O uso das TIC’S no ensino de ciências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, José Wesley da Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6652
Resumo: Desde o processo industrial, até os dias de hoje, houve várias mudanças com a tecnologia, em diversos ramos da sociedade, e essa mudança se apresentou também na educação. A escola inserida neste processo, tem sido acometida com a aceleração do conhecimento, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). É preciso reconhecer que as informações chegam mais rápido do que nunca, e a conexão que existe entre as pessoas nunca foi tão forte, diante dessa grande transformação, investiga-se como os professores de duas escolas do RN e da PB, fazem uso das TIC’s, qual é a importância atribuída pelos docentes aos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, quais os recursos disponíveis para a suas aulas e verificar as propostas dos professores para potencializar o uso da tecnologia do ensino de ciências. Como base teórico e metodológica de pesquisa temos OSBORNE, HANNESSY, 2003, que expressa a inserção das TICs no cotidiano escolar para desenvolver o pensamento crítico e criativo na aprendizagem do aluno. As TIC’s desenvolvem e intensificam a interdisciplinaridade; Ajudam os alunos a estabelecer ligações entre o seu conhecimento e o mundo real; Contribuem positivamente para o desenvolvimento da literatura científica LIMA, 2007. entre outros autores que expressam a motivação, inovação atraente e oportunidade. Nossa abordagem da pesquisa é quantiqualitativa de campo, e utilizou do questionário como instrumento de coleta de dados. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo BARDIN, 1977. Alguns dos resultados apontam a grande importância que é dada pelos professores de Ciências, como a quebra de barreiras entre docente e alunos, tornando ambos mais afetivo e comunicativo, através dos recursos de ambientes virtuais. Para potencializar o uso da tecnologia no ensino de ciências, alguns professores(as) apontam entre algumas das sugestões, a necessidade de aprimoramento da disciplinas de recurso tecnológico durante a graduação e maior quantidade de TIC’s nas escolas. As TIC’s vieram para somar com o ensino de ciências, através da inovação, possibilitando ao professor atuar efetivamente como um mediador do conhecimento.
id UFCG_dd7cdb0cfa2293b05f6986700c149caa
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6652
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso das TIC’S no ensino de ciências.The use of ICTs in science education.El uso de las TIC en la enseñanza de las ciencias.TecnologiaAprendizagemEnsino de ciênciasTechnologyLearningScience TeachingAprendizajeEnseñanza de las cienciasEnsino-AprendizagemDesde o processo industrial, até os dias de hoje, houve várias mudanças com a tecnologia, em diversos ramos da sociedade, e essa mudança se apresentou também na educação. A escola inserida neste processo, tem sido acometida com a aceleração do conhecimento, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). É preciso reconhecer que as informações chegam mais rápido do que nunca, e a conexão que existe entre as pessoas nunca foi tão forte, diante dessa grande transformação, investiga-se como os professores de duas escolas do RN e da PB, fazem uso das TIC’s, qual é a importância atribuída pelos docentes aos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, quais os recursos disponíveis para a suas aulas e verificar as propostas dos professores para potencializar o uso da tecnologia do ensino de ciências. Como base teórico e metodológica de pesquisa temos OSBORNE, HANNESSY, 2003, que expressa a inserção das TICs no cotidiano escolar para desenvolver o pensamento crítico e criativo na aprendizagem do aluno. As TIC’s desenvolvem e intensificam a interdisciplinaridade; Ajudam os alunos a estabelecer ligações entre o seu conhecimento e o mundo real; Contribuem positivamente para o desenvolvimento da literatura científica LIMA, 2007. entre outros autores que expressam a motivação, inovação atraente e oportunidade. Nossa abordagem da pesquisa é quantiqualitativa de campo, e utilizou do questionário como instrumento de coleta de dados. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo BARDIN, 1977. Alguns dos resultados apontam a grande importância que é dada pelos professores de Ciências, como a quebra de barreiras entre docente e alunos, tornando ambos mais afetivo e comunicativo, através dos recursos de ambientes virtuais. Para potencializar o uso da tecnologia no ensino de ciências, alguns professores(as) apontam entre algumas das sugestões, a necessidade de aprimoramento da disciplinas de recurso tecnológico durante a graduação e maior quantidade de TIC’s nas escolas. As TIC’s vieram para somar com o ensino de ciências, através da inovação, possibilitando ao professor atuar efetivamente como um mediador do conhecimento.Since the industrial process, to the present days, there have been several changes in technology, in various