Hystorium: o design digital como promotor do hábito e do gosto pela leitura de livros nos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Eduardo Carlos Dorazio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Durante, Lucas
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14602
Resumo: O presente trabalho discute a influência do design sobre os hábitos das pessoas e como essa área pode ajudar a incentivar o brasileiro a ler mais livros, visto que, de um modo geral, o Brasil não possui esse hábito ou é muito pouco difundido na sociedade. O ato de ler livros passou por diversos contextos, em diferentes épocas, até chegar nos moldes como conhecemos hoje, uma atividade essencial para o desenvolvimento do intelecto e do pensamento crítico, a qual já foi muito valorizada nos séculos passados, mas que hoje não está tão presente dentre os jovens. Assim, para que pudesse desenvolver ações a fim de colaborar para solucionar esse problema, foi preciso, primeiramente, pesquisar como se inicia a formação da leitura no indivíduo e como o design pode contribuir com isso. A partir da utilização de técnicas e metodologias da própria área do design, como o Design Thinking, possibilitou a criação da marca Hystorium, um conjunto de ações cujo objetivo é incentivar os jovens a lerem livros, tanto e-books como físicos, por meio da interação com outros membros e da gamificação explorada em um website. Esta ação foi submetida a testes com usuários, foram colhidos diferentes resultados de forma a aprimorá-lo para uma eventual implementação.
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