Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483 |
Resumo: | O presente artigo teve por objetivo analisar a satisfação dos franqueados da rede objeto de estudo, em relação ao suporte contínuo e o processo de transferência de conhecimento da franqueadora. A partir da literatura teórica sobre o franchising, e abordando os conceitos referente à transferência de conhecimento e satisfação dos franqueados, foi realizado um estudo quantitativo de caráter descritivo. Este estudo teve como base uma rede de franquias que atua no segmento de presentes criativos, por questões éticas o nome da marca não foi divulgado. Aplicou-se um questionário online com todos os 50 franqueados que fazem parte da marca objeto de estudo. A análise envolveu estatísticas descritivas (medidas de tendência central e variabilidade), inferenciais (correlação e regressão) e regressão linear. Os resultados evidenciam que a capacidade da franqueadora em transferir conhecimento tem uma associação positiva na satisfação dos franqueados. O trabalho contribui ao passo em que evidencia o quão importante é a relação existente entre franqueadora e seus franqueados para o bom desempenho e expansão da marca. |
id |
UFCG_d6f8a22a08d318e170425753e509d75d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27483 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
AGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E. C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485POLICARPO, Manoela Costa.POLICARPO, M. C.MACHADO, Petruska de Araujo.MACHADO, P. A.http://lattes.cnpq.br/6865841533859571SILVA, L. G. S.http://lattes.cnpq.br/0879922178689066SILVA, Laise Gomes de Souza.O presente artigo teve por objetivo analisar a satisfação dos franqueados da rede objeto de estudo, em relação ao suporte contínuo e o processo de transferência de conhecimento da franqueadora. A partir da literatura teórica sobre o franchising, e abordando os conceitos referente à transferência de conhecimento e satisfação dos franqueados, foi realizado um estudo quantitativo de caráter descritivo. Este estudo teve como base uma rede de franquias que atua no segmento de presentes criativos, por questões éticas o nome da marca não foi divulgado. Aplicou-se um questionário online com todos os 50 franqueados que fazem parte da marca objeto de estudo. A análise envolveu estatísticas descritivas (medidas de tendência central e variabilidade), inferenciais (correlação e regressão) e regressão linear. Os resultados evidenciam que a capacidade da franqueadora em transferir conhecimento tem uma associação positiva na satisfação dos franqueados. O trabalho contribui ao passo em que evidencia o quão importante é a relação existente entre franqueadora e seus franqueados para o bom desempenho e expansão da marca.This article aimed to analyze the satisfaction of franchisees of the network object of study, in relation to the continuous support and the franchisor's knowledge transfer process. Based on the theoretical literature on franchising, and addressing the concepts related to knowledge transfer and franchisee satisfaction, a descriptive quantitative study was carried out. This study was based on a franchise network that operates in the creative gifts segment, for ethical reasons the brand name was not disclosed. An online questionnaire was applied to all 50 franchisees that are part of the brand object of study. The analysis involved descriptive statistics (measures of central tendency and variability), inferential (correlation and regression) and linear regression. The results show that the franchisor's ability to transfer knowledge has a positive association with franchisee satisfaction. The work contributes to the extent that it highlights how important the relationship between the franchisor and its franchisees is for the good performance and expansion of the brand.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2022-09-28T17:44:22Z No. of bitstreams: 1 LAISE GOMES DE SOUZA SILVA - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2022.pdf: 204599 bytes, checksum: 4436b0c1904be154277c0c2a94701e2d (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-28T17:44:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAISE GOMES DE SOUZA SILVA - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2022.pdf: 204599 bytes, checksum: 4436b0c1904be154277c0c2a94701e2d (MD5) Previous issue date: 2022-08-24Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoFranquiasRede de franquiasPresentes criativos - segmentoFranchisingSatisfação de franqueadosTransferência de conhecimento - franquiasSuporte contínuo - franquiasRegressão linearEstatística descritivaFranqueadora e franqueados - relaçãoDeductiblesFranchise networkCreative gifts - segmentFranchisee satisfactionKnowledge transfer - franchisingOngoing support - franchisesLinear regressionDescriptive statisticsFranchisor and franchisees - relationshipTransferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes.Knowledge transfer in a franchise network and its relationship with franchisee satisfaction: a study in the gift segment.2022-08-242022-09-28T17:44:22Z2022-09-282022-09-28T17:44:22Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483SILVA, Laise Gomes de Souza. Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. 2022. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALLAISE GOMES DE SOUZA SILVA - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2022.pdfLAISE GOMES DE SOUZA SILVA - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2022.pdfapplication/pdf207279http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27483/3/LAISE+GOMES+DE+SOUZA+SILVA+-+TCC+ARTIGO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2022.pdf13fee852ef75bb6d3a185bc3fd044beaMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27483/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/274832022-09-28 14:50:54.03oai:localhost:riufcg/27483Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:32:05.565858Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Knowledge transfer in a franchise network and its relationship with franchisee satisfaction: a study in the gift segment. |
