Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Luan Santos Pereira de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8795
Resumo: As empresas atualmente estão inseridas em um ambiente intensamente competitivo, onde são exigidas cada vez mais reações rápidas, produtividade e inovação para que possam sobreviver no mercado. A administração de processos culturais não é uma tarefa simples, pois é composta de muitos elementos subjetivos. Porém, nota-se que a cultura organizacional aliada à orientação para o cliente se torna uma condição de extrema importância para as organizações que desejam obter vantagem competitiva. Deste modo, o estudo teve como objetivo analisar até que ponto a orientação para o cliente, e o desempenho estão presentes em uma determinada cultura organizacional. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de produtos agropecuários e processamento de resíduos de Campina Grande. A unidade de análise foi composta de seis funcionários do setor administrativo da empresa, realizadas através de um questionário, como forma de coleta de dados. Os resultados analisados mostraram que a empresa possui alguns elementos de orientação para o cliente, porém de forma insatisfatória para quem busca possui tal aspecto como um diferencial competitivo. Constatou-se também que a empresa vem apresentando desempenho inferior em relação a seus concorrentes, junto com problemas internos que podem a colocar em uma situação de vulnerabilidade em relação ao mercado. Concluiu-se de modo geral que a empresa enfrenta um quadro preocupante, pois está inserida em um mercado competitivo, vem demonstrando resultados piores que os concorrentes e não apresenta todos os elementos de orientação para o cliente que serviriam como uma grande fonte de vantagem competitiva, que a ajudaria a superar este cenário adverso.
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O método utilizado foi uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de produtos agropecuários e processamento de resíduos de Campina Grande. A unidade de análise foi composta de seis funcionários do setor administrativo da empresa, realizadas através de um questionário, como forma de coleta de dados. Os resultados analisados mostraram que a empresa possui alguns elementos de orientação para o cliente, porém de forma insatisfatória para quem busca possui tal aspecto como um diferencial competitivo. Constatou-se também que a empresa vem apresentando desempenho inferior em relação a seus concorrentes, junto com problemas internos que podem a colocar em uma situação de vulnerabilidade em relação ao mercado. Concluiu-se de modo geral que a empresa enfrenta um quadro preocupante, pois está inserida em um mercado competitivo, vem demonstrando resultados piores que os concorrentes e não apresenta todos os elementos de orientação para o cliente que serviriam como uma grande fonte de vantagem competitiva, que a ajudaria a superar este cenário adverso.Companies are, currently, engaged in an intensely competitive environment, where are required increasingly faster reactions, productivity and innovation so that they can survive in the market. Administration of cultural processes is not a simple task, because it is made up of many subjective elements. However, it is clear that the organizational culture combined with client orientation becomes a condition of extreme importance for organizations that wish to gain competitive advantage. Thus, the study aims to analyze the extent to which the client orientation, and performance are present in a particular organizational culture. The method used was an exploratory and descriptive research in an agricultural products industry and waste processing of Campina Grande. The analysis unit consisted of six employees of the administrative sector of the company, carried out through a questionnaire, as a means of data collection. The analyzed results showed that the company has some elements of guidance to the client, however unsatisfactorily for a company that aims to have this aspect as a competitive differentiator. It was also found that the company has shown lower performance relative to its competitors, along with internal problems that can put it in a vulnerable situation in relation to the market. It was concluded generally that the company faces a worrying situation because it operates in a competitive market, has demonstrated worse results than competitors and does not have all the elements of client orientation that would serve as a major source of competitive advantage, that would help to overcome this adverse scenario.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920Sousa, Darcon.SOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666ENES, Claúdia Gomes.FARIAS, C. G.http://lattes.cnpq.br/2922885697021371FRANÇA, Luan Santos Pereira de.20162019-11-02T21:16:32Z2019-11-022019-11-02T21:16:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8795FRANÇA, Luan Santos Pereira de. Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 2016. 72 f. 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