Dislexia e aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Maria Aparecida.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107
Resumo: O presente trabalho aborda questões relacionadas a dislexia e a aprendizagem. O objetivo desta pesquisa e compreender o posicionamento dos autores sobre a dislexia e entender o processo de aprendizagem dos disléxicos através da bibliografia consultada. O procedimento metodológico utilizados foi a pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro tematizando acerca da abordagem do processo da leitura e escrita dos disléxicos. O estudo tornou por referenda os estudos de Braggio (2008), Cool (2004), Vance (2004), entre outros. Os resultados obtidos indicam que os disléxicos apresentam dificuldades de compreensão e de escrita, haja vista suas dificuldades para o reconhecimento de letras. O processo fonológico apresenta dificuldades marcantes. Quando a dislexia e descoberta cedo ira permitir ao disléxico maior chance de aprender e lidar com suas limitações. A inserção do portador de dislexia nas escolas e garantida por lei assim como as condições adequadas para o seu desenvolvimento cognitivo e social.
id UFCG_dd71865ece507b1231a7477ef477e440
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13107
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dislexia e aprendizagem.Dyslexia and learning.DislexiaAprendizagemLeitura e escrita - disléxicosDyslexiaLearningReading and writing - dyslexicsO presente trabalho aborda questões relacionadas a dislexia e a aprendizagem. O objetivo desta pesquisa e compreender o posicionamento dos autores sobre a dislexia e entender o processo de aprendizagem dos disléxicos através da bibliografia consultada. O procedimento metodológico utilizados foi a pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro tematizando acerca da abordagem do processo da leitura e escrita dos disléxicos. O estudo tornou por referenda os estudos de Braggio (2008), Cool (2004), Vance (2004), entre outros. Os resultados obtidos indicam que os disléxicos apresentam dificuldades de compreensão e de escrita, haja vista suas dificuldades para o reconhecimento de letras. O processo fonológico apresenta dificuldades marcantes. Quando a dislexia e descoberta cedo ira permitir ao disléxico maior chance de aprender e lidar com suas limitações. A inserção do portador de dislexia nas escolas e garantida por lei assim como as condições adequadas para o seu desenvolvimento cognitivo e social.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581MARTINS, Maria Aparecida.20092020-07-02T09:30:51Z2020-07-022020-07-02T09:30:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107MARTINS, Maria Aparecida. Dislexia e aprendizagem. 2009. 22f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T17:52:07Zoai:localhost:riufcg/13107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T17:52:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dislexia e aprendizagem.
Dyslexia and learning.
title Dislexia e aprendizagem.
spellingShingle Dislexia e aprendizagem.
MARTINS, Maria Aparecida.
Dislexia
Aprendizagem
Leitura e escrita - disléxicos
Dyslexia
Learning
Reading and writing - dyslexics
title_short Dislexia e aprendizagem.
title_full Dislexia e aprendizagem.
title_fullStr Dislexia e aprendizagem.
title_full_unstemmed Dislexia e aprendizagem.
title_sort Dislexia e aprendizagem.
author MARTINS, Maria Aparecida.
author_facet MARTINS, Maria Aparecida.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Maria Aparecida.
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Aprendizagem
Leitura e escrita - disléxicos
Dyslexia
Learning
Reading and writing - dyslexics
topic Dislexia
Aprendizagem
Leitura e escrita - disléxicos
Dyslexia
Learning
Reading and writing - dyslexics
description O presente trabalho aborda questões relacionadas a dislexia e a aprendizagem. O objetivo desta pesquisa e compreender o posicionamento dos autores sobre a dislexia e entender o processo de aprendizagem dos disléxicos através da bibliografia consultada. O procedimento metodológico utilizados foi a pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro tematizando acerca da abordagem do processo da leitura e escrita dos disléxicos. O estudo tornou por referenda os estudos de Braggio (2008), Cool (2004), Vance (2004), entre outros. Os resultados obtidos indicam que os disléxicos apresentam dificuldades de compreensão e de escrita, haja vista suas dificuldades para o reconhecimento de letras. O processo fonológico apresenta dificuldades marcantes. Quando a dislexia e descoberta cedo ira permitir ao disléxico maior chance de aprender e lidar com suas limitações. A inserção do portador de dislexia nas escolas e garantida por lei assim como as condições adequadas para o seu desenvolvimento cognitivo e social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-07-02T09:30:51Z
2020-07-02
2020-07-02T09:30:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107
MARTINS, Maria Aparecida. Dislexia e aprendizagem. 2009. 22f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107
identifier_str_mv MARTINS, Maria Aparecida. Dislexia e aprendizagem. 2009. 22f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445814341632