Ensino de leitura em língua inglesa no contexto remoto: análise de portfólios à luz da perspectiva dialógica da linguagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Shirley Brito Souza.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31288
Resumo: Os princípios da aula de leitura de Língua Inglesa (LI), para o ensino médio, preconizam formação na perspectiva dialógica da linguagem e dos multiletramentos, que priorize a função social e política da língua, visando o engajamento discursivo, participação crítica e o exercício ativo da cidadania. Isso posto, diante de um cenário nacional de educação que aponta para dificuldades em relação ao ensino e aprendizagem, decidiu-se investigar o processo de ensino de leitura de LI em contexto remoto. A presente pesquisa surgiu diante da mudança do cenário educacional acarretado pela COVID-19, doença que provocou a transição das aulas presencias para a modalidade remota emergencial. Defronte à transição para o novo contexto, considera-se pertinente uma investigação acerca do ensino remoto mediado por portfólios, como submodalidade ofertada pela Rede Estadual pública da Paraíba. Esta pesquisa tem como questão: Como estão organizadas as formas enunciativas que compõem as atividades voltadas para ensino remoto de leitura em LI presentes em portfólios da Rede Estadual Pública do Estado da Paraíba? Em busca de elucidar tal questionamento, apresenta-se como objetivo geral: analisar o processo da enunciação nas atividades e tarefas de LI dos portfólios, tendo em vista as atividades de leitura. Delineam-se os seguintes objetivos específicos: 1) Verificar os gêneros discursivos presentes nas atividades; 2) Investigar a composição/construção dos enunciados nas atividades em perspectiva dialógica da linguagem. Com essa finalidade, recorremos a dois eixos teóricos: o primeiro eixo apresenta reflexões sobre e aprendizagem em Inglês como Língua Franca (ILF) e ensino de leitura (BNCC, 2018; LEFFA, 2016; PAIVA, 2013; SCHLATTER, 2009; CORACINI, 2005; MOITA LOPES, 1996, entre outros); o segundo eixo destaca as bases teóricas do círculo de Bakhtin necessárias aos estudos do enunciado concreto no ensino de leitura e a construção de enunciados de tarefas e atividades escolares (BAKHTIN, 2000 [1992]); SANTOS, 2013; VOLÓCHINOV, 2017[1929], ARAÚJO, 2017). Metodologicamente, a pesquisa é de natureza documental (PAIVA, 2019). Com base nos objetivos, a pesquisa é classificada como descritiva e interpretativa (PAIVA, 2019; OLIVEIRA NETO, 2008). Para análise dos dados considera-se uma abordagem qualiquantitativa (PAIVA, 2019). Os dados foram gerados a partir da descrição, análise interpretação dos gêneros textuais e da composição/construção dos enunciados das atividades. O acesso aos materiais ocorreu por meio de contato com os professores colaboradores, formalizado através de requerimento. Os resultados indicaram que a generalidade foi de atividades que não englobavam reflexões sobre os gêneros discursivos (GDs), esses eram usados como pretexto para o ensino de gramática, reconhecimento do código linguístico, decodificação e compreensão de texto/vocabulário. Em relação aos enunciados das atividades e tarefas foi possível constatar que maior parte dos enunciados apresentam neutralidade em relação ao contexto de ensino remoto mediado por portfólios. Não possuem construção composicional com características situadas para a submodalidade de educação emergencial mediada por portfólios. Conclui-se que a interação discursiva é explorada nos enunciados é básica, limitada e praticamente não há abertura para demarcação de espaço do sujeito ideológico, que carrega marcas da sociedade, da cultura, do cenário histórico e que se constitui no contexto alteritário das relações.
