O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, José Egnaldo Alves de.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo0
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727
Resumo: A intenção deste trabalho é compreender o currículo escolar no entendimento de educadores de duas escolas do ensino fundamental I do município de Sumé. Este estudo envolveu dezoito professores graduados e alguns destes com pós-graduação. O procedimento utilizado foi o questionário como coleta de informações, o instrumento foi elaborado com questões abertas e questões fechadas. A abordagem recai sobre o currículo e questiona esses educadores sobre assuntos em torno do mesmo: como o trabalho em sala de aula, como são trabalhados os temas locais, as fontes de pesquisas que dão suporte ao trabalho do professor, a construção do currículo, o ensino no cariri paraibano e a seleção de conteúdos. Os resultados indicam que o assunto currículo escolar praticamente não faz parte das discussões pedagógicas das escolas envolvidas nessa pesquisa. O entendimento de grande parte dos educadores pesquisados é que o currículo são as ações desenvolvidas no ambiente escolar, embora esta compreensão seja mais no sentido de currículo como conteúdos programáticos. O estudo detecta uma lacuna entre Semiárido e o trabalho em sala de aula destes professores.
id UFCG_a84bcbb56f33a5c951fca243fc714b45
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8727
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.The school curriculum in the view of teachers of schools of the municipal network of Sumé.Educação contextualizadaCurrículo escolarSemiáridoContextualized education  School curriculum  SemiaridA intenção deste trabalho é compreender o currículo escolar no entendimento de educadores de duas escolas do ensino fundamental I do município de Sumé. Este estudo envolveu dezoito professores graduados e alguns destes com pós-graduação. O procedimento utilizado foi o questionário como coleta de informações, o instrumento foi elaborado com questões abertas e questões fechadas. A abordagem recai sobre o currículo e questiona esses educadores sobre assuntos em torno do mesmo: como o trabalho em sala de aula, como são trabalhados os temas locais, as fontes de pesquisas que dão suporte ao trabalho do professor, a construção do currículo, o ensino no cariri paraibano e a seleção de conteúdos. Os resultados indicam que o assunto currículo escolar praticamente não faz parte das discussões pedagógicas das escolas envolvidas nessa pesquisa. O entendimento de grande parte dos educadores pesquisados é que o currículo são as ações desenvolvidas no ambiente escolar, embora esta compreensão seja mais no sentido de currículo como conteúdos programáticos. O estudo detecta uma lacuna entre Semiárido e o trabalho em sala de aula destes professores.This work aims to understand the school curriculum in the understanding of educators in two elementary schools in the municipality of Sumé. This study involved eighteen graduated teachers and some of them are post graduated. The procedure for data collection was a questionnaire designed with open and closed questions.The approach rests on the curriculum and it questions teachers about these issues around it:how the work in the classroom is; how local issues are worked, research sources which support the work of the teacher, the construction of curriculum, teaching in the Cariri area of Paraiba and the content selection. The results indicate that the subject curriculum is hardly ever part of the pedagogical discussions of the schools involved in this research.The understanding of many part of the educators surveyed is that the curriculum are the actions undertaken in the school environment, although this understanding is more to curriculum as a syllabus.The study detects a gap between the Semiaridissue and the work these teachers in classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.ZAIDAN, Humberto Actis.ARAÚJO, José Egnaldo Alves de.20112019-10-31T12:32:37Z2019-10-312019-10-31T12:32:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo0http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. 2011. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T13:12:05Zoai:localhost:riufcg/8727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T13:12:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
The school curriculum in the view of teachers of schools of the municipal network of Sumé.
title O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
spellingShingle O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
ARAÚJO, José Egnaldo Alves de.
Educação contextualizada
Currículo escolar
Semiárido
Contextualized education  
School curriculum  
Semiarid
title_short O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
title_full O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
title_fullStr O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
title_full_unstemmed O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
title_sort O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
author ARAÚJO, José Egnaldo Alves de.
author_facet ARAÚJO, José Egnaldo Alves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Idelsuite de Sousa.
LIMA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
ZAIDAN, Humberto Actis.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, José Egnaldo Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contextualizada
Currículo escolar
Semiárido
Contextualized education  
School curriculum  
Semiarid
topic Educação contextualizada
Currículo escolar
Semiárido
Contextualized education  
School curriculum  
Semiarid
description A intenção deste trabalho é compreender o currículo escolar no entendimento de educadores de duas escolas do ensino fundamental I do município de Sumé. Este estudo envolveu dezoito professores graduados e alguns destes com pós-graduação. O procedimento utilizado foi o questionário como coleta de informações, o instrumento foi elaborado com questões abertas e questões fechadas. A abordagem recai sobre o currículo e questiona esses educadores sobre assuntos em torno do mesmo: como o trabalho em sala de aula, como são trabalhados os temas locais, as fontes de pesquisas que dão suporte ao trabalho do professor, a construção do currículo, o ensino no cariri paraibano e a seleção de conteúdos. Os resultados indicam que o assunto currículo escolar praticamente não faz parte das discussões pedagógicas das escolas envolvidas nessa pesquisa. O entendimento de grande parte dos educadores pesquisados é que o currículo são as ações desenvolvidas no ambiente escolar, embora esta compreensão seja mais no sentido de currículo como conteúdos programáticos. O estudo detecta uma lacuna entre Semiárido e o trabalho em sala de aula destes professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-10-31T12:32:37Z
2019-10-31
2019-10-31T12:32:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo0
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727
ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. 2011. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo0
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727
identifier_str_mv ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. 2011. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744408941166592