Dislexia e aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107 |
Resumo: | O presente trabalho aborda questões relacionadas a dislexia e a aprendizagem. O objetivo desta pesquisa e compreender o posicionamento dos autores sobre a dislexia e entender o processo de aprendizagem dos disléxicos através da bibliografia consultada. O procedimento metodológico utilizados foi a pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro tematizando acerca da abordagem do processo da leitura e escrita dos disléxicos. O estudo tornou por referenda os estudos de Braggio (2008), Cool (2004), Vance (2004), entre outros. Os resultados obtidos indicam que os disléxicos apresentam dificuldades de compreensão e de escrita, haja vista suas dificuldades para o reconhecimento de letras. O processo fonológico apresenta dificuldades marcantes. Quando a dislexia e descoberta cedo ira permitir ao disléxico maior chance de aprender e lidar com suas limitações. A inserção do portador de dislexia nas escolas e garantida por lei assim como as condições adequadas para o seu desenvolvimento cognitivo e social. |
id |
UFCG_dd71865ece507b1231a7477ef477e440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13107 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Dislexia e aprendizagem.Dyslexia and learning.DislexiaAprendizagemLeitura e escrita - disléxicosDyslexiaLearningReading and writing - dyslexicsO presente trabalho aborda questões relacionadas a dislexia e a aprendizagem. O objetivo desta pesquisa e compreender o posicionamento dos autores sobre a dislexia e entender o processo de aprendizagem dos disléxicos através da bibliografia consultada. O procedimento metodológico utilizados foi a pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro tematizando acerca da abordagem do processo da leitura e escrita dos disléxicos. O estudo tornou por referenda os estudos de Braggio (2008), Cool (2004), Vance (2004), entre outros. Os resultados obtidos indicam que os disléxicos apresentam dificuldades de compreensão e de escrita, haja vista suas dificuldades para o reconhecimento de letras. O processo fonológico apresenta dificuldades marcantes. Quando a dislexia e descoberta cedo ira permitir ao disléxico maior chance de aprender e lidar com suas limitações. A inserção do portador de dislexia nas escolas e garantida por lei assim como as condições adequadas para o seu desenvolvimento cognitivo e social.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581MARTINS, Maria Aparecida.20092020-07-02T09:30:51Z2020-07-022020-07-02T09:30:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107MARTINS, Maria Aparecida. Dislexia e aprendizagem. 2009. 22f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T17:52:07Zoai:localhost:riufcg/13107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T17:52:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dislexia e aprendizagem. Dyslexia and learning. |
title |
Dislexia e aprendizagem. |
spellingShingle |
Dislexia e aprendizagem. MARTINS, Maria Aparecida. Dislexia Aprendizagem Leitura e escrita - disléxicos Dyslexia Learning Reading and writing - dyslexics |
title_short |
Dislexia e aprendizagem. |
title_full |
Dislexia e aprendizagem. |
title_fullStr |
Dislexia e aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Dislexia e aprendizagem. |
title_sort |
Dislexia e aprendizagem. |
author |
MARTINS, Maria Aparecida. |
author_facet |
MARTINS, Maria Aparecida. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Maria Aparecida. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Aprendizagem Leitura e escrita - disléxicos Dyslexia Learning Reading and writing - dyslexics |
topic |
Dislexia Aprendizagem Leitura e escrita - disléxicos Dyslexia Learning Reading and writing - dyslexics |
description |
O presente trabalho aborda questões relacionadas a dislexia e a aprendizagem. O objetivo desta pesquisa e compreender o posicionamento dos autores sobre a dislexia e entender o processo de aprendizagem dos disléxicos através da bibliografia consultada. O procedimento metodológico utilizados foi a pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro tematizando acerca da abordagem do processo da leitura e escrita dos disléxicos. O estudo tornou por referenda os estudos de Braggio (2008), Cool (2004), Vance (2004), entre outros. Os resultados obtidos indicam que os disléxicos apresentam dificuldades de compreensão e de escrita, haja vista suas dificuldades para o reconhecimento de letras. O processo fonológico apresenta dificuldades marcantes. Quando a dislexia e descoberta cedo ira permitir ao disléxico maior chance de aprender e lidar com suas limitações. A inserção do portador de dislexia nas escolas e garantida por lei assim como as condições adequadas para o seu desenvolvimento cognitivo e social. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-07-02T09:30:51Z 2020-07-02 2020-07-02T09:30:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107 MARTINS, Maria Aparecida. Dislexia e aprendizagem. 2009. 22f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Maria Aparecida. Dislexia e aprendizagem. 2009. 22f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445814341632 |