O trabalho docente e a educação: dificuldades de aprendizagens discentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria Magna Lins dos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6397
Resumo: As dificuldades de aprendizagem é um tema amplo e interdisciplinar, que envolve questões da própria criança e que está relacionado a atuação de diversos profissionais, como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogo, psicopedagogo e neurologistas. Tivemos como objetivo geral analisar a percepção das professoras de uma escola filantrópica, na Cidade de Sousa, sobre os fatores relacionados ao processo de aprendizagem dos alunos. Para os objetivos específicos ficaram assim estruturados: Identificar, na visão dos professores, os fatores que interferem na aprendizagem das crianças; Analisar a percepção dos professores sobre o processo de inclusão das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e, por último Identificar como acontece o processo de formação continuada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa e de campo. Utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada, contendo dez questões norteadoras. Para a construção do referencial teórico, procuramos enfatizar a perspectiva de que as dificuldades de aprendizagem, embora sejam determinadas por fatores neurológicos, podem ser agravados por problemas sociais, emocionais, afetivos e serem fortemente prejudicados pela metodologia de ensino utilizada. Os autores que utilizamos predominantemente foram, Sisto (2001) e Sánchez (2004). Estes autores defendem que as dificuldades de aprendizagem podem ser compensadas com a ajuda psicopedagógica. Em seguida uma breve discussão sobre a aprendizagem seguindo a abordagem construtivista de Piaget (1987), e nas definições de Campos (1986), nas concepções de Pfromm (1987), que afirmam que a aprendizagem é um processo gradual, durante toda a vida. Também abordamos a perspectiva da educação inclusiva em Mantoan (2006), e finalmente a formação continuada em Imbérnom (2006), que discuti a necessidade do professor estar buscando formações continuamente. Os dados apresentados estão em forma de quadros e analisados de forma descritiva. Com base no referencial e a partir das análises realizadas, percebemos que os professores reconhecem que necessitam de ter metodologias voltadas para a aprendizagem dos alunos, mas que quando estes não aprendem a culpa é tão somente deles, e quando tudo está bem o professor é o responsável pelo sucesso alcançado, os mesmos relatam que as crianças são lentas, dispersas e não tem vontade de aprender, culpando também a família pelo fracasso escolar. Concluímos que a maioria das entrevistadas busca as formações com o intuito de encontrar receitas prontas para resolverem seus problemas de sala de aula, também afirmam que os alunos apresentam algumas deficiências, e precisam de profissionais preparados para atender à necessidade dos educandos.
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spelling O trabalho docente e a educação: dificuldades de aprendizagens discentes.Teaching work and education: difficulties of student learning.Dificuldades de aprendizagemAprendizagemInclusãoFormação de professoresLearning difficultiesLearningInclusionTeacher trainingEducação.As dificuldades de aprendizagem é um tema amplo e interdisciplinar, que envolve questões da própria criança e que está relacionado a atuação de diversos profissionais, como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogo, psicopedagogo e neurologistas. Tivemos como objetivo geral analisar a percepção das professoras de uma escola filantrópica, na Cidade de Sousa, sobre os fatores relacionados ao processo de aprendizagem dos alunos. Para os objetivos específicos ficaram assim estruturados: Identificar, na visão dos professores, os fatores que interferem na aprendizagem das crianças; Analisar a percepção dos professores sobre o processo de inclusão das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e, por último Identificar como acontece o processo de formação continuada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa e de campo. Utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada, contendo dez questões norteadoras. Para a construção do referencial teórico, procuramos enfatizar a perspectiva de que as dificuldades de aprendizagem, embora sejam determinadas por fatores neurológicos, podem ser agravados por problemas sociais, emocionais, afetivos e serem fortemente prejudicados pela metodologia de ensino utilizada. Os autores que utilizamos predominantemente foram, Sisto (2001) e Sánchez (2004). Estes autores defendem que as dificuldades de aprendizagem podem ser compensadas com a ajuda psicopedagógica. Em seguida uma breve discussão sobre a aprendizagem seguindo a abordagem construtivista de Piaget (1987), e nas definições de Campos (1986), nas concepções de Pfromm (1987), que afirmam que a aprendizagem é um processo gradual, durante toda a vida. Também abordamos a perspectiva da educação inclusiva em Mantoan (2006), e finalmente a formação continuada em Imbérnom (2006), que discuti a necessidade do professor estar buscando formações continuamente. Os dados apresentados estão em forma de quadros e analisados de forma descritiva. Com base no referencial e a partir das análises realizadas, percebemos que os professores reconhecem que necessitam de ter metodologias voltadas para a aprendizagem dos alunos, mas que quando estes não aprendem a culpa é tão somente deles, e quando tudo está bem o professor é o responsável pelo sucesso alcançado, os mesmos relatam que as crianças são lentas, dispersas e não tem vontade de aprender, culpando também a família pelo fracasso escolar. Concluímos que a maioria das entrevistadas busca as formações com o intuito de encontrar receitas prontas para resolverem seus problemas de sala de aula, também afirmam que os alunos apresentam algumas deficiências, e precisam de profissionais preparados para atender à necessidade dos educandos.Learning difficulties is a broad and interdisciplinary topic, which involves the child's own questions and that is related to performance of various professionals, such as pedagogues, psychologists, speech therapists, educational psychologist and neurologists. We had as main objective to analyze the teachers of a school in Sousa City working with learning difficulties, facing the specificities of students. A collection of data with five teachers was held in a school from Sousa City. It is a qualitative study that sought to identify concepts and understand concepts socially constructed. It is about a field research, descriptive and qualitative. We used as data collection instrument a semi-structured interview, containing ten guiding questions. For the construction of the theoretical reference, we try to emphasize the prospect of learning difficulties, although they are determined by neurological factors, they can lead to social, emotional, affective problems and being strongly affected by the teaching methodology. The authors who have been using predominantly are Sisto (2001) and Sánchez (2004). These authors defend that learning difficulties can be compensated with psychoeducational help. Then a brief discussion of how learning takes place, in the overview of Campos (1986), and ingrained in Pfromm (1987) conceptions, who claim that learning is a gradual process through the stimulus offered. We also address the perspective of inclusive education by Mantoan (2006), and finally the continued education in Imbérnom (2006) that discusses the need of the teacher is looking for training continuously. All the presented data are in form of tables and analyzed descriptively. Based on the reference and from the analyzes carried, we realized that teachers recognize that they need to have methodologies focused on student learning, but when they do not learn the guilt is so only them, and when everything is fine the teacher is responsible for the achieved success, your concepts are not related to social, affective and methodological factors, they report that the children are slow, scattered and have no desire to learn, also blaming the family for school failure. We conclude that most of the interviewees seek formations in order to find ready-made recipes to solve their classroom problems while they feel unprepared to meet the needs of students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCUNHA, Ane Cristine Hermínio.CUNHA, A. C. H.http://lattes.cnpq.br/4012952628967797FEITOSA, Belijane Marques.LIMA, Maria Janete de.SANTOS, Maria Magna Lins dos.2017-03-142019-08-30T15:50:07Z2019-08-302019-08-30T15:50:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6397SANTOS, Maria Magna Lins dos. O trabalho docente e a educação: dificuldades de aprendizagens discentes. 2017. 66f. 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