Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11264 |
Resumo: | A presença de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação tem atraído uma atenção especial nos debates sobre educação, acarretando a presença de diferentes visões sobre a utilização de computadores no processo de ensino-aprendizagem da Química. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetiva analisar a utilização das TIC’s como instrumento motivador e facilitador no ensino-aprendizagem da Química, a qual foi fundamentada em metodologia quantitativa e qualitativa. Dessa forma, aplicou-se um questionário no intuito de conhecer as concepções dos estudantes sobre o referido tema. Posteriormente, deteve-se na construção e apresentação de um Objeto de Aprendizagem Virtual sobre Ligações Químicas. Os resultados apontam que os estudantes entrevistados na Escola Estadual José Joaquim, situada no município de Coronel Ezequiel-RN, consideram que a utilização do computador nas aulas de Química apresenta-se como um elemento motivador que pode ajudá-los na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. |
id |
UFCG_ecf079d01231ac52513a6526a6855caa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11264 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando.Computer and communication technologies (ICTs) in the teaching chemistry: an important ally in learning of the student.Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC's) en la enseñanza de la química: un importante aliado en el aprendizaje del estudiante.TIC’sEnsino MédioEnsino-aprendizagem de QuímicaICT 'sHigh schoolTeaching and learning of chemistryBachilleratoEnseñanza-Aprendizaje de QuímicaEnsino-aprendizagemA presença de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação tem atraído uma atenção especial nos debates sobre educação, acarretando a presença de diferentes visões sobre a utilização de computadores no processo de ensino-aprendizagem da Química. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetiva analisar a utilização das TIC’s como instrumento motivador e facilitador no ensino-aprendizagem da Química, a qual foi fundamentada em metodologia quantitativa e qualitativa. Dessa forma, aplicou-se um questionário no intuito de conhecer as concepções dos estudantes sobre o referido tema. Posteriormente, deteve-se na construção e apresentação de um Objeto de Aprendizagem Virtual sobre Ligações Químicas. Os resultados apontam que os estudantes entrevistados na Escola Estadual José Joaquim, situada no município de Coronel Ezequiel-RN, consideram que a utilização do computador nas aulas de Química apresenta-se como um elemento motivador que pode ajudá-los na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula.The presence of information and communication technologies (Icts) in education has attracted special attention in the debates over education, with the presence of different views on the use of computers in teaching-learning process of chemistry. In this perspective, this research aims to analyze the use of ICT's as motivating instrument and facilitator in teaching and learning of chemistry, which was grounded in qualitative and quantitative methodology. That way, applied itself a questionnaire in order to meet the students ' conceptions about the said topic. Subsequently, itself held in the construction and presentation of an object Virtual learning about chemical bonds. The results indicate that 59% of students surveyed in the Escola Estadual José Joaquim, located in the city of Coronel Ezequiel-RN, like chemistry and 27% do not like, as well as, 72% of students report that the presence of calculations in the content taught in the classroom makes their learning difficult. On the other hand believe that the use of computer in chemistry lessons presents itself as a motivating element that can help them in understanding the content taught in the classroom.La presencia de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la educación ha atraído especial atención en los debates sobre educación, propiciando la presencia de diferentes visiones sobre el uso de las computadoras en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Química. En esta perspectiva, la presente investigación tiene como objetivo analizar el uso de las TIC como instrumento motivador y facilitador en la enseñanza y aprendizaje de la Química, la cual se basó en una metodología cuantitativa y cualitativa. De esta manera, se aplicó un cuestionario con el fin de conocer las concepciones de los estudiantes sobre el tema mencionado. Posteriormente, se centró en la construcción y presentación de un Objeto Virtual de Aprendizaje sobre Enlaces Químicos. Los resultados muestran que los estudiantes entrevistados del Colegio Estadual José Joaquim, ubicado en el municipio de Coronel Ezequiel-RN, consideran que el uso de la computadora en las clases de Química es un elemento motivador que les puede ayudar a comprender los contenidos que se imparten en el aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.http://lattes.cnpq.br/1061754959515693XAVIER NETO, Lauro Pires.SILVA, Denise Domingos da.MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.20112020-01-28T10:48:36Z2020-01-282020-01-28T10:48:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11264MEDEIROS,Jaqueline Suênia Silva de. Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. 2011. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-22T14:01:02Zoai:localhost:riufcg/11264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-22T14:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. Computer and communication technologies (ICTs) in the teaching chemistry: an important ally in learning of the student. Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC's) en la enseñanza de la química: un importante aliado en el aprendizaje del estudiante. |
title |
Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. |
spellingShingle |
Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. TIC’s Ensino Médio Ensino-aprendizagem de Química ICT 's High school Teaching and learning of chemistry Bachillerato Enseñanza-Aprendizaje de Química Ensino-aprendizagem |
title_short |
Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. |
title_full |
Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. |
title_fullStr |
Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. |
title_sort |
Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. |
author |
MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. |
author_facet |
MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 XAVIER NETO, Lauro Pires. SILVA, Denise Domingos da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC’s Ensino Médio Ensino-aprendizagem de Química ICT 's High school Teaching and learning of chemistry Bachillerato Enseñanza-Aprendizaje de Química Ensino-aprendizagem |
topic |
TIC’s Ensino Médio Ensino-aprendizagem de Química ICT 's High school Teaching and learning of chemistry Bachillerato Enseñanza-Aprendizaje de Química Ensino-aprendizagem |
description |
A presença de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação tem atraído uma atenção especial nos debates sobre educação, acarretando a presença de diferentes visões sobre a utilização de computadores no processo de ensino-aprendizagem da Química. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetiva analisar a utilização das TIC’s como instrumento motivador e facilitador no ensino-aprendizagem da Química, a qual foi fundamentada em metodologia quantitativa e qualitativa. Dessa forma, aplicou-se um questionário no intuito de conhecer as concepções dos estudantes sobre o referido tema. Posteriormente, deteve-se na construção e apresentação de um Objeto de Aprendizagem Virtual sobre Ligações Químicas. Os resultados apontam que os estudantes entrevistados na Escola Estadual José Joaquim, situada no município de Coronel Ezequiel-RN, consideram que a utilização do computador nas aulas de Química apresenta-se como um elemento motivador que pode ajudá-los na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2020-01-28T10:48:36Z 2020-01-28 2020-01-28T10:48:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11264 MEDEIROS,Jaqueline Suênia Silva de. Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. 2011. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11264 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS,Jaqueline Suênia Silva de. Tecnologias de informática e comunicação (TIC’s) no ensino da química: um importante aliado na aprendizagem do educando. 2011. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744431086043136 |