Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227
Resumo: Este livro fornece respostas às seguintes questões: Que representações são reveladas sobre a escrita por graduandos em Letras? E que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre representações de escrita? - fazendo parte do objetivo maior deste manual investigar as representações de graduandos em Letras sobre a escrita e, especificamente, desvelar as representações identificadas, assim como analisar as vozes apresentadas em discursos desses graduandos sobre as representações de escrita. A leitura deste material possibilita direcionar a atenção para aquele que se utiliza da escrita para se inserir nas diversas práticas comunicativas referentes à graduação em Letras. Pode-se dizer que, uma vez inserido no ambiente acadêmico, o estudante (re)constrói a sua forma de compreender a escrita, isso porque acreditamos que a subjetividade do sujeito, aquilo que traz consigo desde o início da sua formação escolar, juntamente com o ambiente social, caracterizado pelo curso de formação inicial, em que está inserido, atuam como elementos preponderantes para a forma de compreender o mundo para as representações construídas. Os leitores poderão perceber que essa discussão contribuirá para um melhor entendimento da correlação ensino-aprendizagem das práticas de escrita no ensino superior, mais especificamente nas licenciaturas; para a base curricular dos cursos de Letras; para os estudos sobre a escrita acadêmica a partir do olhar dos sujeitos sobre o objeto investigado; mas também para dar respostas às dificuldades de escrita, a partir de reflexões no âmbito das práticas discursivas a que se destina. Com isso, a fim de dar respostas originais às questões de pesquisa e atingir os objetivos delineados, este livro se encontra organizado considerando o seguinte plano estrutural: a presente introdução, capítulos de natureza teórico-metodológico-analítica e considerações finais.
id UFCG_de3f8362b01071f30761b8c71ea0e6dd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30227
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.Voices and social representations about writing in Letters: the undergraduate student on the scene.Linguística aplicadaInteracionismoSociodiscursoEstudante de Letras - escritaEscrita universitáriaEscrita acadêmica orientadaEscrita acadêmica normatizadaEscrita acadêmica fundamentadaRepresentação de escrita acadêmicaRepresentação social - estudos linguísticosLinguagemCursos de LetrasApplied LinguisticsInteractionismSociodiscourseLanguage student - writingUniversity writingOriented academic writingStandardized academic writingGrounded academic writingAcademic writing representationSocial representation - linguistic studiesLanguageLiterature CoursesLinguistique AppliquéeInteractionnismeSociodiscoursÉtudiante en langue - écritureÉcriture universitaireÉcriture académique orientéeÉcriture académique standardiséeRédaction académique ancréeReprésentation de l'écriture académiqueReprésentation sociale - études linguistiquesLangueCours de littératureLa lingüística aplicadaInteraccionismoSociodiscursoEstudiante de idiomas - escrituraEscritura universitariaEscritura académica orientadaEscritura académica estandarizadaEscritura académica fundamentadaRepresentación de escritura académicaRepresentación social - estudios lingüísticosIdiomaCursos de LiteraturaLinguística.Este livro fornece respostas às seguintes questões: Que representações são reveladas sobre a escrita por graduandos em Letras? E que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre representações de escrita? - fazendo parte do objetivo maior deste manual investigar as representações de graduandos em Letras sobre a escrita e, especificamente, desvelar as representações identificadas, assim como analisar as vozes apresentadas em discursos desses graduandos sobre as representações de escrita. A leitura deste material possibilita direcionar a atenção para aquele que se utiliza da escrita para se inserir nas diversas práticas comunicativas referentes à graduação em Letras. Pode-se dizer que, uma vez inserido no ambiente acadêmico, o estudante (re)constrói a sua forma de compreender a escrita, isso porque acreditamos que a subjetividade do sujeito, aquilo que traz consigo desde o início da sua formação escolar, juntamente com o ambiente social, caracterizado pelo curso de formação inicial, em que está inserido, atuam como elementos preponderantes para a forma de compreender o mundo para as representações construídas. Os leitores poderão perceber que essa discussão contribuirá para um melhor entendimento da correlação ensino-aprendizagem das práticas de escrita no ensino superior, mais especificamente nas licenciaturas; para a base curricular dos cursos de Letras; para os estudos sobre a escrita acadêmica a partir do olhar dos sujeitos sobre o objeto investigado; mas também para dar respostas às dificuldades de escrita, a partir de reflexões no âmbito das práticas discursivas a que se destina. Com isso, a fim de dar respostas originais às questões de pesquisa e atingir os objetivos delineados, este livro se encontra organizado considerando o seguinte plano estrutural: a presente introdução, capítulos de natureza teórico-metodológico-analítica e considerações finais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-06-12T17:52:03Z2023-06-122023-06-12T17:52:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-242-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227porOLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T17:52:39Zoai:localhost:riufcg/30227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T17:52:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.
Voices and social representations about writing in Letters: the undergraduate student on the scene.
title Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.
spellingShingle Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.
