Suporte para auxílio da leitura por idosos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953 |
Resumo: | A leitura está sendo inserida, progressivamente, no dia-a-dia dos brasileiros, seja através de livros digitais ou físicos, o que contribui para estimular mentalmente a população, principalmente os idosos que sofrem com a queda de sua cognição. Atrelando isso à oportunidade de tornar esse momento mais agradável e confortável para a terceira idade (população crescente no país), foi iniciado o desenvolvimento de um suporte para auxiliar e para promover a memória afetiva. Para isso, utilizou-se o método projetual de Horst Rittel (adaptado), que envolve a definição da problemática, a coleta e análise de informações, seguido do desenvolvimento e avaliação de soluções, e finalizando com testes e implementos da alternativa escolhida. O resultado foi a criação de um suporte leve, compacto, que pode ser facilmente transportado/armazenado e que otimiza o momento da leitura através de prendedores de páginas funcionais, compartimentos para armazenagem de acessórios extras, dos pés com dispositivo de nivelamento (para superfícies irregulares) e dos níveis de inclinação do suporte que foram definidos pensando no conforto postural do público. Concluindo, o projeto mostrou o quanto a memória afetiva influencia na escolha de um artefato e em como ela é capaz de gerar no indivíduo um envolvimento/ apego ao objeto, tornando mais singular a relação usuário-produto e a ampliando a intenção de compra do consumidor. |
id |
UFCG_dcbecf8d81ba6b5411f0a1007151078d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27953 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Suporte para auxílio da leitura por idosos.Support for reading assistance for the elderly.Projeto de produtoIdosos - leituraSuporte de leitura - idososDesign inclusivoLeitura na terceira idadeMelhor idade - leituraMemória afetivaSemântica - designMétodo Projetual de Horst RittelProduct designSeniors - readingReading support - seniorsInclusive designReading in old ageBest age - readingAffective memorySemantics - designHorst Rittel's Design MethodDesignA leitura está sendo inserida, progressivamente, no dia-a-dia dos brasileiros, seja através de livros digitais ou físicos, o que contribui para estimular mentalmente a população, principalmente os idosos que sofrem com a queda de sua cognição. Atrelando isso à oportunidade de tornar esse momento mais agradável e confortável para a terceira idade (população crescente no país), foi iniciado o desenvolvimento de um suporte para auxiliar e para promover a memória afetiva. Para isso, utilizou-se o método projetual de Horst Rittel (adaptado), que envolve a definição da problemática, a coleta e análise de informações, seguido do desenvolvimento e avaliação de soluções, e finalizando com testes e implementos da alternativa escolhida. O resultado foi a criação de um suporte leve, compacto, que pode ser facilmente transportado/armazenado e que otimiza o momento da leitura através de prendedores de páginas funcionais, compartimentos para armazenagem de acessórios extras, dos pés com dispositivo de nivelamento (para superfícies irregulares) e dos níveis de inclinação do suporte que foram definidos pensando no conforto postural do público. Concluindo, o projeto mostrou o quanto a memória afetiva influencia na escolha de um artefato e em como ela é capaz de gerar no indivíduo um envolvimento/ apego ao objeto, tornando mais singular a relação usuário-produto e a ampliando a intenção de compra do consumidor.Reading is being progressively inserted in the daily life of Brazilians, whether through digital or physical books, which contributes to mentally stimulate the population, especially the elderly, who suffer from the loss of their cognition. Linking it to the opportunity to make this moment more pleasant and comfortable for the elderly (growing population in the country), the development of a support to help and to promote affective memory was started. For this, the design method of Horst Rittel (adapted) was used, which involves the definition of the problem, the collection and analysis of information, followed by the development and evaluation of solutions, ending with tests and implementations of the chosen alternative. The result was the creation of a compact and lightweight standing support that can be easily transported/ stored, and that optimizes reading time through functional page fasteners, storage compartments for extra accessories, a leveling device (for uneven surfaces) and the support inclination levels that were defined considering the postural comfort of the audience. In conclusion, the project showed how affective memory influences the choice of an artifact, and how it is capable of generating an involvement/attachment to the object in the individual, making the user-product relationship more unique, and expanding the consumer’s purchase intention.