Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6026 |
Resumo: | No atual contexto de mercados globalizados, as empresas estão sempre reestruturando sua gestão de pessoas no intuito de desenvolvê-las juntamente com a organização como um todo. Considerando este cenário, a gestão por competência tem sido um tema frequente no ambiente organizacional, que além de atender as estratégias empresariais, centralizando nos resultados esperados para conseguir a vantagem competitiva e diferenciação no mercado, conduz cada colaborador dentro das competências previstas para cada cargo. Este estudo tem o objetivo de identificar e descrever competências comportamentais organizacionais e funcionais de um restaurante localizado da cidade de Sousa- PB. Quanto à classificação metodológica, este trabalho tem natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados a partir de informações fornecidas pelos próprios funcionários da empresa. Os dados foram tratados de forma quantitativa, utilizando o modelo de Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências de Leme (2005). Dessa maneira, as descrições feitas permitiram a elaboração de um mapeamento de competências para funções na empresa , bem como também foi proposta um instrumento de avaliação de desempenho por competência tendo por base a metodologia de identificação aplicada para que os seus respectivos gerentes façam periodicamente a análise do andamento e desenvolvimento de cada funcionário de acordo com os objetivos e estratégias organizacionais. |
id |
UFCG_d67a4288d38e1657d60756aa791262ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6026 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
MACIEL, Helltonn Winicius PatrícioMACIEL, H. W. P.http://lattes.cnpq.br/9849646382572779VASCONCELOS, Ana Cecília FeitosaVASCONCELOS, A. C. F.http://lattes.cnpq.br/6492366302935662OURIQUES, Raquel Andrade BarrosOURIQUES, R. A. B.http://lattes.cnpq.br/0444852262807091ROCHA, G. M. M.ROCHA, Gabriella Maria MartinsNo atual contexto de mercados globalizados, as empresas estão sempre reestruturando sua gestão de pessoas no intuito de desenvolvê-las juntamente com a organização como um todo. Considerando este cenário, a gestão por competência tem sido um tema frequente no ambiente organizacional, que além de atender as estratégias empresariais, centralizando nos resultados esperados para conseguir a vantagem competitiva e diferenciação no mercado, conduz cada colaborador dentro das competências previstas para cada cargo. Este estudo tem o objetivo de identificar e descrever competências comportamentais organizacionais e funcionais de um restaurante localizado da cidade de Sousa- PB. Quanto à classificação metodológica, este trabalho tem natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados a partir de informações fornecidas pelos próprios funcionários da empresa. Os dados foram tratados de forma quantitativa, utilizando o modelo de Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências de Leme (2005). Dessa maneira, as descrições feitas permitiram a elaboração de um mapeamento de competências para funções na empresa , bem como também foi proposta um instrumento de avaliação de desempenho por competência tendo por base a metodologia de identificação aplicada para que os seus respectivos gerentes façam periodicamente a análise do andamento e desenvolvimento de cada funcionário de acordo com os objetivos e estratégias organizacionais.In the current context of global markets, companies are always restructuring its personnel management in order to develop them along with the organization as a whole. Considering this scenario, management by competence has been a frequent topic in the organizational environment, which in addition to meeting business strategies by centralizing the results expected to achieve competitive advantage and market differentiation, leads each employee within the powers provided for each position. This study aims to identify and describe organizational and functional behavioral skills of a restaurant located in the city of Sousa-PB. Regarding the classification methodology, this research has a descriptive nature. Data were collected through structured questionnaires from information provided by the employees of the company, treated in a quantitative manner, using the inventory model for mapping behavioral skills Leme (2005). Thus, the descriptions made allowed the development of a competency mapping functions for the company, and has also been proposed a tool for performance evaluation of competence based on the identification methodology applied so that their managers do periodically review the progress and development of each employee in accordance with the objectives and organizational strategies.Submitted by Jaiany Rocha (rtjaiany@gmail.com) on 2019-08-20T11:57:01Z No. of bitstreams: 1 GABRIELLA MARIA MARTINS ROCHA - TCC - ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 1205037 bytes, checksum: 1e67af816f17f2f0d134eb01569c0fad (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-20T11:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELLA MARIA MARTINS ROCHA - TCC - ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 1205037 bytes, checksum: 1e67af816f17f2f0d134eb01569c0fad (MD5) Previous issue date: 2013Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoGestão de PessoasCompetênciaCompetências ComportamentaisPeople ManagementCompetencyBehavioral SkillsAplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante.Application of the behavioral inventory methodology for competence mapping in a restaurant.20132019-08-20T11:57:01Z2019-08-202019-08-20T11:57:01Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6026ROCHA, Gabriella Maria Martins. Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. 2013. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6026info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALGABRIELLA MARIA MARTINS ROCHA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfGABRIELLA MARIA MARTINS ROCHA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfapplication/pdf749309http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6026/3/GABRIELLA+MARIA+MARTINS+ROCHA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2013.pdf8031f36060d4a8f023cc7df845efd802MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6026/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/60262022-01-27 11:22:47.348oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:02:33.109088Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Application of the behavioral inventory methodology for competence mapping in a restaurant. |
title |
Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. |
spellingShingle |
Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. ROCHA, Gabriella Maria Martins Administração Gestão de Pessoas Competência Competências Comportamentais People Management Competency Behavioral Skills |
title_short |
Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. |
title_full |
Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. |
title_fullStr |
Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. |
title_full_unstemmed |
Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. |
title_sort |
Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. |
author |
ROCHA, Gabriella Maria Martins |
author_facet |
ROCHA, Gabriella Maria Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MACIEL, Helltonn Winicius Patrício |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
MACIEL, H. W. P. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9849646382572779 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
VASCONCELOS, A. C. F. |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
OURIQUES, Raquel Andrade Barros |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
OURIQUES, R. A. B. |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0444852262807091 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
ROCHA, G. M. M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, Gabriella Maria Martins |
contributor_str_mv |
MACIEL, Helltonn Winicius Patrício VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa OURIQUES, Raquel Andrade Barros |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Gestão de Pessoas Competência Competências Comportamentais People Management Competency Behavioral Skills |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de Pessoas Competência Competências Comportamentais People Management Competency Behavioral Skills |
description |
No atual contexto de mercados globalizados, as empresas estão sempre reestruturando sua gestão de pessoas no intuito de desenvolvê-las juntamente com a organização como um todo. Considerando este cenário, a gestão por competência tem sido um tema frequente no ambiente organizacional, que além de atender as estratégias empresariais, centralizando nos resultados esperados para conseguir a vantagem competitiva e diferenciação no mercado, conduz cada colaborador dentro das competências previstas para cada cargo. Este estudo tem o objetivo de identificar e descrever competências comportamentais organizacionais e funcionais de um restaurante localizado da cidade de Sousa- PB. Quanto à classificação metodológica, este trabalho tem natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados a partir de informações fornecidas pelos próprios funcionários da empresa. Os dados foram tratados de forma quantitativa, utilizando o modelo de Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências de Leme (2005). Dessa maneira, as descrições feitas permitiram a elaboração de um mapeamento de competências para funções na empresa , bem como também foi proposta um instrumento de avaliação de desempenho por competência tendo por base a metodologia de identificação aplicada para que os seus respectivos gerentes façam periodicamente a análise do andamento e desenvolvimento de cada funcionário de acordo com os objetivos e estratégias organizacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-20T11:57:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-20 2019-08-20T11:57:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6026 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Gabriella Maria Martins. Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. 2013. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6026 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6026 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Gabriella Maria Martins. Aplicação da metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências em um restaurante. 2013. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6026/3/GABRIELLA+MARIA+MARTINS+ROCHA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2013.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6026/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8031f36060d4a8f023cc7df845efd802 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396573436051456 |