Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ANANIAS, Mauricéia.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre Alice Maia, educadora leiga que lecionou por quase 50 anos na cidade de Princesa Isabel/PB e tem como objetivo compreender, a partir da história de vida dessa professora, a constituição do sistema educacional da época considerando a nova abordagem educacional proposta pelos renovadores, em especial, as contidas no manifesto dos pioneiros da educação nova divulgado à sociedade brasileira em 1932. Neste contexto, pretendemos analisar as cadeiras isoladas existentes à época e a convivência com o grupo escolar, símbolo de um novo modelo político e social e, idealmente, representante da modernidade propalada pelos republicanos. O interesse pelas cadeiras isoladas parte da necessidade de entender como esta professora leiga se integrou e depois saiu do sistema de ensino oficial da época em uma cidade do interior da Paraíba considerada a mais moderna do estado, em especial, devido à expansão econômica ocorrida nas primeiras décadas do século passado em consequência do cultivo do algodão. A intenção será a partir da pesquisa documental, reconstituir, na narrativa, o período entre 1920 e 1930, utilizando-se das técnicas da pesquisa histórica para analisar a documentação produzida pelo estado da Paraíba que fazia referência às professoras primárias da época, depositada no Arquivo Histórico da Paraíba. Para essa pesquisa, foram encontrados leis, editais de concurso, relatórios dos presidentes do estado e dos diretores da instrução pública, recibos e ordens de pagamentos. Num período de construção do sistema de ensino público, pesquisar as contradições existentes entre a proposta de modernização da cidade e a deficiência na constituição da escolarização da juventude, poderá propiciar uma análise crítica desse período de transição entre as cadeiras isoladas e a constituição dos grupos escolares, contribuindo para o debate historiográfico acerca das ações do Estado, e as relações com os sujeitos da educação, para a instrução pública primária brasileira e paraibana.
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