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTUFCGARAÚJO, Rafaela Duarte Almeida.ARAÚJO, R. D. A.http://lattes.cnpq.br/0549028778510051GUEDES, João Batista.GUEDES, J. B.SOUZA, Levi Galdino de.SOUZA, L. G.MORAES, Luana Gabriela Luna de.2022-032022-11-17T18:13:58Z2022-11-172022-11-17T18:13:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953MORAES, Luana Gabriela Luna de. Suporte para auxílio da leitura por idosos. 2022. 123f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-17T18:21:22Zoai:localhost:riufcg/27953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-17T18:21:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suporte para auxílio da leitura por idosos. Support for reading assistance for the elderly. |
title |
Suporte para auxílio da leitura por idosos. |
spellingShingle |
Suporte para auxílio da leitura por idosos. MORAES, Luana Gabriela Luna de. Projeto de produto Idosos - leitura Suporte de leitura - idosos Design inclusivo Leitura na terceira idade Melhor idade - leitura Memória afetiva Semântica - design Método Projetual de Horst Rittel Product design Seniors - reading Reading support - seniors Inclusive design Reading in old age Best age - reading Affective memory Semantics - design Horst Rittel's Design Method Design |
title_short |
Suporte para auxílio da leitura por idosos. |
title_full |
Suporte para auxílio da leitura por idosos. |
title_fullStr |
Suporte para auxílio da leitura por idosos. |
title_full_unstemmed |
Suporte para auxílio da leitura por idosos. |
title_sort |
Suporte para auxílio da leitura por idosos. |
author |
MORAES, Luana Gabriela Luna de. |
author_facet |
MORAES, Luana Gabriela Luna de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ARAÚJO, Rafaela Duarte Almeida. ARAÚJO, R. D. A. http://lattes.cnpq.br/0549028778510051 GUEDES, João Batista. GUEDES, J. B. SOUZA, Levi Galdino de. SOUZA, L. G. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, Luana Gabriela Luna de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de produto Idosos - leitura Suporte de leitura - idosos Design inclusivo Leitura na terceira idade Melhor idade - leitura Memória afetiva Semântica - design Método Projetual de Horst Rittel Product design Seniors - reading Reading support - seniors Inclusive design Reading in old age Best age - reading Affective memory Semantics - design Horst Rittel's Design Method Design |
topic |
Projeto de produto Idosos - leitura Suporte de leitura - idosos Design inclusivo Leitura na terceira idade Melhor idade - leitura Memória afetiva Semântica - design Método Projetual de Horst Rittel Product design Seniors - reading Reading support - seniors Inclusive design Reading in old age Best age - reading Affective memory Semantics - design Horst Rittel's Design Method Design |
description |
A leitura está sendo inserida, progressivamente, no dia-a-dia dos brasileiros, seja através de livros digitais ou físicos, o que contribui para estimular mentalmente a população, principalmente os idosos que sofrem com a queda de sua cognição. Atrelando isso à oportunidade de tornar esse momento mais agradável e confortável para a terceira idade (população crescente no país), foi iniciado o desenvolvimento de um suporte para auxiliar e para promover a memória afetiva. Para isso, utilizou-se o método projetual de Horst Rittel (adaptado), que envolve a definição da problemática, a coleta e análise de informações, seguido do desenvolvimento e avaliação de soluções, e finalizando com testes e implementos da alternativa escolhida. O resultado foi a criação de um suporte leve, compacto, que pode ser facilmente transportado/armazenado e que otimiza o momento da leitura através de prendedores de páginas funcionais, compartimentos para armazenagem de acessórios extras, dos pés com dispositivo de nivelamento (para superfícies irregulares) e dos níveis de inclinação do suporte que foram definidos pensando no conforto postural do público. Concluindo, o projeto mostrou o quanto a memória afetiva influencia na escolha de um artefato e em como ela é capaz de gerar no indivíduo um envolvimento/ apego ao objeto, tornando mais singular a relação usuário-produto e a ampliando a intenção de compra do consumidor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03 2022-11-17T18:13:58Z 2022-11-17 2022-11-17T18:13:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953 MORAES, Luana Gabriela Luna de. Suporte para auxílio da leitura por idosos. 2022. 123f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953 |
identifier_str_mv |
MORAES, Luana Gabriela Luna de. Suporte para auxílio da leitura por idosos. 2022. 123f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744561252073472 |