branches of society, and this change was expressed also in t education. The school inserted in this process, has been affected by the acceleration of knowledge, through the Information and Communication Technologies (ICTs). It is necessary to recognize that the information arrives faster than ever, and that the connection between people has never been so strong. Faced with this great transformation, it is investigated how the teachers of two schools in the states of Rio Grande do Norte and Paraiba, make use of ICTs, what is the importance attributed by the teachers to the technological resources in the teaching and learning process of Science Teaching, what are the resources available for their lectures, and verify the teachers proposals to enhance the use of technology in the teaching of science. As research theoretical and methodologic basis, there’s OSBORNE, HANNESSY, 2003. That expresses the insertion of ICTs in the school routine to develop critical and creative thinking in the student's learning. The ICTs develop and intensify interdisciplinarity; help their students establish connections between their knowledge and the real world; contribute positively to the development of scientific literature LIMA, 2007. among other authors express the motivation, attractive innovation and opportunity. Our research approach is quantitative and qualitative, in field, and has utilized a questionnaire as an instrument of data collection. The data was analyzed through analysis of content BARDIN, 1977. Some results points to the great importance that is given by the professors of Science, as the breaking of barriers between teacher and students, making both more affective and communicative, through the resource of virtual environments. To enhance the use of technology in the teaching of Science, some teachers point among other suggestions the necessity of improvement of disciplines on technology resources during graduation; bigger number of ICTs in schools. The ICTs have come to add in science teaching, through innovation, allowing the teacher to effectively act as a mediator of knowledge.Desde el proceso industrial, hasta nuestros días, ha habido varios cambios con la tecnología, en varias ramas de la sociedad, y este cambio también se ha manifestado en la educación. La escuela inserta en este proceso se ha visto afectada por la aceleración del conocimiento, a través de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC's). Es necesario reconocer que la información llega más rápido que nunca, y la conexión que existe entre las personas nunca ha sido tan fuerte, ante esta gran transformación, se investiga cómo docentes de dos escuelas de RN y PB hacen uso de las TIC´s, cuál es la importancia que atribuyen los profesores a los recursos tecnológicos en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Ciencias, de qué recursos disponen para sus clases y verificando las propuestas de los profesores para potenciar el uso de la tecnología en la enseñanza de las ciencias. Como base teórica y metodológica para la investigación tenemos a OSBORNE, HANNESSY, 2003, que expresa la inserción de las TIC en el cotidiano escolar para desarrollar el pensamiento crítico y creativo en el aprendizaje de los estudiantes. las TIC desarrollan e intensifican la interdisciplinariedad; Ayudan a los estudiantes a hacer conexiones entre su conocimiento y el mundo real; Contribuir positivamente al desarrollo de la literatura científica LIMA, 2007. entre otros autores que expresen motivación, innovación atractiva y oportunidad. Nuestro enfoque de investigación es cuantitativo-cualitativo en campo, y se utilizó el cuestionario como instrumento de recolección de datos. Los datos fueron analizados a través del análisis de contenido BARDIN, 1977. Algunos de los resultados apuntan a la gran importancia que le dan los profesores de Ciencias, como romper barreras entre profesor y alumnos, haciéndolos más afectivos y comunicativos, a través de los recursos de los entornos virtuales. Para potenciar el uso de la tecnología en la enseñanza de las ciencias, algunos docentes señalan, entre algunas de las sugerencias, la necesidad de mejorar las disciplinas de recursos tecnológicos durante la graduación y una mayor cantidad de TIC en las escuelas. Las TIC vinieron a sumarse a la enseñanza de las ciencias, a través de la innovación, posibilitando que el docente actúe efectivamente como mediador del conocimiento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526COSTA, Nayara Tatianna Santos da.SANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, José Wesley da Silva.20182019-09-04T11:28:08Z2019-09-042019-09-04T11:28:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6652SANTOS, José Wesley da Silva. O uso das TIC’S no ensino de ciências. 2018. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:10:15Zoai:localhost:riufcg/6652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:10:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TIC’S no ensino de ciências.
