A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEIRA, Glenda Hilnara Silva.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28493
Resumo: O presente trabalho corresponde à investigação da prática de seminários no âmbito da formação inicial do professor, objetivando, especificamente: a) Identificar e caracterizar as unidades retóricas constitutivas do seminário; b) Analisar as semelhanças e diferenças na construção de aberturas e fechamentos para a realização do evento; c) Relacionar as unidades retóricas com a mobilização de conhecimento durante a execução das etapas, que iniciam e fecham o evento. Para tanto, analisamos seis apresentações de seminários da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos (PLPT II), no período de 2010.2, à luz dos estudos de seminário enquanto evento comunicativo, registrado, principalmente, nas obras de Vieira (2007) e Silva (2007), além do conceito e das características de unidades retóricas, apresentada pela Teoria das Estruturas Retóricas do Texto (TERT), segundo Swales (1990) e ressignificadas por estudiosos como Meurer (1997) e Biase-Rodrigues (1998), e da didatização de saberes (RAFAEL,2001; HALTÉ, 2008). Nesse sentido, com a finalidade de respondermos a questão de pesquisa: Qual a interferência das unidades retóricas na prática de seminário para a mobilização dos conteúdos?, norteamos nosso estudo na organização interna da exposição oral, proposto por Dolz, Schneuwly et. al. (2004), enquanto estratégias que compõem as unidades retóricas. Para isso, apontamos dois tópicos de análise, um pautado na identificação de estratégias nas duas fases em questão, a partir dos critérios de ausência e presença e, em decorrência disso, observar de que forma elas interferem na mobilização do saber, estabelecendo, portanto, um aspecto circular em que estratégias e didatização são mutuamente influenciadas. Os resultados mostram que a prática de exposição do/no evento se compõe de estratégias que auxiliam a didatização do conteúdo, facilitando e delimitando os tópicos de discussão, de forma a interferir contribuindo na apreensão do saber e na nivelação em escala de satisfação. Assim sendo, não é suficiente conhecer o conteúdo em si, saber didatizá-lo é o que torna tal evento mais ou menos satisfatório em função dos sujeitos que os promove ou da audiência que interage. Nesta perspectiva, este estudo inserido na área da oralidade, especificamente formal e pública, aponta para a necessidade de pesquisas, tendo em vista que esta abordagem foi, durante muito tempo, discriminada, e que se reveste de extrema importância para uma comunidade letrada.
id UFCG_dbcec8e5ebd8898c80f10cf542824599
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28493
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.Seminar practice and rhetorical units as intervening factors.SemináriosUnidades retóricasMobilização do saberFormação de professores - semináriosEvento seminárioSeminarsRhetorical unitsMobilization of knowledgeTeacher training - seminarsSeminar eventLinguísticaO presente trabalho corresponde à investigação da prática de seminários no âmbito da formação inicial do professor, objetivando, especificamente: a) Identificar e caracterizar as unidades retóricas constitutivas do seminário; b) Analisar as semelhanças e diferenças na construção de aberturas e fechamentos para a realização do evento; c) Relacionar as unidades retóricas com a mobilização de conhecimento durante a execução das etapas, que iniciam e fecham o evento. Para tanto, analisamos seis apresentações de seminários da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos (PLPT II), no período de 2010.2, à luz dos estudos de seminário enquanto evento comunicativo, registrado, principalmente, nas obras de Vieira (2007) e Silva (2007), além do conceito e das características de unidades retóricas, apresentada pela Teoria das Estruturas Retóricas do Texto (TERT), segundo Swales (1990) e ressignificadas por estudiosos como Meurer (1997) e Biase-Rodrigues (1998), e da didatização de saberes (RAFAEL,2001; HALTÉ, 2008). Nesse sentido, com a finalidade de respondermos a questão de pesquisa: Qual a interferência das unidades retóricas na prática de seminário para a mobilização dos conteúdos?, norteamos nosso estudo na organização interna da exposição oral, proposto por Dolz, Schneuwly et. al. (2004), enquanto estratégias que compõem as unidades retóricas. Para isso, apontamos dois tópicos de análise, um pautado na identificação de estratégias nas duas fases em questão, a partir dos critérios de ausência e presença e, em decorrência disso, observar de que forma elas interferem na mobilização do saber, estabelecendo, portanto, um aspecto circular em que estratégias e didatização são mutuamente influenciadas. Os resultados mostram que a prática de exposição do/no evento se compõe de estratégias que auxiliam a didatização do conteúdo, facilitando e delimitando os tópicos de discussão, de forma a interferir contribuindo na apreensão do saber e na nivelação em escala de satisfação. Assim sendo, não é suficiente conhecer o conteúdo em si, saber didatizá-lo é o que torna tal evento mais ou menos satisfatório em função dos sujeitos que os promove ou da audiência que interage. Nesta perspectiva, este estudo inserido na área da oralidade, especificamente formal e pública, aponta para a necessidade de pesquisas, tendo em vista que esta abordagem foi, durante muito tempo, discriminada, e que se reveste de extrema importância para uma comunidade letrada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.http://lattes.cnpq.br/0044907035446244RAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.MEIRA, Glenda Hilnara Silva.20112022-12-28T11:33:39Z2022-12-282022-12-28T11:33:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28493MEIRA, Glenda Hilnara Silva. A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes. 2011. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-28T11:34:17Zoai:localhost:riufcg/28493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-28T11:34:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.
