A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Rondinelli de Oliveira.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10810
Resumo: Considerando a escola do campo como um espaço de luta, diversidade e construção para uma convivência com o meio ambiente, percebemos que este espaço vem atravessando ao longo das últimas décadas um processo de descoberta nos aspectos: históricos, culturais, políticos e ambientais. Essa identificação esta relacionada à luta dos movimentos sociais e aos debates pela universalização de uma escola pública de qualidade para essa população. Portanto, nosso trabalho faz uma abordagem sobre a situação da escola multisseriada campesina, para isto foi realizada uma revisão da literatura e uma análise nos livros didáticos adotados nessa realidade, com a intenção de conhecermos a forma como a educação ambiental foi desenvolvida na escola. Acreditamos que a educação ambiental neste espaço torna-se um meio de grande importância para a incorporação da interdisciplinaridade, na construção de um pensamento crítico e problematizador, contribuindo de forma significativa na produção de conhecimento e de valores para melhor vivência nesse espaço, rompendo com as práticas sociais que são contrárias ao bem estar desses sujeitos. A partir de nossas análises identificamos que existem temáticas relacionadas à EA nos livros adotados na escola do campo, mas a maioria não contempla uma característica crítica e contextualizada. Assim, as coleções são formuladas seguindo o modelo unisseriado urbano, havendo uma fragmentação dos livros por série/anos.
id UFCG_da5c54ba05e9751855b6a905e349bd5c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10810
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.The rural school and the environmental education: a critical analysis of the textbooks adopted in the multiseriate class.La escuela rural y la educación ambiental: un análisis crítico de los libros de texto adoptados en la clase multigrado.Escola do camposala multisseriadalivro didáticoEducação ambientalCountryside schoolMultiseriate classTextbookEnvironmental educationEscuela ruralAula multigradoLibro de textoEducación ambientalCiências BiológicasConsiderando a escola do campo como um espaço de luta, diversidade e construção para uma convivência com o meio ambiente, percebemos que este espaço vem atravessando ao longo das últimas décadas um processo de descoberta nos aspectos: históricos, culturais, políticos e ambientais. Essa identificação esta relacionada à luta dos movimentos sociais e aos debates pela universalização de uma escola pública de qualidade para essa população. Portanto, nosso trabalho faz uma abordagem sobre a situação da escola multisseriada campesina, para isto foi realizada uma revisão da literatura e uma análise nos livros didáticos adotados nessa realidade, com a intenção de conhecermos a forma como a educação ambiental foi desenvolvida na escola. Acreditamos que a educação ambiental neste espaço torna-se um meio de grande importância para a incorporação da interdisciplinaridade, na construção de um pensamento crítico e problematizador, contribuindo de forma significativa na produção de conhecimento e de valores para melhor vivência nesse espaço, rompendo com as práticas sociais que são contrárias ao bem estar desses sujeitos. A partir de nossas análises identificamos que existem temáticas relacionadas à EA nos livros adotados na escola do campo, mas a maioria não contempla uma característica crítica e contextualizada. Assim, as coleções são formuladas seguindo o modelo unisseriado urbano, havendo uma fragmentação dos livros por série/anos.Considering the countryside school as a fight space, diversity and construction for living with the environment, we realized that this space has been through over the past decades a process of discovery in the aspects: historical, cultural, political and environmental. This identification is related to the social movements fight and to debates by the universalization of a public school with quality to this population. Therefore, our work makes an approach about the situation of the multiseriate field school, for this it was performed a literature revision and an analysis in the textbooks adopted in this reality, with the intention of knowing how the environmental education was developed at school. We believe that the environmental education in this space becomes a mean of great importance to the incorporation of interdisciplinarity, in the construction of a critical and problematizing thought, contributing significantly in the production of knowledge and values for a better living in this space, breaking with social practices that are contrary to the welfare of this people. From our analysis we identified that are themes related to environmental education in the textbooks at the countryside school, but the majority does not contemplate a critical and contextualized characteristic. Thus, the collections are formulated following a uniseriate urban model, having a fragmentation of the textbooks by series/years.Considerando la escuela rural como un espacio de lucha, diversidad y construcción para una convivencia con el entorno, nos damos cuenta que este espacio ha venido atravesando un proceso de descubrimiento en los siguientes aspectos: histórico, cultural, político y ambiental. Esta identificación está relacionada con la lucha de los movimientos sociales y los debates por