O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo0 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727 |
Resumo: | A intenção deste trabalho é compreender o currículo escolar no entendimento de educadores de duas escolas do ensino fundamental I do município de Sumé. Este estudo envolveu dezoito professores graduados e alguns destes com pós-graduação. O procedimento utilizado foi o questionário como coleta de informações, o instrumento foi elaborado com questões abertas e questões fechadas. A abordagem recai sobre o currículo e questiona esses educadores sobre assuntos em torno do mesmo: como o trabalho em sala de aula, como são trabalhados os temas locais, as fontes de pesquisas que dão suporte ao trabalho do professor, a construção do currículo, o ensino no cariri paraibano e a seleção de conteúdos. Os resultados indicam que o assunto currículo escolar praticamente não faz parte das discussões pedagógicas das escolas envolvidas nessa pesquisa. O entendimento de grande parte dos educadores pesquisados é que o currículo são as ações desenvolvidas no ambiente escolar, embora esta compreensão seja mais no sentido de currículo como conteúdos programáticos. O estudo detecta uma lacuna entre Semiárido e o trabalho em sala de aula destes professores. |
id |
UFCG_a84bcbb56f33a5c951fca243fc714b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8727 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.The school curriculum in the view of teachers of schools of the municipal network of Sumé.Educação contextualizadaCurrículo escolarSemiáridoContextualized education School curriculum SemiaridA intenção deste trabalho é compreender o currículo escolar no entendimento de educadores de duas escolas do ensino fundamental I do município de Sumé. Este estudo envolveu dezoito professores graduados e alguns destes com pós-graduação. O procedimento utilizado foi o questionário como coleta de informações, o instrumento foi elaborado com questões abertas e questões fechadas. A abordagem recai sobre o currículo e questiona esses educadores sobre assuntos em torno do mesmo: como o trabalho em sala de aula, como são trabalhados os temas locais, as fontes de pesquisas que dão suporte ao trabalho do professor, a construção do currículo, o ensino no cariri paraibano e a seleção de conteúdos. Os resultados indicam que o assunto currículo escolar praticamente não faz parte das discussões pedagógicas das escolas envolvidas nessa pesquisa. O entendimento de grande parte dos educadores pesquisados é que o currículo são as ações desenvolvidas no ambiente escolar, embora esta compreensão seja mais no sentido de currículo como conteúdos programáticos. O estudo detecta uma lacuna entre Semiárido e o trabalho em sala de aula destes professores.This work aims to understand the school curriculum in the understanding of educators in two elementary schools in the municipality of Sumé. This study involved eighteen graduated teachers and some of them are post graduated. The procedure for data collection was a questionnaire designed with open and closed questions.The approach rests on the curriculum and it questions teachers about these issues around it:how the work in the classroom is; how local issues are worked, research sources which support the work of the teacher, the construction of curriculum, teaching in the Cariri area of Paraiba and the content selection. The results indicate that the subject curriculum is hardly ever part of the pedagogical discussions of the schools involved in this research.The understanding of many part of the educators surveyed is that the curriculum are the actions undertaken in the school environment, although this understanding is more to curriculum as a syllabus.The study detects a gap between the Semiaridissue and the work these teachers in classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.ZAIDAN, Humberto Actis.ARAÚJO, José Egnaldo Alves de.20112019-10-31T12:32:37Z2019-10-312019-10-31T12:32:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo0http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. 2011. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T13:12:05Zoai:localhost:riufcg/8727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T13:12:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. The school curriculum in the view of teachers of schools of the municipal network of Sumé. |
title |
O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. |
spellingShingle |
O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. Educação contextualizada Currículo escolar Semiárido Contextualized education School curriculum Semiarid |
title_short |
O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. |
title_full |
O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. |
title_fullStr |
O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. |
title_full_unstemmed |
O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. |
title_sort |
O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. |
author |
ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. |
author_facet |
ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Idelsuite de Sousa. LIMA, I. S. http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. ZAIDAN, Humberto Actis. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação contextualizada Currículo escolar Semiárido Contextualized education School curriculum Semiarid |
topic |
Educação contextualizada Currículo escolar Semiárido Contextualized education School curriculum Semiarid |
description |
A intenção deste trabalho é compreender o currículo escolar no entendimento de educadores de duas escolas do ensino fundamental I do município de Sumé. Este estudo envolveu dezoito professores graduados e alguns destes com pós-graduação. O procedimento utilizado foi o questionário como coleta de informações, o instrumento foi elaborado com questões abertas e questões fechadas. A abordagem recai sobre o currículo e questiona esses educadores sobre assuntos em torno do mesmo: como o trabalho em sala de aula, como são trabalhados os temas locais, as fontes de pesquisas que dão suporte ao trabalho do professor, a construção do currículo, o ensino no cariri paraibano e a seleção de conteúdos. Os resultados indicam que o assunto currículo escolar praticamente não faz parte das discussões pedagógicas das escolas envolvidas nessa pesquisa. O entendimento de grande parte dos educadores pesquisados é que o currículo são as ações desenvolvidas no ambiente escolar, embora esta compreensão seja mais no sentido de currículo como conteúdos programáticos. O estudo detecta uma lacuna entre Semiárido e o trabalho em sala de aula destes professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-10-31T12:32:37Z 2019-10-31 2019-10-31T12:32:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo0 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727 ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. 2011. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo0 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. 2011. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744408941166592 |