Seminar practice and rhetorical units as intervening factors.
title A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.
spellingShingle A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.
MEIRA, Glenda Hilnara Silva.
Seminários
Unidades retóricas
Mobilização do saber
Formação de professores - seminários
Evento seminário
Seminars
Rhetorical units
Mobilization of knowledge
Teacher training - seminars
Seminar event
Linguística
title_short A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.
title_full A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.
title_fullStr A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.
title_full_unstemmed A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.
title_sort A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes.
author MEIRA, Glenda Hilnara Silva.
author_facet MEIRA, Glenda Hilnara Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Williany Miranda da.
SILVA, W. M.
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244
RAFAEL, Edmilson Luiz.
RAFAEL, E. L.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEIRA, Glenda Hilnara Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Seminários
Unidades retóricas
Mobilização do saber
Formação de professores - seminários
Evento seminário
Seminars
Rhetorical units
Mobilization of knowledge
Teacher training - seminars
Seminar event
Linguística
topic Seminários
Unidades retóricas
Mobilização do saber
Formação de professores - seminários
Evento seminário
Seminars
Rhetorical units
Mobilization of knowledge
Teacher training - seminars
Seminar event
Linguística
description O presente trabalho corresponde à investigação da prática de seminários no âmbito da formação inicial do professor, objetivando, especificamente: a) Identificar e caracterizar as unidades retóricas constitutivas do seminário; b) Analisar as semelhanças e diferenças na construção de aberturas e fechamentos para a realização do evento; c) Relacionar as unidades retóricas com a mobilização de conhecimento durante a execução das etapas, que iniciam e fecham o evento. Para tanto, analisamos seis apresentações de seminários da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos (PLPT II), no período de 2010.2, à luz dos estudos de seminário enquanto evento comunicativo, registrado, principalmente, nas obras de Vieira (2007) e Silva (2007), além do conceito e das características de unidades retóricas, apresentada pela Teoria das Estruturas Retóricas do Texto (TERT), segundo Swales (1990) e ressignificadas por estudiosos como Meurer (1997) e Biase-Rodrigues (1998), e da didatização de saberes (RAFAEL,2001; HALTÉ, 2008). Nesse sentido, com a finalidade de respondermos a questão de pesquisa: Qual a interferência das unidades retóricas na prática de seminário para a mobilização dos conteúdos?, norteamos nosso estudo na organização interna da exposição oral, proposto por Dolz, Schneuwly et. al. (2004), enquanto estratégias que compõem as unidades retóricas. Para isso, apontamos dois tópicos de análise, um pautado na identificação de estratégias nas duas fases em questão, a partir dos critérios de ausência e presença e, em decorrência disso, observar de que forma elas interferem na mobilização do saber, estabelecendo, portanto, um aspecto circular em que estratégias e didatização são mutuamente influenciadas. Os resultados mostram que a prática de exposição do/no evento se compõe de estratégias que auxiliam a didatização do conteúdo, facilitando e delimitando os tópicos de discussão, de forma a interferir contribuindo na apreensão do saber e na nivelação em escala de satisfação. Assim sendo, não é suficiente conhecer o conteúdo em si, saber didatizá-lo é o que torna tal evento mais ou menos satisfatório em função dos sujeitos que os promove ou da audiência que interage. Nesta perspectiva, este estudo inserido na área da oralidade, especificamente formal e pública, aponta para a necessidade de pesquisas, tendo em vista que esta abordagem foi, durante muito tempo, discriminada, e que se reveste de extrema importância para uma comunidade letrada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2022-12-28T11:33:39Z
2022-12-28
2022-12-28T11:33:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28493
MEIRA, Glenda Hilnara Silva. A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes. 2011. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28493
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28493
identifier_str_mv MEIRA, Glenda Hilnara Silva. A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes. 2011. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565756755968