A aula de campo na educação infantil como estratégia didática para a contextualização da educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Maria Clara da Silva.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.lima
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20923
Resumo: Este trabalho se insere na linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem e Didática de Conteúdos Específicos na Educação Contextualizada, do Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. Seu objeto de estudo consistiu na percepção das professoras da Educação Infantil sobre a Aula de Campo como estratégia didática para contextualização do Ensino. Nesta perspectiva nos colocamos como objetivo geral: analisar como as professoras da Educação Infantil compreendem a aula de campo como estratégia didática para contextualização do conhecimento. Especificamente nossos objetivos foram: Identificar na proposta curricular do município se, e como, incorpora a contextualização da Educação como princípio e metodologia; identificar na percepção das professoras da Educação como a proposta curricular por campo de experiência possibilita a contextualização. Com base nestes objetivos nossas questões de pesquisa foram: a proposta Curricular da Educação Infantil do Município de São João do Tigre, incorpora a contextualização como princípio e fundamento? A proposta curricular por Campo de Experiência tem possibilitado está contextualização? As professoras compreendem a aula de campo como estratégia didática para contextualização? Assim, adotamos como conceitos centrais da pesquisa: Educação Infantil (KULMAN, 2003; LDB, 1996); Currículo por Campo de experiência (SACRISTAN, 1999; SILVA, 1996); Contextualização da Educação (REIS, 2010; MARTINS, 2006); Aula de Campo (ANASTASIOU E ALVES, 2004); Estratégia Didática (BARDIM, 2011). A abordagem qualitativa (MINAYO, 2010) orientou o estudo do tipo documental com a análise dos documentos da política da Educação Infantil e descritivo ao realizar a escuta da fala das professoras para identificar sua visão sobre a aula de campo, a contextualização da educação e o currículo por campo de experiências. A pesquisa teve como campo empírico o município de São João do Tigre no Cariri Paraibano e como sujeitos colaboradores as professoras da Educação Infantil da Rede Pública Municipal. Como resultados identificamos que: a proposta curricular do município possibilita a partir do estudo dos campos de experiência o uso de temáticas que favoreçam a contextualização na educação infantil usando como ferramenta a aula de campo. Contudo, essa prática não está incluída nos planejamentos rotineiros, estas só acontecem no desenvolvimento de projetos didáticos, ou seja, com eventualidade. Por fim, a pesquisa possibilitou descobertas e aprendizados e novas perspectivas para as professoras em relação ao trabalho interdisciplinar, evidenciando a relevante importância que tem a inserção de aulas não convencionais para o cotidiano escolar.
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Nesta perspectiva nos colocamos como objetivo geral: analisar como as professoras da Educação Infantil compreendem a aula de campo como estratégia didática para contextualização do conhecimento. Especificamente nossos objetivos foram: Identificar na proposta curricular do município se, e como, incorpora a contextualização da Educação como princípio e metodologia; identificar na percepção das professoras da Educação como a proposta curricular por campo de experiência possibilita a contextualização. Com base nestes objetivos nossas questões de pesquisa foram: a proposta Curricular da Educação Infantil do Município de São João do Tigre, incorpora a contextualização como princípio e fundamento? A proposta curricular por Campo de Experiência tem possibilitado está contextualização? As professoras compreendem a aula de campo como estratégia didática para contextualização? Assim, adotamos como conceitos centrais da pesquisa: Educação Infantil (KULMAN, 2003; LDB, 1996); Currículo por Campo de experiência (SACRISTAN, 1999; SILVA, 1996); Contextualização da Educação (REIS, 2010; MARTINS, 2006); Aula de Campo (ANASTASIOU E ALVES, 2004); Estratégia Didática (BARDIM, 2011). A abordagem qualitativa (MINAYO, 2010) orientou o estudo do tipo documental com a análise dos documentos da política da Educação Infantil e descritivo ao realizar a escuta da fala das professoras para identificar sua visão sobre a aula de campo, a contextualização da educação e o currículo por campo de experiências. A pesquisa teve como campo empírico o município de São João do Tigre no Cariri Paraibano e como sujeitos colaboradores as professoras da Educação Infantil da Rede Pública Municipal. Como resultados identificamos que: a proposta curricular do município possibilita a partir do estudo dos campos de experiência o uso de temáticas que favoreçam a contextualização na educação infantil usando como ferramenta a aula de campo. Contudo, essa prática não está incluída nos planejamentos rotineiros, estas só acontecem no desenvolvimento de projetos didáticos, ou seja, com eventualidade. Por fim, a pesquisa possibilitou descobertas e aprendizados e novas perspectivas para as professoras em relação ao trabalho interdisciplinar, evidenciando a relevante importância que tem a inserção de aulas não convencionais para o cotidiano escolar.This work is part of the research line Teaching and Learning Processes and Didactics of Specific Contents in Contextualized Education, of the Specialization Course in Contextualized Education for Coexistence with the Semiarid Region, of the Center for Sustainable Development of the Semiarid Region, Federal University of Campina Grande . Its object of study consisted in the perception of Kindergarten teachers about the Field Class as a didactic strategy to contextualize the Teaching. In this perspective, we place ourselves as a general objective: to analyze how Early Childhood Education teachers understand the field class as a didactic strategy for contextualizing knowledge. Specifically, our objectives were: To identify in the municipality's curricular proposal if, and how, it incorporates the contextualization of Education as a principle and methodology; identifying in the perception of Education teachers how the curricular proposal by field of experience allows for contextualization. Based on these objectives, our research questions were: Does the Curriculum Proposal for Early Childhood Education in the Municipality of São João do Tigre incorporate contextualization as a principle and foundation? Has the curricular proposal by Field of Experience enabled this contextualization? Do the teachers understand the field class as a didactic strategy for contextualization? Thus, we adopted as central concepts of the research: Early Childhood Education (Kulman, 2003; LDB, 1996); Curriculum by Field of Experience (SACRISTAN, 1999; SILVA, 1996); Contextualization of Education (REIS, 2010; MARTINS, 2006); Field Class (ANASTASIOU E ALVES, 2004); Didactic Strategy (BARDIM, 2011). The qualitative approach (MINAYO, 2010) guided the study of the documental type with the analysis of documents from the Early Childhood Education policy and descriptive by listening to the teachers' speech to identify their view on the field class, the contextualization of education and the curriculum by field of experience. The research had as empirical field the municipality of São João do Tigre in Cariri Paraibano and as collaborating subjects the teachers of Early Childhood Education from the Municipal Public Network. As a result, we identified that: the curricular proposal of the municipality, based on the study of the fields of experience, enables the use of themes that favor the contextualization of early childhood education using the field class as a tool. However, this practice is not included in routine planning, they only happen in the development of didactic projects, that is, with eventuality. Finally, the research enabled discoveries and learning and new perspectives for teachers in relation to interdisciplinary work, highlighting the relevant importance of the insertion of nonconventional classes for everyday school life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.http://lattes.cnpq.br/6964593101151807OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de.SOUZA, R. G. P.LIMA, Maria Clara da Silva.2021-07-192021-08-30T20:39:16Z2021-08-302021-08-30T20:39:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.limahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20923LIMA, Maria Clara da Silva. A aula de campo na educação infantil como estratégia didática para a contextualização da educação. 2021. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. 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