The use of ICTs in science education.
El uso de las TIC en la enseñanza de las ciencias.
title O uso das TIC’S no ensino de ciências.
spellingShingle O uso das TIC’S no ensino de ciências.
SANTOS, José Wesley da Silva.
Tecnologia
Aprendizagem
Ensino de ciências
Technology
Learning
Science Teaching
Aprendizaje
Enseñanza de las ciencias
Ensino-Aprendizagem
title_short O uso das TIC’S no ensino de ciências.
title_full O uso das TIC’S no ensino de ciências.
title_fullStr O uso das TIC’S no ensino de ciências.
title_full_unstemmed O uso das TIC’S no ensino de ciências.
title_sort O uso das TIC’S no ensino de ciências.
author SANTOS, José Wesley da Silva.
author_facet SANTOS, José Wesley da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, José Wesley da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Aprendizagem
Ensino de ciências
Technology
Learning
Science Teaching
Aprendizaje
Enseñanza de las ciencias
Ensino-Aprendizagem
topic Tecnologia
Aprendizagem
Ensino de ciências
Technology
Learning
Science Teaching
Aprendizaje
Enseñanza de las ciencias
Ensino-Aprendizagem
description Desde o processo industrial, até os dias de hoje, houve várias mudanças com a tecnologia, em diversos ramos da sociedade, e essa mudança se apresentou também na educação. A escola inserida neste processo, tem sido acometida com a aceleração do conhecimento, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). É preciso reconhecer que as informações chegam mais rápido do que nunca, e a conexão que existe entre as pessoas nunca foi tão forte, diante dessa grande transformação, investiga-se como os professores de duas escolas do RN e da PB, fazem uso das TIC’s, qual é a importância atribuída pelos docentes aos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, quais os recursos disponíveis para a suas aulas e verificar as propostas dos professores para potencializar o uso da tecnologia do ensino de ciências. Como base teórico e metodológica de pesquisa temos OSBORNE, HANNESSY, 2003, que expressa a inserção das TICs no cotidiano escolar para desenvolver o pensamento crítico e criativo na aprendizagem do aluno. As TIC’s desenvolvem e intensificam a interdisciplinaridade; Ajudam os alunos a estabelecer ligações entre o seu conhecimento e o mundo real; Contribuem positivamente para o desenvolvimento da literatura científica LIMA, 2007. entre outros autores que expressam a motivação, inovação atraente e oportunidade. Nossa abordagem da pesquisa é quantiqualitativa de campo, e utilizou do questionário como instrumento de coleta de dados. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo BARDIN, 1977. Alguns dos resultados apontam a grande importância que é dada pelos professores de Ciências, como a quebra de barreiras entre docente e alunos, tornando ambos mais afetivo e comunicativo, através dos recursos de ambientes virtuais. Para potencializar o uso da tecnologia no ensino de ciências, alguns professores(as) apontam entre algumas das sugestões, a necessidade de aprimoramento da disciplinas de recurso tecnológico durante a graduação e maior quantidade de TIC’s nas escolas. As TIC’s vieram para somar com o ensino de ciências, através da inovação, possibilitando ao professor atuar efetivamente como um mediador do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-04T11:28:08Z
2019-09-04
2019-09-04T11:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6652
SANTOS, José Wesley da Silva. O uso das TIC’S no ensino de ciências. 2018. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6652
identifier_str_mv SANTOS, José Wesley da Silva. O uso das TIC’S no ensino de ciências. 2018. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391822114816