Produção de réplicas de âmbares e moldes em escola do ensino fundamental: ferramentas lúdicas para o estudo da paleontologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Matheus Yuri Costa de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12394
Resumo: A Paleontologia é uma Ciência que compreende a origem da Terra e de seus habitantes, a partir dos restos ou vestígios de seres antigos, que ficam preservados nas rochas ao longo do tempo geológico. No entanto, percebe-se que a Paleontologia vem sendo abordada de forma superficial, sendo um obstáculo para o ensino-aprendizagem dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo mostrar que podemos ensinar Paleontologia de forma simples e lúdica a alunos do 9º Ano do ensino fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental “André Vidal de Negreiros” da cidade de Cuité – PB. Para essas atividades, foram utilizadas quatro oficinas para expor o tema: a primeira composta por um pré-questionário e uma aula teórica; na segunda e terceira oficina, foram realizadas simulações tafonômicas do âmbar/moldagem, a partir de resinas, e processo de moldagem ou impressão, a partir dos moldes fósseis de gesso; na quarta oficina, foi realizada a exposição das confecções realizadas pelos alunos e de fósseis reais oriundos do laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Para coletas de dados foram utilizados dois (2) questionários contendo questões discursivas, aplicados antes ou depois das oficinas desenvolvidas, aula expositiva dialogada, aula prática com confecção das réplicas dos ambares e moldes de gesso, e a exposição de fósseis. Os resultados obtidos nesta pesquisa comprovaram que grande parte dos alunos possuem um conhecimento sobre a Paleontologia, porém de forma incipiente. A utilização de ferramentas lúdicas para apresentar a Paleontologia tornou a aula mais dinâmica e prazerosa, despertando o interesse dos alunos pelo tema, e favorecendo a construção do conhecimento do aluno. Portanto, a utilização de métodos alternativos para o ensino de temas complexos como a Paleontologia mostraram-se importantes para promover o contato entre o aluno e a Ciência, de forma divertida e prática.
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spelling Produção de réplicas de âmbares e moldes em escola do ensino fundamental: ferramentas lúdicas para o estudo da paleontologia.Production of replicas of amber and molds in an elementary school: playful tools for the study of paleontology.Producción de réplicas y moldes de ámbar en una escuela primaria: herramientas lúdicas para el estudio de la paleontología.AmbarizaçãoAtividades lúdicasCuitéFósseisAmberizationPlayful activitiesFossilAmberizaciónActividades recreativasFósilesPaleontologia EstratigráficaA Paleontologia é uma Ciência que compreende a origem da Terra e de seus habitantes, a partir dos restos ou vestígios de seres antigos, que ficam preservados nas rochas ao longo do tempo geológico. No entanto, percebe-se que a Paleontologia vem sendo abordada de forma superficial, sendo um obstáculo para o ensino-aprendizagem dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo mostrar que podemos ensinar Paleontologia de forma simples e lúdica a alunos do 9º Ano do ensino fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental “André Vidal de Negreiros” da cidade de Cuité – PB. Para essas atividades, foram utilizadas quatro oficinas para expor o tema: a primeira composta por um pré-questionário e uma aula teórica; na segunda e terceira oficina, foram realizadas simulações tafonômicas do âmbar/moldagem, a partir de resinas, e processo de moldagem ou impressão, a partir dos moldes fósseis de gesso; na quarta oficina, foi realizada a exposição das confecções realizadas pelos alunos e de fósseis reais oriundos do laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Para coletas de dados foram utilizados dois (2) questionários contendo questões discursivas, aplicados antes ou depois das oficinas desenvolvidas, aula expositiva dialogada, aula prática com confecção das réplicas dos ambares e moldes de gesso, e a exposição de fósseis. Os resultados obtidos nesta pesquisa comprovaram que grande parte dos alunos possuem um conhecimento sobre a Paleontologia, porém de forma incipiente. A utilização de ferramentas lúdicas para apresentar a Paleontologia tornou a aula mais dinâmica e prazerosa, despertando o interesse dos alunos pelo tema, e favorecendo a construção do conhecimento do aluno. Portanto, a utilização de métodos alternativos para o ensino de temas