Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 |
Resumo: | Este livro fornece respostas às seguintes questões: Que representações são reveladas sobre a escrita por graduandos em Letras? E que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre representações de escrita? - fazendo parte do objetivo maior deste manual investigar as representações de graduandos em Letras sobre a escrita e, especificamente, desvelar as representações identificadas, assim como analisar as vozes apresentadas em discursos desses graduandos sobre as representações de escrita. A leitura deste material possibilita direcionar a atenção para aquele que se utiliza da escrita para se inserir nas diversas práticas comunicativas referentes à graduação em Letras. Pode-se dizer que, uma vez inserido no ambiente acadêmico, o estudante (re)constrói a sua forma de compreender a escrita, isso porque acreditamos que a subjetividade do sujeito, aquilo que traz consigo desde o início da sua formação escolar, juntamente com o ambiente social, caracterizado pelo curso de formação inicial, em que está inserido, atuam como elementos preponderantes para a forma de compreender o mundo para as representações construídas. Os leitores poderão perceber que essa discussão contribuirá para um melhor entendimento da correlação ensino-aprendizagem das práticas de escrita no ensino superior, mais especificamente nas licenciaturas; para a base curricular dos cursos de Letras; para os estudos sobre a escrita acadêmica a partir do olhar dos sujeitos sobre o objeto investigado; mas também para dar respostas às dificuldades de escrita, a partir de reflexões no âmbito das práticas discursivas a que se destina. Com isso, a fim de dar respostas originais às questões de pesquisa e atingir os objetivos delineados, este livro se encontra organizado considerando o seguinte plano estrutural: a presente introdução, capítulos de natureza teórico-metodológico-analítica e considerações finais. |
id |
UFCG_de3f8362b01071f30761b8c71ea0e6dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30227 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena.Voices and social representations about writing in Letters: the undergraduate student on the scene.Linguística aplicadaInteracionismoSociodiscursoEstudante de Letras - escritaEscrita universitáriaEscrita acadêmica orientadaEscrita acadêmica normatizadaEscrita acadêmica fundamentadaRepresentação de escrita acadêmicaRepresentação social - estudos linguísticosLinguagemCursos de LetrasApplied LinguisticsInteractionismSociodiscourseLanguage student - writingUniversity writingOriented academic writingStandardized academic writingGrounded academic writingAcademic writing representationSocial representation - linguistic studiesLanguageLiterature CoursesLinguistique AppliquéeInteractionnismeSociodiscoursÉtudiante en langue - écritureÉcriture universitaireÉcriture académique orientéeÉcriture académique standardiséeRédaction académique ancréeReprésentation de l'écriture académiqueReprésentation sociale - études linguistiquesLangueCours de littératureLa lingüística aplicadaInteraccionismoSociodiscursoEstudiante de idiomas - escrituraEscritura universitariaEscritura académica orientadaEscritura académica estandarizadaEscritura académica fundamentadaRepresentación de escritura académicaRepresentación social - estudios lingüísticosIdiomaCursos de LiteraturaLinguística.Este livro fornece respostas às seguintes questões: Que representações são reveladas sobre a escrita por graduandos em Letras? E que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre representações de escrita? - fazendo parte do objetivo maior deste manual investigar as representações de graduandos em Letras sobre a escrita e, especificamente, desvelar as representações identificadas, assim como analisar as vozes apresentadas em discursos desses graduandos sobre as representações de escrita. A leitura deste material possibilita direcionar a atenção para aquele que se utiliza da escrita para se inserir nas diversas práticas comunicativas referentes à graduação em Letras. Pode-se dizer que, uma vez inserido no ambiente acadêmico, o estudante (re)constrói a sua forma de compreender a escrita, isso porque acreditamos que a subjetividade do sujeito, aquilo que traz consigo desde o início da sua formação escolar, juntamente com o ambiente social, caracterizado pelo curso de formação inicial, em que está inserido, atuam como elementos preponderantes para a forma de compreender o mundo para as representações construídas. Os leitores poderão perceber que essa discussão contribuirá para um melhor entendimento da correlação ensino-aprendizagem das práticas de escrita no ensino superior, mais especificamente nas licenciaturas; para a base curricular dos cursos de Letras; para os estudos sobre a escrita acadêmica a partir do olhar dos sujeitos sobre o objeto investigado; mas também para dar respostas às dificuldades de escrita, a partir de reflexões no âmbito das práticas discursivas a que se destina. Com isso, a fim de dar respostas originais às questões de pesquisa e atingir os objetivos delineados, este livro se encontra organizado considerando o seguinte plano estrutural: a presente introdução, capítulos de natureza teórico-metodológico-analítica e considerações finais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-06-12T17:52:03Z2023-06-122023-06-12T17:52:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-242-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227porOLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T17:52:39Zoai:localhost:riufcg/30227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T17:52:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Voices and social representations about writing in Letters: the undergraduate student on the scene. |
title |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. |
