KYARA THALIA GOMES DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdf: 888999 bytes, checksum: 860d92c3a4ec853dbdbde222517910e5 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-16T14:04:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KYARA THALIA GOMES DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA.CFP 2023.pdf: 888999 bytes, checksum: 860d92c3a4ec853dbdbde222517910e5 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Educação infantilJogosBrincadeirasLudicidadeEducação infantil - jogos e brincadeirasProfessores de educação infantilChild educationGamesPranksPlayfulnessEarly childhood education - games and playEarly Childhood TeachersJogos e brincadeiras na educação infantil: percepções docentes.Games and games in early childhood education: teachers' perceptions.2023-06-142023-08-16T14:04:58Z2023-08-162023-08-16T14:04:58Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31469LIMA, Kyara Thalia Gomes de. Jogos e brincadeiras na educação infantil: percepções docentes. 2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31469/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALKYARA THALIA GOMES DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA 2023.pdfKYARA THALIA GOMES DE LIMA. 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