la universalización de una escuela pública de calidad para esta población. Por tanto, nuestro trabajo hace un acercamiento a la situación de la escuela multigrado campesina, para ello se realizó una revisión bibliográfica y un análisis de los libros de texto adoptados en esta realidad, con la intención de conocer cómo se desarrollaba la educación ambiental en la escuela. Creemos que la educación ambiental en este espacio se convierte en un medio de gran importancia para la incorporación de la interdisciplinariedad, en la construcción del pensamiento crítico y problematizador, contribuyendo significativamente a la producción de conocimientos y valores para una mejor experiencia en este espacio, rompiendo con las prácticas sociales que son contrarias al bienestar de estos sujetos. A partir de nuestro análisis, identificamos que hay temas relacionados con la EA en los libros adoptados en las escuelas rurales, pero la mayoría no incluye una característica crítica y contextualizada. Así, las colecciones se formulan siguiendo el modelo urbano uniseriado, con una fragmentación de libros por series/años.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMARTINS, André Antunes.MARTINS, A. A.http://lattes.cnpq.br/3245581017989479LINHEIRA, Caroline Zabendzala.SODRÉ NETO, Luiz.SANTOS, Rondinelli de Oliveira.20132020-01-09T10:04:46Z2020-01-092020-01-09T10:04:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10810SANTOS, Rondinelli de Oliveira. A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada. 2013. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-23T12:41:34Zoai:localhost:riufcg/10810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-23T12:41:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.
The rural school and the environmental education: a critical analysis of the textbooks adopted in the multiseriate class.
La escuela rural y la educación ambiental: un análisis crítico de los libros de texto adoptados en la clase multigrado.
title A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.
spellingShingle A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.
SANTOS, Rondinelli de Oliveira.
Escola do campo
sala multisseriada
livro didático
Educação ambiental
Countryside school
Multiseriate class
Textbook
Environmental education
Escuela rural
Aula multigrado
Libro de texto
Educación ambiental
Ciências Biológicas
title_short A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.
title_full A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.
title_fullStr A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.
title_full_unstemmed A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.
title_sort A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.
author SANTOS, Rondinelli de Oliveira.
author_facet SANTOS, Rondinelli de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINS, André Antunes.
MARTINS, A. A.
http://lattes.cnpq.br/3245581017989479
LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Rondinelli de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola do campo
sala multisseriada
livro didático
Educação ambiental
Countryside school
Multiseriate class
Textbook
Environmental education
Escuela rural
Aula multigrado
Libro de texto
Educación ambiental
Ciências Biológicas
topic Escola do campo
sala multisseriada
livro didático
Educação ambiental
Countryside school
Multiseriate class
Textbook
Environmental education
Escuela rural
Aula multigrado
Libro de texto
Educación ambiental
Ciências Biológicas
description Considerando a escola do campo como um espaço de luta, diversidade e construção para uma convivência com o meio ambiente, percebemos que este espaço vem atravessando ao longo das últimas décadas um processo de descoberta nos aspectos: históricos, culturais, políticos e ambientais. Essa identificação esta relacionada à luta dos movimentos sociais e aos debates pela universalização de uma escola pública de qualidade para essa população. Portanto, nosso trabalho faz uma abordagem sobre a situação da escola multisseriada campesina, para isto foi realizada uma revisão da literatura e uma análise nos livros didáticos adotados nessa realidade, com a intenção de conhecermos a forma como a educação ambiental foi desenvolvida na escola. Acreditamos que a educação ambiental neste espaço torna-se um meio de grande importância para a incorporação da interdisciplinaridade, na construção de um pensamento crítico e problematizador, contribuindo de forma significativa na produção de conhecimento e de valores para melhor vivência nesse espaço, rompendo com as práticas sociais que são contrárias ao bem estar desses sujeitos. A partir de nossas análises identificamos que existem temáticas relacionadas à EA nos livros adotados na escola do campo, mas a maioria não contempla uma característica crítica e contextualizada. Assim, as coleções são formuladas seguindo o modelo unisseriado urbano, havendo uma fragmentação dos livros por série/anos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-01-09T10:04:46Z
2020-01-09
2020-01-09T10:04:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10810
SANTOS, Rondinelli de Oliveira. A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada. 2013. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10810
identifier_str_mv SANTOS, Rondinelli de Oliveira. A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada. 2013. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744427686559744