title |
Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. |
spellingShingle |
Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. SILVA, Laise Gomes de Souza. Administração Franquias Rede de franquias Presentes criativos - segmento Franchising Satisfação de franqueados Transferência de conhecimento - franquias Suporte contínuo - franquias Regressão linear Estatística descritiva Franqueadora e franqueados - relação Deductibles Franchise network Creative gifts - segment Franchisee satisfaction Knowledge transfer - franchising Ongoing support - franchises Linear regression Descriptive statistics Franchisor and franchisees - relationship |
title_short |
Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. |
title_full |
Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. |
title_fullStr |
Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. |
title_full_unstemmed |
Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. |
title_sort |
Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. |
author |
SILVA, Laise Gomes de Souza. |
author_facet |
SILVA, Laise Gomes de Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
AGUIAR, E. C. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
POLICARPO, Manoela Costa. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
POLICARPO, M. C. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MACHADO, Petruska de Araujo. |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
MACHADO, P. A. |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6865841533859571 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
SILVA, L. G. S. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0879922178689066 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Laise Gomes de Souza. |
contributor_str_mv |
AGUIAR, Edvan Cruz. POLICARPO, Manoela Costa. MACHADO, Petruska de Araujo. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Franquias Rede de franquias Presentes criativos - segmento Franchising Satisfação de franqueados Transferência de conhecimento - franquias Suporte contínuo - franquias Regressão linear Estatística descritiva Franqueadora e franqueados - relação Deductibles Franchise network Creative gifts - segment Franchisee satisfaction Knowledge transfer - franchising Ongoing support - franchises Linear regression Descriptive statistics Franchisor and franchisees - relationship |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Franquias Rede de franquias Presentes criativos - segmento Franchising Satisfação de franqueados Transferência de conhecimento - franquias Suporte contínuo - franquias Regressão linear Estatística descritiva Franqueadora e franqueados - relação Deductibles Franchise network Creative gifts - segment Franchisee satisfaction Knowledge transfer - franchising Ongoing support - franchises Linear regression Descriptive statistics Franchisor and franchisees - relationship |
description |
O presente artigo teve por objetivo analisar a satisfação dos franqueados da rede objeto de estudo, em relação ao suporte contínuo e o processo de transferência de conhecimento da franqueadora. A partir da literatura teórica sobre o franchising, e abordando os conceitos referente à transferência de conhecimento e satisfação dos franqueados, foi realizado um estudo quantitativo de caráter descritivo. Este estudo teve como base uma rede de franquias que atua no segmento de presentes criativos, por questões éticas o nome da marca não foi divulgado. Aplicou-se um questionário online com todos os 50 franqueados que fazem parte da marca objeto de estudo. A análise envolveu estatísticas descritivas (medidas de tendência central e variabilidade), inferenciais (correlação e regressão) e regressão linear. Os resultados evidenciam que a capacidade da franqueadora em transferir conhecimento tem uma associação positiva na satisfação dos franqueados. O trabalho contribui ao passo em que evidencia o quão importante é a relação existente entre franqueadora e seus franqueados para o bom desempenho e expansão da marca. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-28T17:44:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-28 2022-09-28T17:44:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Laise Gomes de Souza. Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. 2022. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483 |
identifier_str_mv |
SILVA, Laise Gomes de Souza. Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. 2022. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27483/3/LAISE+GOMES+DE+SOUZA+SILVA+-+TCC+ARTIGO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2022.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27483/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13fee852ef75bb6d3a185bc3fd044bea 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396839154647040 |