Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Daniela Leão.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380
Resumo: Tendo em vista que o contexto atual dos negócios é um ambiente altamente competitivo, global e mutável, em que é exigido proatividade, reação rápida e inovadora das empresas para garantir a sobrevivência no mercado, percebeu-se que a cultura organizacional aliada a orientação para o cliente se tornaria condição indispensável para gerar vantagem competitiva empresarial. Sendo assim o estudo tem como objetivo analisar até que ponto os elementos, o desempenho e a orientação para o cliente estão presentes na cultura organizacional de uma empresa industrial. Para tanto foi realizado uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de móveis e colchões de Campina Grande, baseada em levantamentos bibliográficos e de dados, onde a população pesquisada foi composta de seis cargos executivos do alto escalão da empresa. As principais conclusões encontradas mostram que o desempenho da empresa pouco tem haver com a cultura organizacional da mesma, que possui poucos elementos de orientação para o cliente e está voltada para processos internos, gerando uma vulnerabilidade da empresa em relação ao mercado.
id UFCG_d8b1e260d01544cd1153889d451bc7ae
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5380
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.Cultural elements of customer orientation in a Campina Grande industry.Cultura organizacionalOrientação para o clienteDesempenhoOrganizational cultureFor guidance clientPerformanceAdministraçãoTendo em vista que o contexto atual dos negócios é um ambiente altamente competitivo, global e mutável, em que é exigido proatividade, reação rápida e inovadora das empresas para garantir a sobrevivência no mercado, percebeu-se que a cultura organizacional aliada a orientação para o cliente se tornaria condição indispensável para gerar vantagem competitiva empresarial. Sendo assim o estudo tem como objetivo analisar até que ponto os elementos, o desempenho e a orientação para o cliente estão presentes na cultura organizacional de uma empresa industrial. Para tanto foi realizado uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de móveis e colchões de Campina Grande, baseada em levantamentos bibliográficos e de dados, onde a população pesquisada foi composta de seis cargos executivos do alto escalão da empresa. As principais conclusões encontradas mostram que o desempenho da empresa pouco tem haver com a cultura organizacional da mesma, que possui poucos elementos de orientação para o cliente e está voltada para processos internos, gerando uma vulnerabilidade da empresa em relação ao mercado.As the context of the current business environment is highly competitive, global and changeable, where proactivity is required, rapid response and innovative businesses to ensure survival in the market, realized that the organizational culture combined with the orientation client become indispensable condition for creating competitive business advantage. Thus the study aims to analyze the extent to which the elements, performance and customer orientation are present in the organizational culture of a manufacturing enterprise. For this was a descriptive and exploratory research in an industry of furniture and mattresses of Campina Grande, based on surveys and bibliographic data, where the population studied was composed of six high-level executive positions in the company. The main findings show that found the company's performance has little to do with the same organizational culture, which has few elements of the customer orientation and is focused on internal processes, creating a vulnerability of the company in the market.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920ENES, Claudia Gomes.ENES, C. G.SILVA, Adail Marcos Lima da.SILVA, A. M. L.http://lattes.cnpq.br/2279984424355361BARROS, Daniela Leão.20092019-08-02T22:08:03Z20092019-08-02T22:08:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380BARROS, Daniela Leão. Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 2009. 76 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T14:35:29Zoai:localhost:riufcg/5380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T14:35:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
Cultural elements of customer orientation in a Campina Grande industry.
title Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
spellingShingle Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
BARROS, Daniela Leão.
Cultura organizacional
Orientação para o cliente
Desempenho
Organizational culture
For guidance client
Performance
Administração
title_short Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
title_full Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
title_fullStr Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
title_full_unstemmed Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
title_sort Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
author BARROS, Daniela Leão.
author_facet BARROS, Daniela Leão.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes.
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
ENES, Claudia Gomes.
ENES, C. G.
SILVA, Adail Marcos Lima da.
SILVA, A. M. L.
http://lattes.cnpq.br/2279984424355361
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Daniela Leão.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Orientação para o cliente
Desempenho
Organizational culture
For guidance client
Performance
Administração
topic Cultura organizacional
Orientação para o cliente
Desempenho
Organizational culture
For guidance client
Performance
Administração
description Tendo em vista que o contexto atual dos negócios é um ambiente altamente competitivo, global e mutável, em que é exigido proatividade, reação rápida e inovadora das empresas para garantir a sobrevivência no mercado, percebeu-se que a cultura organizacional aliada a orientação para o cliente se tornaria condição indispensável para gerar vantagem competitiva empresarial. Sendo assim o estudo tem como objetivo analisar até que ponto os elementos, o desempenho e a orientação para o cliente estão presentes na cultura organizacional de uma empresa industrial. Para tanto foi realizado uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de móveis e colchões de Campina Grande, baseada em levantamentos bibliográficos e de dados, onde a população pesquisada foi composta de seis cargos executivos do alto escalão da empresa. As principais conclusões encontradas mostram que o desempenho da empresa pouco tem haver com a cultura organizacional da mesma, que possui poucos elementos de orientação para o cliente e está voltada para processos internos, gerando uma vulnerabilidade da empresa em relação ao mercado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2019-08-02T22:08:03Z
2019-08-02T22:08:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380
BARROS, Daniela Leão. Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 2009. 76 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380
identifier_str_mv BARROS, Daniela Leão. Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 2009. 76 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383650562048