O tratamento da norma em livros didáticos do ensino médio.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28582 |
Resumo: | Historicamente, sempre se buscou determinar uma representação e usos de língua que pudessem ser tomados como uma norma. Atualmente, a norma é conceituada sobre dois pontos de vista: a norma prescritiva e a norma de caráter normal, resultando nos adjetivos normal e normativo, em que a primeira é vista como um fator de coesão social e na última como forma de ter acesso à classe social de prestígio, correspondendo aos seus usos e aspirações. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a forma como os livros didáticos do ensino médio entendem a concepção de norma linguística e especificamente verificar como a concepção de norma é apresentada nessas coleções, pelo viés das concepções de língua defendida pelos autores; observar como a concepção de norma é tratada nas questões propostas pelos autores ao longo das coleções; e verificar como a concepção apresentada nas questões propostas influencia no ensino de língua, especificamente sobre a questão da norma. Teoricamente, a pesquisa se fundamenta em Antunes (2002, 2007, 2014), Bagno (2001; 2003; 2004; 2012), Soares (2002), Travaglia (2004,2006), OCEM (2006), Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006), Lucchesi (2002), Faraco (2008), Britto (2003), Rodrigues (2002) e Carneiro (2012). O trabalho é classificado metodologicamente como uma pesquisa descritiva, com coleta de dados documentais e de natureza qualitativa e partiu de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio: Português: contexto, interlocução e sentido, de Abaurre, Abaurre e Pontara (2013) e Novas palavras de Amaral et. al. (2013). A análise parte de três categorias: as concepções de língua/norma, o tratamento metodológico dado à questão da norma e a relação entre as concepções defendidas pelos autores para língua e norma e as atividades propostas para o trabalho da norma ao longo das coleções. A primeira categoria partiu do Manual do Professor, enquanto a segunda e a terceira partiram das atividades presentes nas unidades de cada volume. Os resultados mostraram que a Coleção 1 apresentou concepções imprecisas, porém com a mescla das concepções de língua e norma adotadas, enquanto que a Coleção 2, com concepções mais explícitas defende a concepção de língua como interação e de norma como normalidade. No que se referem às atividades, os resultados mostraram uma mescla entre as duas perspectivas, com atividades tanto de cunho reflexivo, como de prescrição. De modo geral, as coleções avançam, pelo menos nos capítulos específicos a temática da norma, ao prezar uma preocupação na diversidade dos usos em função das necessidades comunicativas em geral, no entanto, esse avanço se encontra pouco ou não presente em volumes com temas gramaticais mais específicos, o que revela um trabalho com a norma ainda em construção. |
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PATRIOTA, Luciene Maria.PATRIOTA, L. M.http://lattes.cnpq.br/0206758132708524BEZERRA, Maria Auxiliadora.SILVA, C. M. C.SILVA, Carlos Magno Costa e.Historicamente, sempre se buscou determinar uma representação e usos de língua que pudessem ser tomados como uma norma. Atualmente, a norma é conceituada sobre dois pontos de vista: a norma prescritiva e a norma de caráter normal, resultando nos adjetivos normal e normativo, em que a primeira é vista como um fator de coesão social e na última como forma de ter acesso à classe social de prestígio, correspondendo aos seus usos e aspirações. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a forma como os livros didáticos do ensino médio entendem a concepção de norma linguística e especificamente verificar como a concepção de norma é apresentada nessas coleções, pelo viés das concepções de língua defendida pelos autores; observar como a concepção de norma é tratada nas questões propostas pelos autores ao longo das coleções; e verificar como a concepção apresentada nas questões propostas influencia no ensino de língua, especificamente sobre a questão da norma. Teoricamente, a pesquisa se fundamenta em Antunes (2002, 2007, 2014), Bagno (2001; 2003; 2004; 2012), Soares (2002), Travaglia (2004,2006), OCEM (2006), Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006), Lucchesi (2002), Faraco (2008), Britto (2003), Rodrigues (2002) e Carneiro (2012). O trabalho é classificado metodologicamente como uma pesquisa descritiva, com coleta de dados documentais e de natureza qualitativa e partiu de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio: Português: contexto, interlocução e sentido, de Abaurre, Abaurre e Pontara (2013) e Novas palavras de Amaral et. al. (2013). A análise parte de três categorias: as concepções de língua/norma, o tratamento metodológico dado à questão da norma e a relação entre as concepções defendidas pelos autores para língua e norma e as atividades propostas para o trabalho da norma ao longo das coleções. A primeira categoria partiu do Manual do Professor, enquanto a segunda e a terceira partiram das atividades presentes nas unidades de cada volume. Os resultados mostraram que a Coleção 1 apresentou concepções imprecisas, porém com a mescla das concepções de língua e norma adotadas, enquanto que a Coleção 2, com concepções mais explícitas defende a concepção de língua como interação e de norma como normalidade. No que se referem às atividades, os resultados mostraram uma mescla entre as duas perspectivas, com atividades tanto de cunho reflexivo, como de prescrição. De modo geral, as coleções avançam, pelo menos nos capítulos específicos a temática da norma, ao prezar uma preocupação na diversidade dos usos em função das necessidades comunicativas em geral, no entanto, esse avanço se encontra pouco ou não presente em volumes com temas gramaticais mais específicos, o que revela um trabalho com a norma ainda em construção.Historically, always sought to determine a representation language and uses that could be taken as a standard. Currently, the standard is conceptualized on two points of view: the prescriptive norm and the norm normal character, result in normal and normative adjectives, where the first, it is seen as a social cohesion factor and the last as a way to have access to prestigious social class, corresponding to their habits and aspirations. Thus, the present study is meant to examine how the textbooks of high school understand the concept of linguistic norm and specifically how to verify the conception standard is present