O papel do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANUTO, Kennedy Jorge.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12940
Resumo: Este artigo analisa o papel do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor. Com base em leituras sobre o comportamento do consumidor no ambiente online, em especial a sites de compra coletivas, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Adotou-se como metodologia de pesquisa o método survey. Os dados foram coletados junto ao público-alvo (consumidores que realizaram compras em sites de compra coletiva nos últimos três meses) tendo como amostra um total de 210 questionários online. Para realização de análise de dados foram aplicados testes de normalidade das distribuições e de validação das escalas (Análise Fatorial Exploratória e coeficiente Alpha de Cronbach), estatísticas descritivas (média, mediana e desvio-padrão) e estatísticas inferenciais (regressão e correlação). Os resultados demostram que todas as variáveis do estudo se relacionam, que as hipóteses foram suportadas e que o modelo de análise proposto se mostra adequado, além de possuir índices significativos que constatam que existe similaridade percebida, visto que todas as correlações envolvidas no estudo apresentaram-se positivas e demostraram-se estatisticamente significativas. Dessa forma, observou-se através do estudo que a presença social, os comentários e a familiaridade influenciam os consumidores a ter confiança, visto que pessoas se sentem mais confiantes quando avaliam os comentários em um ambiente online, o que leva o consumidor a ter intenções de compra e tomadas de decisões. O estudo carrega contribuições para organizações, sites de comercio eletrônico, gestores e acadêmicos ao evidenciar a importância do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor, especialmente a sites de compras coletivas.
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spelling O papel do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor.The role of social commerce in consumer behavior intentions.Social-commerceComportamento do consumidorSites de compra coletivasConfiançaConsumer behaviorCollective buying sitesConfidenceAdministração.Este artigo analisa o papel do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor. Com base em leituras sobre o comportamento do consumidor no ambiente online, em especial a sites de compra coletivas, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Adotou-se como metodologia de pesquisa o método survey. Os dados foram coletados junto ao público-alvo (consumidores que realizaram compras em sites de compra coletiva nos últimos três meses) tendo como amostra um total de 210 questionários online. Para realização de análise de dados foram aplicados testes de normalidade das distribuições e de validação das escalas (Análise Fatorial Exploratória e coeficiente Alpha de Cronbach), estatísticas descritivas (média, mediana e desvio-padrão) e estatísticas inferenciais (regressão e correlação). Os resultados demostram que todas as variáveis do estudo se relacionam, que as hipóteses foram suportadas e que o modelo de análise proposto se mostra adequado, além de possuir índices significativos que constatam que existe similaridade percebida, visto que todas as correlações envolvidas no estudo apresentaram-se positivas e demostraram-se estatisticamente significativas. Dessa forma, observou-se através do estudo que a presença social, os comentários e a familiaridade influenciam os consumidores a ter confiança, visto que pessoas se sentem mais confiantes quando avaliam os comentários em um ambiente online, o que leva o consumidor a ter intenções de compra e tomadas de decisões. O estudo carrega contribuições para organizações, sites de comercio eletrônico, gestores e acadêmicos ao evidenciar a importância do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor, especialmente a sites de compras coletivas.This article analyzes the role of social commerce in consumer behavior intentions. Based on readings on consumer behavior in the online environment, especially collective buying sites, a quantitative research of a descriptive character was carried out. The survey method was adopted as the research methodology. The data were collected from the target audience (consumers who made purchases on collective buying sites in the last three months), with a sample of 210 online questionnaires. To perform data analysis, tests of normality of distributions and validation of scales were applied (Exploratory Factor Analysis and Cronbach's Alpha coefficient), descriptive statistics (mean, median and standard deviation) and inferential statistics (regression and correlation). The results show that all the study variables are related, that the hypotheses were supported and that the proposed analysis model is adequate, in addition to having significant indices that confirm that there is perceived similarity, since all the correlations involved in the study were positive and proved to be statistically significant. Thus, it was observed through the study that social presence, comments and familiarity influence consumers to have confidence, since people feel more confident when evaluating comments in an online environment, which leads consumers to have intentions purchasing and decision making. The study carries contributions to organizations, e-commerce sites, managers and academics by highlighting the importance of social-commerce in consumer behavior intentions, especially to collective shopping sites.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485CANUTO, Kennedy Jorge.20182020-06-10T18:58:40Z2020-06-102020-06-10T18:58:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12940CANUTO, Kennedy Jorge. O papel do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor. 2018. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T23:33:33Zoai:localhost:riufcg/12940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T23:33:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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