Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Francerly Moreira Barreiro de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/199
Resumo: O encontro do aluno com a literatura deve contribuir para torná-lo um leitor mais ativo, fazendo-o refletir sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento de sua formação leitora, a partir de análises da linguagem plurissignificativa e da busca de sentido para o que leu. Assim, este trabalho tem como objetivo geral contribuir com a promoção do letramento literário através da efetivação de práticas metodológicas organizadas por meio de sequências didáticas, sobretudo porque muitas das atuais práticas têm trazido grandes entraves para a formação de leitores na escola. Os objetivos específicos desta pesquisa visam ampliar o repertório de leitura literária em sala de aula através de propostas metodológicas com gêneros literários; estimular a proficiência da produção escrita de textos literários na escola, bem como, oferecer pressupostos teóricos aos docentes que atuam no ensino fundamental, especificamente, na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, serão contemplados três pontos básicos: o primeiro se constitui de uma abordagem de como o ensino de literatura foi apresentado ao aluno numa perspectiva histórica, como é e como deveria ser esta aproximação do discente ao texto literário, de modo que os problemas que inviabilizam a formação do leitor sejam amenizados. Estas reflexões estão pautadas nos pressupostos teóricos apontados por Zilberman (2009); Zilberman (2010); Cereja (2005); Compagnon (2012); Filipouski et al (2009); Cândido (1985); Paiva (2003); Sales (2011); Cosson (2011); PCNs (1998); PCNs (2001); Azevedo (2003); Silva (2009), entre outros. O segundo ponto evidencia que a metodologia apresentada neste estudo contribuirá com a prática docente dos professores que irão trabalhar propostas de leitura e produção de textos literários no ensino fundamental II; por se tratar de uma pesquisa bibliográfica está fundamentada em Gil (2002); Cordeiro (1999); Metring (2009) e demais teóricos. O último ponto está organizado por meio de uma proposta metodológica em forma de sequências didáticas desenvolvidas a partir do poema ―Vou-me embora pra Pasárgada‖ (1930) de Manuel Bandeira (1886-1968) e da crônica ―19 de maio de 1888‖ de Machado de Assis (1839-1908). Esta proposta visa promover a discussão sobre a necessidade de elaboração e execução de atividades que privilegiem o despertar do letramento literário no ensino fundamental.
id UFCG_daaeac134b691c571d332c943f2f2d73
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/199
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.Literature in elementary school: proposed literary literacy for the 9th grade.Ensino fundamental-formação de leitorLetramento LiterárioLeitura LiteráriaLiteratura- ensino fundamentalElementary education-reader trainingLiterary LiteratureLiterary ReadingLiterature - fundamental educationLetras.O encontro do aluno com a literatura deve contribuir para torná-lo um leitor mais ativo, fazendo-o refletir sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento de sua formação leitora, a partir de análises da linguagem plurissignificativa e da busca de sentido para o que leu. Assim, este trabalho tem como objetivo geral contribuir com a promoção do letramento literário através da efetivação de práticas metodológicas organizadas por meio de sequências didáticas, sobretudo porque muitas das atuais práticas têm trazido grandes entraves para a formação de leitores na escola. Os objetivos específicos desta pesquisa visam ampliar o repertório de leitura literária em sala de aula através de propostas metodológicas com gêneros literários; estimular a proficiência da produção escrita de textos literários na escola, bem como, oferecer pressupostos teóricos aos docentes que atuam no ensino fundamental, especificamente, na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, serão contemplados três pontos básicos: o primeiro se constitui de uma abordagem de como o ensino de literatura foi apresentado ao aluno numa perspectiva histórica, como é e como deveria ser esta aproximação do discente ao texto literário, de modo que os problemas que inviabilizam a formação do leitor sejam amenizados. Estas reflexões estão pautadas nos pressupostos teóricos apontados por Zilberman (2009); Zilberman (2010); Cereja (2005); Compagnon (2012); Filipouski et al (2009); Cândido (1985); Paiva (2003); Sales (2011); Cosson (2011); PCNs (1998); PCNs (2001); Azevedo (2003); Silva (2009), entre outros. O segundo ponto evidencia que a metodologia apresentada neste estudo contribuirá com a prática docente dos professores que irão trabalhar propostas de leitura e produção de textos literários no ensino fundamental II; por se tratar de uma pesquisa bibliográfica está fundamentada em Gil (2002); Cordeiro (1999); Metring (2009) e demais teóricos. O último ponto está organizado por meio de uma proposta metodológica em forma de sequências didáticas desenvolvidas a partir do poema ―Vou-me embora pra Pasárgada‖ (1930) de Manuel Bandeira (1886-1968) e da crônica ―19 de maio de 1888‖ de Machado de Assis (1839-1908). Esta proposta visa promover a discussão sobre a necessidade de elaboração e execução de atividades que privilegiem o despertar do letramento literário no ensino fundamental.The encounter between student and literature should aim at turning him into an active reader, making him reflect upon subjects that can help his development as an individual and as a reader, through the analysis of a meaningful language and a search for meaning in what he reads. Thus, this paper has as central objective, which is to contribute to the promotion of literary literacy through methodological practices organized in the form of didactic sequences, mainly because many of current practices have brought difficulties to the formation of a proficient reader. Some of other objectives of this research are to widen student‘s literary repertoire in classroom, through methodological proposals with literary genres; to stimulate proficiency in the production of written literary texts at school, as well as to offer students theoretical support, specially concerning the discipline of Portuguese. In order to achieve these goals, three points will be discussed here: the first one will provide a historical overview about the teaching of literature, how is was, how it has been and how it should be, in order to minor the problems that have provide impediment for a better formation of a proficient reader. These discussions are based on the theoretical support of Zilberman (2009); Zilberman (2010); Cereja (2005); Compagnon (2012); Filipouski et al (2009); Cândido (1985); Paiva (2003); Sales (2011); Cosson (2011); PCNs (1998); PCNs (2001); Azevedo (2003); Silva (2009), among others. The second point shows that the methodology used in this study will contribute to a better teaching practice in the elementary stages; since this is a research of bibliographical nature, it is based on Gil (2002); Cordeiro (1999); Metring (2009), among others. The last point is organized in the form of a didactic sequence developed from the poem ―Vou-me embora pra Pasárgada‖ (1930), by Manuel Bandeira (1886-1968) and the chronicle ―19 de maio de 1888‖, by Machado de Assis (1839-1930). This proposal aims at promoting a discussion about the need of elaboration and development of activities that promote literary literacy in the elemental school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564PEREIRA, Hérica Paiva.SILVA, Marcelo Medeiros da.ARAÚJO, Francerly Moreira Barreiro de.2015-08-242017-12-29T13:20:42Z2017-12-292017-12-29T13:20:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/199ARAÚJO, Francerly Moreira Barreiro de. Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T18:04:43Zoai:localhost:riufcg/199Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T18:04:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.