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A presente pesquisa surgiu diante da mudança do cenário educacional acarretado pela COVID-19, doença que provocou a transição das aulas presencias para a modalidade remota emergencial. Defronte à transição para o novo contexto, considera-se pertinente uma investigação acerca do ensino remoto mediado por portfólios, como submodalidade ofertada pela Rede Estadual pública da Paraíba. Esta pesquisa tem como questão: Como estão organizadas as formas enunciativas que compõem as atividades voltadas para ensino remoto de leitura em LI presentes em portfólios da Rede Estadual Pública do Estado da Paraíba? Em busca de elucidar tal questionamento, apresenta-se como objetivo geral: analisar o processo da enunciação nas atividades e tarefas de LI dos portfólios, tendo em vista as atividades de leitura. Delineam-se os seguintes objetivos específicos: 1) Verificar os gêneros discursivos presentes nas atividades; 2) Investigar a composição/construção dos enunciados nas atividades em perspectiva dialógica da linguagem. Com essa finalidade, recorremos a dois eixos teóricos: o primeiro eixo apresenta reflexões sobre e aprendizagem em Inglês como Língua Franca (ILF) e ensino de leitura (BNCC, 2018; LEFFA, 2016; PAIVA, 2013; SCHLATTER, 2009; CORACINI, 2005; MOITA LOPES, 1996, entre outros); o segundo eixo destaca as bases teóricas do círculo de Bakhtin necessárias aos estudos do enunciado concreto no ensino de leitura e a construção de enunciados de tarefas e atividades escolares (BAKHTIN, 2000 [1992]); SANTOS, 2013; VOLÓCHINOV, 2017[1929], ARAÚJO, 2017). Metodologicamente, a pesquisa é de natureza documental (PAIVA, 2019). Com base nos objetivos, a pesquisa é classificada como descritiva e interpretativa (PAIVA, 2019; OLIVEIRA NETO, 2008). Para análise dos dados considera-se uma abordagem qualiquantitativa (PAIVA, 2019). Os dados foram gerados a partir da descrição, análise interpretação dos gêneros textuais e da composição/construção dos enunciados das atividades. O acesso aos materiais ocorreu por meio de contato com os professores colaboradores, formalizado através de requerimento. Os resultados indicaram que a generalidade foi de atividades que não englobavam reflexões sobre os gêneros discursivos (GDs), esses eram usados como pretexto para o ensino de gramática, reconhecimento do código linguístico, decodificação e compreensão de texto/vocabulário. Em relação aos enunciados das atividades e tarefas foi possível constatar que maior parte dos enunciados apresentam neutralidade em relação ao contexto de ensino remoto mediado por portfólios. Não possuem construção composicional com características situadas para a submodalidade de educação emergencial mediada por portfólios. Conclui-se que a interação discursiva é explorada nos enunciados é básica, limitada e praticamente não há abertura para demarcação de espaço do sujeito ideológico, que carrega marcas da sociedade, da cultura, do cenário histórico e que se constitui no contexto alteritário das relações.The principles of the English Language (LI) Reading class, for secondary education, recommend training in the dialogical perspective of language and multiliteracies, which prioritize the social and political function of the language, aiming at discursive engagement, critical participation and active exercise of citizenship. That said, faced with a national education that points to difficulties in relation to teaching and learning, it was decided to investigate the process of teaching IL reading in a remote context. The present research arose in the face of the change in the education scenario brought about by COVID-19, a disease that caused the transition from face-to-face classes to the emergency remote modality. Faced with the transition to the new context, it is considered pertinent to investigate remote teaching mediated by portfolios, as a sub modality offered by the Public State Network of Paraiba. This research has the question: How are the enunciative forms that make up the activities aimed at remote teaching of reading in LI present in portfolios of the Public States Network of the State of Paraiba organized? In order to elucidate this question, the general objective is: to analyze the process of enunciation in the activities and tasks of the LI of the portfolios, in view of the reading activities. The following specific objectives are outlined: 1) To verify the discursive genres present in the activities; 2) To analyze the composition/construction of statements in activities from a dialogical perspective of language. For this purpose, we resort to two theoretical axes: the first axis presents reflections on learning in English as a Lingua Franca(ILF) and reading teaching (BNCC, 2018;LEFFA, 2016; PAIVA, 2013; SCHLATTER, 2009; CORACINI, 2005; MOITA LOPES, 1996, among others); the second axis highlights the theoretical bases of the Bakhtin circle necessary for the study of the concrete statement in the teaching of reading and the construction of statements of tasks and school activities (BAKHTIN, 2000 [1992]); SANTOS, 2013; VOLÓCHINOV, 2017 [1929], ARAÚJO, 2017). Methodologically, the research is of a documentary nature (PAIVA, 2019). Based on the objectives, the research is classified as descriptive and interpretative (PAIVA, 2019; OLIVEIRA NETO, 2008). For data analysis, a qualiquantitative approach is considered (PAIVA, 2019). Data were generated from the description, analysis, interpretation of textual genres and the composition/construction of the activity statements. Access to the materials occurred through a request. The results indicated that the generality was activities that did not include reflection on speech genres (GDs), these were used as a pretext for teaching grammar, recognition of the linguistic code, decoding and understanding of text/vocabulary. Regarding the statements of activities and tasks, it was possible to verify that most of the statements are neutral in relation to the context of remote teaching mediated by portfolios. They do not have a composition construction with situated characteristics for the portfolio-mediated emergency education sub modality. It is concluded that the discursive interaction that is explored in the utterances is basic limited and there is practically no opening for demarcating the space of the ideological subject, who carries marks of society, culture, the historical scenario and that is constituted in the alteritarian context of relationships.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSANTOS, Eliete Correia dos.SANTOS, Eliete Correia doshttp://lattes.cnpq.br/3267723385743006ALMEIDA, Maria de Fátima.ARAÚJO, Denise Lino de.GONÇALVES, Shirley Brito Souza.2023-03-222023-08-06T17:31:26Z2023-08-062023-08-06T17:31:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31288GONÇALVES, Shirley Brito Souza. Ensino de leitura em língua inglesa no contexto remoto: análise de portfólios à luz da perspectiva dialógica da linguagem. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-07T18:36:31Zoai:localhost:riufcg/31288Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-07T18:36:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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