Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 |
Resumo: | Mesmo diante da crise financeira que nosso país enfrenta, a busca por engenheiros capacitados continua. Estando ciente da importância de bons profissionais para a sociedade, bem como dá importância da aquisição dos conteúdos pelos alunos, o referido estudo possuiu o objetivo de traçar os paradigmas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, no curso de Engenharia de Produção da UFCG, campus Sumé – PB (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), durante 12 (doze) períodos letivos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a disciplina que possuiu o maior número de reprovações durante os semestres avaliados (2009.2 – 2015.1) foi a de Cálculo Diferencial e Integral I. Além disso, foi possível fazer o levantamento dos principais motivos que levam os alunos as reprovações, comparando as opiniões dos professores e as dos alunos. Por fim, verificou-se que é primordial a interação aluno e professor para boas práticas pedagógicas educacionais. |
id |
UFCG_dae3162bbda03817bb7588b32711f22b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32510 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.Diagnosis of teachers x students, regarding failures in calculus subjects at a Center for Sustainable Development in the Semi-Arid region.Disciplinas de cálculo - ensino superiorCentro de Desenvolvimento Sustentável do SemiáridoEnsino de cálculo para engenheirosCálculo diferencial integralCurso de Engenharia de Produção - CDSA UFCGCalculus subjects - higher educationSemiarid Sustainable Development CenterTeaching calculus to engineersIntegral differential calculusProduction Engineering Course - CDSA UFCGEducação.Mesmo diante da crise financeira que nosso país enfrenta, a busca por engenheiros capacitados continua. Estando ciente da importância de bons profissionais para a sociedade, bem como dá importância da aquisição dos conteúdos pelos alunos, o referido estudo possuiu o objetivo de traçar os paradigmas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, no curso de Engenharia de Produção da UFCG, campus Sumé – PB (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), durante 12 (doze) períodos letivos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a disciplina que possuiu o maior número de reprovações durante os semestres avaliados (2009.2 – 2015.1) foi a de Cálculo Diferencial e Integral I. Além disso, foi possível fazer o levantamento dos principais motivos que levam os alunos as reprovações, comparando as opiniões dos professores e as dos alunos. Por fim, verificou-se que é primordial a interação aluno e professor para boas práticas pedagógicas educacionais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-10-31T00:47:22Z2023-10-302023-10-31T00:47:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510RODRIGUES, Augusto José da Silva; TAVARES; Alandson de Lacerda; GOUVEIA, Wagner Farias; MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510porRODRIGUES, Augusto José da Silva.TAVARES, Alandson de Lacerda.GOUVEIA, Wagner Farias.MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque.SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-31T00:47:47Zoai:localhost:riufcg/32510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-31T00:47:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Diagnosis of teachers x students, regarding failures in calculus subjects at a Center for Sustainable Development in the Semi-Arid region. |
title |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. |
spellingShingle |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. RODRIGUES, Augusto José da Silva. Disciplinas de cálculo - ensino superior Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Ensino de cálculo para engenheiros Cálculo diferencial integral Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG Calculus subjects - higher education Semiarid Sustainable Development Center Teaching calculus to engineers Integral differential calculus Production Engineering Course - CDSA UFCG Educação. |
title_short |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. |
title_full |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. |
title_fullStr |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. |
title_sort |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. |
author |
RODRIGUES, Augusto José da Silva. |
author_facet |
RODRIGUES, Augusto José da Silva. TAVARES, Alandson de Lacerda. GOUVEIA, Wagner Farias. MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque. SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. |
author_role |
author |
author2 |
TAVARES, Alandson de Lacerda. GOUVEIA, Wagner Farias. MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque. SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Augusto José da Silva. TAVARES, Alandson de Lacerda. GOUVEIA, Wagner Farias. MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque. SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplinas de cálculo - ensino superior Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Ensino de cálculo para engenheiros Cálculo diferencial integral Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG Calculus subjects - higher education Semiarid Sustainable Development Center Teaching calculus to engineers Integral differential calculus Production Engineering Course - CDSA UFCG Educação. |
topic |
Disciplinas de cálculo - ensino superior Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Ensino de cálculo para engenheiros Cálculo diferencial integral Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG Calculus subjects - higher education Semiarid Sustainable Development Center Teaching calculus to engineers Integral differential calculus Production Engineering Course - CDSA UFCG Educação. |
description |
Mesmo diante da crise financeira que nosso país enfrenta, a busca por engenheiros capacitados continua. Estando ciente da importância de bons profissionais para a sociedade, bem como dá importância da aquisição dos conteúdos pelos alunos, o referido estudo possuiu o objetivo de traçar os paradigmas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, no curso de Engenharia de Produção da UFCG, campus Sumé – PB (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), durante 12 (doze) períodos letivos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a disciplina que possuiu o maior número de reprovações durante os semestres avaliados (2009.2 – 2015.1) foi a de Cálculo Diferencial e Integral I. Além disso, foi possível fazer o levantamento dos principais motivos que levam os alunos as reprovações, comparando as opiniões dos professores e as dos alunos. Por fim, verificou-se que é primordial a interação aluno e professor para boas práticas pedagógicas educacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2023-10-31T00:47:22Z 2023-10-30 2023-10-31T00:47:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 RODRIGUES, Augusto José da Silva; TAVARES; Alandson de Lacerda; GOUVEIA, Wagner Farias; MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Augusto José da Silva; TAVARES; Alandson de Lacerda; GOUVEIA, Wagner Farias; MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744597982642176 |