complexos como a Paleontologia mostraram-se importantes para promover o contato entre o aluno e a Ciência, de forma divertida e prática.Paleontology is a Science that compreends the origin of the Earth and its residents from the remains or traces of ancient beings that stay preserved on the rocks over geological time. However, it’s clear that Paleontology is being approached in a shallow way, becoming an obstacle for the students’ teaching and learning. Given this context, this paper aimed to show that we can teach Paleontology in simple and playful ways to 9th graders students from elementary school II of the State Elementary School “André Vidal de Negreiros” of Cuité – PB. For these activities, four workshops were used to expose the theme: the first workshop was composed by a pre-questionnaire and a theoretical class, the second and the third workshops, where the tapering simulations of Amber/molding were performed, from resins, and the process of molding or printing from fossil plaster casts. On the fourth workshop, it was realized the exposition of the productions made by the students and of the real fossils from the paleontology laboratory of the Federal University of Campina Grande – UFCG. For the data collection were used two questionnaires containing discursive questions applied before or after the workshops, dialogued lecture, practical class with the replication of amber and plaster casts, and the exposure of fossils. The results obtained in this research proved that most students have a knowledge about Paleontology, but incipiently. The use of playful tools to introduce Paleontology made the class more dynamic and enjoyable, arousing students' interest in the subject favoring the construction of the students’ knowledge. Therefore, the use of alternative methods for teaching complex subjects such as paleontology proved to be important to promote contact between the student and science in a fun and practical way.La Paleontología es una Ciencia que comprende el origen de la Tierra y sus habitantes, a partir de los restos o huellas de seres antiguos, que se conservan en las rocas a lo largo del tiempo geológico. Sin embargo, es claro que la Paleontología ha sido abordada de manera superficial, siendo un obstáculo para la enseñanza-aprendizaje de los estudiantes. Ante este contexto, este trabajo tuvo como objetivo mostrar que podemos enseñar Paleontología de forma sencilla y lúdica a los alumnos del 9º Año de la Enseñanza Básica II de la Escuela Estadual de Enseñanza Básica "André Vidal de Negreiros" en el municipio de Cuité - PB . Para estas actividades se utilizaron cuatro talleres de exposición del tema: el primero consistió en un pre-cuestionario y una clase teórica; en el segundo y tercer taller se realizaron simulaciones tafonómicas de ámbar/moldeado, utilizando resinas, y el proceso de moldeado o estampación, utilizando moldes de yeso fósil; en el cuarto taller, fueron expuestas las vestimentas de los alumnos y fósiles reales del laboratorio de Paleontología de la Universidad Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Para la recolección de datos se utilizaron dos (2) cuestionarios con preguntas discursivas, aplicados antes o después de los talleres desarrollados, una clase expositiva dialogada, una clase práctica con elaboración de réplicas de moldes de ámbar y yeso y la exposición de fósiles. Los resultados obtenidos en esta investigación demostraron que la mayoría de los estudiantes tienen conocimientos sobre Paleontología, pero de manera incipiente. El uso de herramientas lúdicas para presentar Paleontología hizo que la clase fuera más dinámica y amena, despertando el interés de los estudiantes por el tema y favoreciendo la construcción del conocimiento de los estudiantes. Por lo tanto, el uso de métodos alternativos para la enseñanza de temas complejos como la Paleontología demostró ser importante para promover el contacto entre el estudiante y la Ciencia, de una manera divertida y práctica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLOPES, Marcus José Conceição.LOPES, Marcus J.C.http://lattes.cnpq.br/0756190207165922MARTINS, Gláucia Veríssimo Faheina.SILVA, Kiriaki Nurit.SOUSA, Matheus Yuri Costa de.2019-12-042020-03-06T12:39:55Z2020-03-062020-03-06T12:39:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12394SOUSA, Matheus Yuri Costa de. Produção de réplicas de âmbares e moldes em escola do ensino fundamental: ferramentas lúdicas para o estudo da paleontologia. 2019. 79 fl. 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