Linguística aplicada
Interacionismo
Sociodiscurso
Estudante de Letras - escrita
Escrita universitária
Escrita acadêmica orientada
Escrita acadêmica normatizada
Escrita acadêmica fundamentada
Representação de escrita acadêmica
Representação social - estudos linguísticos
Linguagem
Cursos de Letras
Applied Linguistics
Interactionism
Sociodiscourse
Language student - writing
University writing
Oriented academic writing
Standardized academic writing
Grounded academic writing
Academic writing representation
Social representation - linguistic studies
Language
Literature Courses
Linguistique Appliquée
Interactionnisme
Sociodiscours
Étudiante en langue - écriture
Écriture universitaire
Écriture académique orientée
Écriture académique standardisée
Rédaction académique ancrée
Représentation de l'écriture académique
Représentation sociale - études linguistiques
Langue
Cours de littérature
La lingüística aplicada
Interaccionismo
Sociodiscurso
Estudiante de idiomas - escritura
Escritura universitaria
Escritura académica orientada
Escritura académica estandarizada
Escritura académica fundamentada
Representación de escritura académica
Representación social - estudios lingüísticos
Idioma
Cursos de Literatura
Linguística.
title_short Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.
title_full Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.
title_fullStr Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.
title_full_unstemmed Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.
title_sort Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.
author OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.
author_facet OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Interacionismo
Sociodiscurso
Estudante de Letras - escrita
Escrita universitária
Escrita acadêmica orientada
Escrita acadêmica normatizada
Escrita acadêmica fundamentada
Representação de escrita acadêmica
Representação social - estudos linguísticos
Linguagem
Cursos de Letras
Applied Linguistics
Interactionism
Sociodiscourse
Language student - writing
University writing
Oriented academic writing
Standardized academic writing
Grounded academic writing
Academic writing representation
Social representation - linguistic studies
Language
Literature Courses
Linguistique Appliquée
Interactionnisme
Sociodiscours
Étudiante en langue - écriture
Écriture universitaire
Écriture académique orientée
Écriture académique standardisée
Rédaction académique ancrée
Représentation de l'écriture académique
Représentation sociale - études linguistiques
Langue
Cours de littérature
La lingüística aplicada
Interaccionismo
Sociodiscurso
Estudiante de idiomas - escritura
Escritura universitaria
Escritura académica orientada
Escritura académica estandarizada
Escritura académica fundamentada
Representación de escritura académica
Representación social - estudios lingüísticos
Idioma
Cursos de Literatura
Linguística.
topic Linguística aplicada
Interacionismo
Sociodiscurso
Estudante de Letras - escrita
Escrita universitária
Escrita acadêmica orientada
Escrita acadêmica normatizada
Escrita acadêmica fundamentada
Representação de escrita acadêmica
Representação social - estudos linguísticos
Linguagem
Cursos de Letras
Applied Linguistics
Interactionism
Sociodiscourse
Language student - writing
University writing
Oriented academic writing
Standardized academic writing
Grounded academic writing
Academic writing representation
Social representation - linguistic studies
Language
Literature Courses
Linguistique Appliquée
Interactionnisme
Sociodiscours
Étudiante en langue - écriture
Écriture universitaire
Écriture académique orientée
Écriture académique standardisée
Rédaction académique ancrée
Représentation de l'écriture académique
Représentation sociale - études linguistiques
Langue
Cours de littérature
La lingüística aplicada
Interaccionismo
Sociodiscurso
Estudiante de idiomas - escritura
Escritura universitaria
Escritura académica orientada
Escritura académica estandarizada
Escritura académica fundamentada
Representación de escritura académica
Representación social - estudios lingüísticos
Idioma
Cursos de Literatura
Linguística.
description Este livro fornece respostas às seguintes questões: Que representações são reveladas sobre a escrita por graduandos em Letras? E que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre representações de escrita? - fazendo parte do objetivo maior deste manual investigar as representações de graduandos em Letras sobre a escrita e, especificamente, desvelar as representações identificadas, assim como analisar as vozes apresentadas em discursos desses graduandos sobre as representações de escrita. A leitura deste material possibilita direcionar a atenção para aquele que se utiliza da escrita para se inserir nas diversas práticas comunicativas referentes à graduação em Letras. Pode-se dizer que, uma vez inserido no ambiente acadêmico, o estudante (re)constrói a sua forma de compreender a escrita, isso porque acreditamos que a subjetividade do sujeito, aquilo que traz consigo desde o início da sua formação escolar, juntamente com o ambiente social, caracterizado pelo curso de formação inicial, em que está inserido, atuam como elementos preponderantes para a forma de compreender o mundo para as representações construídas. Os leitores poderão perceber que essa discussão contribuirá para um melhor entendimento da correlação ensino-aprendizagem das práticas de escrita no ensino superior, mais especificamente nas licenciaturas; para a base curricular dos cursos de Letras; para os estudos sobre a escrita acadêmica a partir do olhar dos sujeitos sobre o objeto investigado; mas também para dar respostas às dificuldades de escrita, a partir de reflexões no âmbito das práticas discursivas a que se destina. Com isso, a fim de dar respostas originais às questões de pesquisa e atingir os objetivos delineados, este livro se encontra organizado considerando o seguinte plano estrutural: a presente introdução, capítulos de natureza teórico-metodológico-analítica e considerações finais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-06-12T17:52:03Z
2023-06-12
2023-06-12T17:52:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-242-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227
identifier_str_mv OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-242-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744580403265536