O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEROZ, Tuany Roberta.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7031
Resumo: Dinamizar o ensino de história é um desafio que se apresenta diariamente em sala de aulae despertar o interesse do aluno pelo estudo da história nem sempre é tarefa fácil. A educação patrimonial pode contribuir nesse sentido instigando o aluno a reconhecer e valorizar os patrimônios históricos que constituem a memória coletiva do seu lugar. O Museu do Homem do Curimataú será utilizado nesta pesquisa como palco para a aproximação dos alunos com a história local do município de Cuité, contribuindo para a compreensão das fontes históricas a partir do seu acervo além de sensibilizar para a importância da preservação do patrimônio para a construção do saber histórico. Portanto, a realização de ações educativas no Museu do Homem do Curimataú objetiva aproximar os alunos da discussão acerca da História Local, os levando a conhecer, e a reconhecer a sua história, a história do seu lugar, a sua identidade. Contribuindo desta maneira para a construção da cidadania e atentar para a necessidade da preservação do patrimônio, através do reconhecimento da importância da participação de todos os sujeitos no processo de construção histórica.
id UFCG_dc2afd52fd79f26a8f65ff67f6462950
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7031
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.The museum as a didactic strategy: an experience at the Curimataú Museum of Man, Cuité - PB.El museo como estrategia didáctica: una experiencia en el Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.Educação patrimonialEnsino de históriaCidadaniaHeritage educationTeaching historyCitizenshipEducación patrimonialEnseñanza de la historiaCiudadaníaEducaçãoDinamizar o ensino de história é um desafio que se apresenta diariamente em sala de aulae despertar o interesse do aluno pelo estudo da história nem sempre é tarefa fácil. A educação patrimonial pode contribuir nesse sentido instigando o aluno a reconhecer e valorizar os patrimônios históricos que constituem a memória coletiva do seu lugar. O Museu do Homem do Curimataú será utilizado nesta pesquisa como palco para a aproximação dos alunos com a história local do município de Cuité, contribuindo para a compreensão das fontes históricas a partir do seu acervo além de sensibilizar para a importância da preservação do patrimônio para a construção do saber histórico. Portanto, a realização de ações educativas no Museu do Homem do Curimataú objetiva aproximar os alunos da discussão acerca da História Local, os levando a conhecer, e a reconhecer a sua história, a história do seu lugar, a sua identidade. Contribuindo desta maneira para a construção da cidadania e atentar para a necessidade da preservação do patrimônio, através do reconhecimento da importância da participação de todos os sujeitos no processo de construção histórica.Dynamising the teaching of history is a challenge that shows daily in the classroom and arousing the student‟s interest by the study of history is not always easy task. The heritage education can contribute in this sense inciting student to recognize and value historical patrimony that constitute the collective memory of his/her place. The Museu do Homem do Curimataú will be used in this research as stage to approximation of students with local history of Cuité borough, contributing to comprehension of historical sources from its collection, beyond sensitizing to the importance of patrimony preservation for the construction of the historical knowledge. Therefore, the realization of educational actions in the Museu do Homem do Curimataú aims to approximate students of the discussions about local history, leading them to know and recognize his/her history, the history of his/her place, his/her identity. Contributing in this way to the citizenship construction and attempting to the necessity of the patrimony preservation beyond recognition of the importance of the participations of all subjects in the historical construction process.Dinamizar la enseñanza de la historia es un reto que se presenta a diario en el aula y despertar el interés del alumno por el estudio de la historia no siempre es tarea fácil. La educación patrimonial puede contribuir en este sentido, incentivando al estudiante a reconocer y valorar el patrimonio histórico que constituye la memoria colectiva de su lugar. El Museu do Homem do Curimataú será utilizado en esta investigación como escenario para acercar a los estudiantes a la historia local del municipio de Cuité, contribuyendo a la comprensión de las fuentes históricas de su colección, además de sensibilizar sobre la importancia de preservar patrimonio para la construcción del conocimiento histórico. Por lo tanto, la realización de actividades educativas en el Museu do Homem do Curimataú tiene como objetivo acercar a los estudiantes a la discusión sobre la Historia Local, llevándolos a conocer y reconocer su historia, la historia de su lugar, su identidad. Contribuyendo así a la construcción de ciudadanía y prestando atención a la necesidad de preservar el patrimonio, a través del reconocimiento de la importancia de la participación de todos los sujetos en el proceso de construcción histórica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes doshttp://lattes.cnpq.br/106175495951569LINHEIRA, Caroline Zabendzala.MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.QUEROZ, Tuany Roberta.20142019-09-16T12:27:02Z2019-09-162019-09-16T12:27:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7031QUEIROZ, Tuany Roberta. O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB. 2014. 51fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T17:04:44Zoai:localhost:riufcg/7031Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T17:04:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
The museum as a didactic strategy: an experience at the Curimataú Museum of Man, Cuité - PB.
El museo como estrategia didáctica: una experiencia en el Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
title O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
spellingShingle O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
QUEROZ, Tuany Roberta.
Educação patrimonial
Ensino de história
Cidadania
Heritage education
Teaching history
Citizenship
Educación patrimonial
Enseñanza de la historia
Ciudadanía
Educação
title_short O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
title_full O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
title_fullStr O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
title_full_unstemmed O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
title_sort O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
author QUEROZ, Tuany Roberta.
author_facet QUEROZ, Tuany Roberta.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos
http://lattes.cnpq.br/106175495951569
LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEROZ, Tuany Roberta.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Ensino de história
Cidadania
Heritage education
Teaching history
Citizenship
Educación patrimonial
Enseñanza de la historia
Ciudadanía
Educação
topic Educação patrimonial
Ensino de história
Cidadania
Heritage education
Teaching history
Citizenship
Educación patrimonial
Enseñanza de la historia
Ciudadanía
Educação
description Dinamizar o ensino de história é um desafio que se apresenta diariamente em sala de aulae despertar o interesse do aluno pelo estudo da história nem sempre é tarefa fácil. A educação patrimonial pode contribuir nesse sentido instigando o aluno a reconhecer e valorizar os patrimônios históricos que constituem a memória coletiva do seu lugar. O Museu do Homem do Curimataú será utilizado nesta pesquisa como palco para a aproximação dos alunos com a história local do município de Cuité, contribuindo para a compreensão das fontes históricas a partir do seu acervo além de sensibilizar para a importância da preservação do patrimônio para a construção do saber histórico. Portanto, a realização de ações educativas no Museu do Homem do Curimataú objetiva aproximar os alunos da discussão acerca da História Local, os levando a conhecer, e a reconhecer a sua história, a história do seu lugar, a sua identidade. Contribuindo desta maneira para a construção da cidadania e atentar para a necessidade da preservação do patrimônio, através do reconhecimento da importância da participação de todos os sujeitos no processo de construção histórica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-16T12:27:02Z
2019-09-16
2019-09-16T12:27:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7031
QUEIROZ, Tuany Roberta. O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB. 2014. 51fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7031
identifier_str_mv QUEIROZ, Tuany Roberta. O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB. 2014. 51fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744394652221440