out in these collections, the bias of language concepts advocated by the authors; observe the concept standard is treated in the questions proposed by the authors over the collections; and see how the design presented in the proposals issues influence on language teaching, specifically on the issue of the standard.Theoretically, the research is based on Antunes (2002, 2007, 2014), Bagno (2001; 2003; 2004; 2012), Soares (2002), Travaglia (2004, 2006), OCEM (2006), Bezerra and Reinaldo (2013) , Mendonça (2006), Lucchesi (2002), Faraco (2008), Britto (2003), Rodrigues (2002) and Carneiro (2012). The text is classified methodologically as a descriptive research with collecting documentary evidence and qualitative and based two collections of textbooks of high school: Português: contexto, interlocução e sentido, of Abaurre, Abaurre and Pontara (2013) and Novas palavras, de Amaral et. al. (2013). The analysis came from three categories: language of the concepts / standards, the methodological treatment of the question of the standard and the relationship between the concepts defended by the authors to language and standard and the proposed activities for the work of the norm throughout the collections. The first category came from the Teacher's Guide, while the second and third left of these activities in the units of each volume.The results showed that the first collection presented inaccurate conceptions, but with the mix of language concepts and adopted standard, while the collection 2, more explicit conceptions defends the conception of language as interaction and standard as normal. As refer to the activities, the results showed a mixture between the two perspectives, with reflective character and prescription activities. Generally speaking, the collections advance, at least in the specific chapters the subject of the standard, to appreciate a concern in the diversity of uses depending on the communication needs in general, however, this advance is little or not present in volumes with grammatical topics more specific, revealing a job with the standard still under construction.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2023-01-03T19:03:55Z No. of bitstreams: 1 CARLOS MAGNO COSTA E SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdf: 1272867 bytes, checksum: af129df9e80954757dbebce34d044381 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-03T19:03:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOS MAGNO COSTA E SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdf: 1272867 bytes, checksum: af129df9e80954757dbebce34d044381 (MD5) Previous issue date: 2015-12-22Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLinguísticaAnálise de livro didático - língua portuguesaEnsino médio - livro didáticoNorma linguística - livro didáticoEnsino de línguaHistória da língua portuguesa como componente curricularTextbook analysis - Portuguese languageHigh school - textbookLinguistic standard - textbookLanguage teachingHistory of the Portuguese language as a curricular componentO tratamento da norma em livros didáticos do ensino médio.The treatment of norms in high school textbooks.2015-12-222023-01-03T19:03:55Z2023-01-032023-01-03T19:03:55Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28582SILVA, Carlos Magno Costa e. O tratamento da norma em livros didáticos do ensino médio. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28582info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28582/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALCARLOS MAGNO COSTA E SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfCARLOS MAGNO COSTA E SILVA - MON. LIC. 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Historicamente, sempre se buscou determinar uma representação e usos de língua que pudessem ser tomados como uma norma. Atualmente, a norma é conceituada sobre dois pontos de vista: a norma prescritiva e a norma de caráter normal, resultando nos adjetivos normal e normativo, em que a primeira é vista como um fator de coesão social e na última como forma de ter acesso à classe social de prestígio, correspondendo aos seus usos e aspirações. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a forma como os livros didáticos do ensino médio entendem a concepção de norma linguística e especificamente verificar como a concepção de norma é apresentada nessas coleções, pelo viés das concepções de língua defendida pelos autores; observar como a concepção de norma é tratada nas questões propostas pelos autores ao longo das coleções; e verificar como a concepção apresentada nas questões propostas influencia no ensino de língua, especificamente sobre a questão da norma. Teoricamente, a pesquisa se fundamenta em Antunes (2002, 2007, 2014), Bagno (2001; 2003; 2004; 2012), Soares (2002), Travaglia (2004,2006), OCEM (2006), Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006), Lucchesi (2002), Faraco (2008), Britto (2003), Rodrigues (2002) e Carneiro (2012). O trabalho é classificado metodologicamente como uma pesquisa descritiva, com coleta de dados documentais e de natureza qualitativa e partiu de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio: Português: contexto, interlocução e sentido, de Abaurre, Abaurre e Pontara (2013) e Novas palavras de Amaral et. al. (2013). A análise parte de três categorias: as concepções de língua/norma, o tratamento metodológico dado à questão da norma e a relação entre as concepções defendidas pelos autores para língua e norma e as atividades propostas para o trabalho da norma ao longo das coleções. A primeira categoria partiu do Manual do Professor, enquanto a segunda e a terceira partiram das atividades presentes nas unidades de cada volume. Os resultados mostraram que a Coleção 1 apresentou concepções imprecisas, porém com a mescla das concepções de língua e norma adotadas, enquanto que a Coleção 2, com concepções mais explícitas defende a concepção de língua como interação e de norma como normalidade. No que se referem às atividades, os resultados mostraram uma mescla entre as duas perspectivas, com atividades tanto de cunho reflexivo, como de prescrição. De modo geral, as coleções avançam, pelo menos nos capítulos específicos a temática da norma, ao prezar uma preocupação na diversidade dos usos em função das necessidades comunicativas em geral, no entanto, esse avanço se encontra pouco ou não presente em volumes com temas gramaticais mais específicos, o que revela um trabalho com a norma ainda em construção. |
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