spellingShingle |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Linguística aplicada Interacionismo Sociodiscurso Estudante de Letras - escrita Escrita universitária Escrita acadêmica orientada Escrita acadêmica normatizada Escrita acadêmica fundamentada Representação de escrita acadêmica Representação social - estudos linguísticos Linguagem Cursos de Letras Applied Linguistics Interactionism Sociodiscourse Language student - writing University writing Oriented academic writing Standardized academic writing Grounded academic writing Academic writing representation Social representation - linguistic studies Language Literature Courses Linguistique Appliquée Interactionnisme Sociodiscours Étudiante en langue - écriture Écriture universitaire Écriture académique orientée Écriture académique standardisée Rédaction académique ancrée Représentation de l'écriture académique Représentation sociale - études linguistiques Langue Cours de littérature La lingüística aplicada Interaccionismo Sociodiscurso Estudiante de idiomas - escritura Escritura universitaria Escritura académica orientada Escritura académica estandarizada Escritura académica fundamentada Representación de escritura académica Representación social - estudios lingüísticos Idioma Cursos de Literatura Linguística. |
title_short |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. |
title_full |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. |
title_fullStr |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. |
title_full_unstemmed |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. |
title_sort |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. |
author |
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. |
author_facet |
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada Interacionismo Sociodiscurso Estudante de Letras - escrita Escrita universitária Escrita acadêmica orientada Escrita acadêmica normatizada Escrita acadêmica fundamentada Representação de escrita acadêmica Representação social - estudos linguísticos Linguagem Cursos de Letras Applied Linguistics Interactionism Sociodiscourse Language student - writing University writing Oriented academic writing Standardized academic writing Grounded academic writing Academic writing representation Social representation - linguistic studies Language Literature Courses Linguistique Appliquée Interactionnisme Sociodiscours Étudiante en langue - écriture Écriture universitaire Écriture académique orientée Écriture académique standardisée Rédaction académique ancrée Représentation de l'écriture académique Représentation sociale - études linguistiques Langue Cours de littérature La lingüística aplicada Interaccionismo Sociodiscurso Estudiante de idiomas - escritura Escritura universitaria Escritura académica orientada Escritura académica estandarizada Escritura académica fundamentada Representación de escritura académica Representación social - estudios lingüísticos Idioma Cursos de Literatura Linguística. |
topic |
Linguística aplicada Interacionismo Sociodiscurso Estudante de Letras - escrita Escrita universitária Escrita acadêmica orientada Escrita acadêmica normatizada Escrita acadêmica fundamentada Representação de escrita acadêmica Representação social - estudos linguísticos Linguagem Cursos de Letras Applied Linguistics Interactionism Sociodiscourse Language student - writing University writing Oriented academic writing Standardized academic writing Grounded academic writing Academic writing representation Social representation - linguistic studies Language Literature Courses Linguistique Appliquée Interactionnisme Sociodiscours Étudiante en langue - écriture Écriture universitaire Écriture académique orientée Écriture académique standardisée Rédaction académique ancrée Représentation de l'écriture académique Représentation sociale - études linguistiques Langue Cours de littérature La lingüística aplicada Interaccionismo Sociodiscurso Estudiante de idiomas - escritura Escritura universitaria Escritura académica orientada Escritura académica estandarizada Escritura académica fundamentada Representación de escritura académica Representación social - estudios lingüísticos Idioma Cursos de Literatura Linguística. |
description |
Este livro fornece respostas às seguintes questões: Que representações são reveladas sobre a escrita por graduandos em Letras? E que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre representações de escrita? - fazendo parte do objetivo maior deste manual investigar as representações de graduandos em Letras sobre a escrita e, especificamente, desvelar as representações identificadas, assim como analisar as vozes apresentadas em discursos desses graduandos sobre as representações de escrita. A leitura deste material possibilita direcionar a atenção para aquele que se utiliza da escrita para se inserir nas diversas práticas comunicativas referentes à graduação em Letras. Pode-se dizer que, uma vez inserido no ambiente acadêmico, o estudante (re)constrói a sua forma de compreender a escrita, isso porque acreditamos que a subjetividade do sujeito, aquilo que traz consigo desde o início da sua formação escolar, juntamente com o ambiente social, caracterizado pelo curso de formação inicial, em que está inserido, atuam como elementos preponderantes para a forma de compreender o mundo para as representações construídas. Os leitores poderão perceber que essa discussão contribuirá para um melhor entendimento da correlação ensino-aprendizagem das práticas de escrita no ensino superior, mais especificamente nas licenciaturas; para a base curricular dos cursos de Letras; para os estudos sobre a escrita acadêmica a partir do olhar dos sujeitos sobre o objeto investigado; mas também para dar respostas às dificuldades de escrita, a partir de reflexões no âmbito das práticas discursivas a que se destina. Com isso, a fim de dar respostas originais às questões de pesquisa e atingir os objetivos delineados, este livro se encontra organizado considerando o seguinte plano estrutural: a presente introdução, capítulos de natureza teórico-metodológico-analítica e considerações finais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-06-12T17:52:03Z 2023-06-12 2023-06-12T17:52:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-242-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-242-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744580403265536 |