Literature in elementary school: proposed literary literacy for the 9th grade.
title Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.
spellingShingle Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.
ARAÚJO, Francerly Moreira Barreiro de.
Ensino fundamental-formação de leitor
Letramento Literário
Leitura Literária
Literatura- ensino fundamental
Elementary education-reader training
Literary Literature
Literary Reading
Literature - fundamental education
Letras.
title_short Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.
title_full Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.
title_fullStr Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.
title_full_unstemmed Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.
title_sort Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano.
author ARAÚJO, Francerly Moreira Barreiro de.
author_facet ARAÚJO, Francerly Moreira Barreiro de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Daise Lilian Fonseca.
DIAS, D. L. F.
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564
PEREIRA, Hérica Paiva.
SILVA, Marcelo Medeiros da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Francerly Moreira Barreiro de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental-formação de leitor
Letramento Literário
Leitura Literária
Literatura- ensino fundamental
Elementary education-reader training
Literary Literature
Literary Reading
Literature - fundamental education
Letras.
topic Ensino fundamental-formação de leitor
Letramento Literário
Leitura Literária
Literatura- ensino fundamental
Elementary education-reader training
Literary Literature
Literary Reading
Literature - fundamental education
Letras.
description O encontro do aluno com a literatura deve contribuir para torná-lo um leitor mais ativo, fazendo-o refletir sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento de sua formação leitora, a partir de análises da linguagem plurissignificativa e da busca de sentido para o que leu. Assim, este trabalho tem como objetivo geral contribuir com a promoção do letramento literário através da efetivação de práticas metodológicas organizadas por meio de sequências didáticas, sobretudo porque muitas das atuais práticas têm trazido grandes entraves para a formação de leitores na escola. Os objetivos específicos desta pesquisa visam ampliar o repertório de leitura literária em sala de aula através de propostas metodológicas com gêneros literários; estimular a proficiência da produção escrita de textos literários na escola, bem como, oferecer pressupostos teóricos aos docentes que atuam no ensino fundamental, especificamente, na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, serão contemplados três pontos básicos: o primeiro se constitui de uma abordagem de como o ensino de literatura foi apresentado ao aluno numa perspectiva histórica, como é e como deveria ser esta aproximação do discente ao texto literário, de modo que os problemas que inviabilizam a formação do leitor sejam amenizados. Estas reflexões estão pautadas nos pressupostos teóricos apontados por Zilberman (2009); Zilberman (2010); Cereja (2005); Compagnon (2012); Filipouski et al (2009); Cândido (1985); Paiva (2003); Sales (2011); Cosson (2011); PCNs (1998); PCNs (2001); Azevedo (2003); Silva (2009), entre outros. O segundo ponto evidencia que a metodologia apresentada neste estudo contribuirá com a prática docente dos professores que irão trabalhar propostas de leitura e produção de textos literários no ensino fundamental II; por se tratar de uma pesquisa bibliográfica está fundamentada em Gil (2002); Cordeiro (1999); Metring (2009) e demais teóricos. O último ponto está organizado por meio de uma proposta metodológica em forma de sequências didáticas desenvolvidas a partir do poema ―Vou-me embora pra Pasárgada‖ (1930) de Manuel Bandeira (1886-1968) e da crônica ―19 de maio de 1888‖ de Machado de Assis (1839-1908). Esta proposta visa promover a discussão sobre a necessidade de elaboração e execução de atividades que privilegiem o despertar do letramento literário no ensino fundamental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-24
2017-12-29T13:20:42Z
2017-12-29
2017-12-29T13:20:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/199
ARAÚJO, Francerly Moreira Barreiro de. Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/199
identifier_str_mv ARAÚJO, Francerly Moreira Barreiro de. Literatura no ensino fundamental: proposta de letramento literário para o 9° ano. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744347905654784