Relatório de estágio curricular.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23313 |
Resumo: | Nos dias atuais, com o crescimento econômico, ocorreu em todo o Brasil um aumento significativo no número de veículos circulando em vias federais e estaduais. Com isso houve a necessidade de se investir em vias públicas de melhor qualidade a serviço da população. Criou-se então o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, visando criar e financiar projetos de infra-estrutura e pavimentação de vias visando melhorar a qualidade social como um todo, onde o trecho da BR 101 esta incluído nesse programa. O trecho, que compreende toda extensão entre Natal (RN) e Palmares (PE), e a principal ligação entre as capitais litorâneas nordestinas e o centro-sul do pais. São 335,7 quilômetros divididos em oito lotes, o lote em estudo sera de referenda 7. Construída ha 30 anos, a rodovia já atende a um tráfego de mais de 25 mil veículos por dia e e a principal via de escoamento das riquezas da região, além de permitir a mobilização de milhares de turistas por ano. A obra de restauração e duplicação da BR-101 Nordeste já esta estimada em R$ 1,5 bilhão, sendo que, aproximadamente, 5% desse valor esta sendo destinado aos estudos e aos Projetos Básicos Ambientais necessários para o licenciamento das obras. O lote em estudo e localizado entre as cidades de Cabo de Santo Agostinho(Km 104,6) e Ribeirão(Km 148,5), onde possui uma malha rodoviária deficiente porém com um tráfego muito intenso.O lote possui uma extensão de 43,9 Km.(Figura 01) O mesmo lote em estudo, possui uma grande importância, pois liga a capital do estado de Pernambuco e cidades circunvizinhas ao interior do estado possibilitando uma acessibilidade maior por parte da população tanto do interior quanto da capital. O projeto no seu inicio teve importância e relevância no sentido de criação de novas vias de acesso as cidade vizinhas a Cabo ate a extensão de Ribeirão. O estágio teve decorrência no período de 02/01/2010 a 12/02/2010.O mesmo foi dividido em duas etapas basicamente, analise de projeto e planilhas em escritório e supervisão, controle de execução de serviços em campo. - Acompanhamento da execução de serviços referente a terraplenagem. - Acompanhamento da execução de serviços referente a drenagem. - Supervisão e controle de execução de revestimento tipo CBUQ. - Supervisão e controle de execução de revestimento tipo placa de concreto. |
id |
UFCG_e1c93a661be0ad3fe64071839bd34bb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23313 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatório de estágio curricular.Curricular internship report.Estágio em Engenharia CivilPavimentação asfálticaJBR Engenharia LTDARodovia BR - 101 - PESupervisão e controle de revestimentoFotos - BR - 101 - PE duplicaçãoInternship in Civil EngineeringAsphalt pavingJBR Engenharia LTDAHighway BR - 101 - PECoating supervision and controlPhotos - BR - 101 - PE duplicationEngenharia CivilNos dias atuais, com o crescimento econômico, ocorreu em todo o Brasil um aumento significativo no número de veículos circulando em vias federais e estaduais. Com isso houve a necessidade de se investir em vias públicas de melhor qualidade a serviço da população. Criou-se então o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, visando criar e financiar projetos de infra-estrutura e pavimentação de vias visando melhorar a qualidade social como um todo, onde o trecho da BR 101 esta incluído nesse programa. O trecho, que compreende toda extensão entre Natal (RN) e Palmares (PE), e a principal ligação entre as capitais litorâneas nordestinas e o centro-sul do pais. São 335,7 quilômetros divididos em oito lotes, o lote em estudo sera de referenda 7. Construída ha 30 anos, a rodovia já atende a um tráfego de mais de 25 mil veículos por dia e e a principal via de escoamento das riquezas da região, além de permitir a mobilização de milhares de turistas por ano. A obra de restauração e duplicação da BR-101 Nordeste já esta estimada em R$ 1,5 bilhão, sendo que, aproximadamente, 5% desse valor esta sendo destinado aos estudos e aos Projetos Básicos Ambientais necessários para o licenciamento das obras. O lote em estudo e localizado entre as cidades de Cabo de Santo Agostinho(Km 104,6) e Ribeirão(Km 148,5), onde possui uma malha rodoviária deficiente porém com um tráfego muito intenso.O lote possui uma extensão de 43,9 Km.(Figura 01) O mesmo lote em estudo, possui uma grande importância, pois liga a capital do estado de Pernambuco e cidades circunvizinhas ao interior do estado possibilitando uma acessibilidade maior por parte da população tanto do interior quanto da capital. O projeto no seu inicio teve importância e relevância no sentido de criação de novas vias de acesso as cidade vizinhas a Cabo ate a extensão de Ribeirão. O estágio teve decorrência no período de 02/01/2010 a 12/02/2010.O mesmo foi dividido em duas etapas basicamente, analise de projeto e planilhas em escritório e supervisão, controle de execução de serviços em campo. - Acompanhamento da execução de serviços referente a terraplenagem. - Acompanhamento da execução de serviços referente a drenagem. - Supervisão e controle de execução de revestimento tipo CBUQ. - Supervisão e controle de execução de revestimento tipo placa de concreto.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo.LUCENA, A. E. F.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673BEJA, Igor Amorim.2010-032022-01-19T19:21:58Z2022-01-192022-01-19T19:21:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23313BEJA, Igor Amorim. Relatório de estágio curricular. 2010. 36f. (Relatório de Estágio), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-19T19:22:33Zoai:localhost:riufcg/23313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-19T19:22:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio curricular. Curricular internship report. |
title |
Relatório de estágio curricular. |
spellingShingle |
Relatório de estágio curricular. BEJA, Igor Amorim. Estágio em Engenharia Civil Pavimentação asfáltica JBR Engenharia LTDA Rodovia BR - 101 - PE Supervisão e controle de revestimento Fotos - BR - 101 - PE duplicação Internship in Civil Engineering Asphalt paving JBR Engenharia LTDA Highway BR - 101 - PE Coating supervision and control Photos - BR - 101 - PE duplication Engenharia Civil |
title_short |
Relatório de estágio curricular. |
title_full |
Relatório de estágio curricular. |
title_fullStr |
Relatório de estágio curricular. |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio curricular. |
title_sort |
Relatório de estágio curricular. |
author |
BEJA, Igor Amorim. |
author_facet |
BEJA, Igor Amorim. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo. LUCENA, A. E. F. http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEJA, Igor Amorim. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio em Engenharia Civil Pavimentação asfáltica JBR Engenharia LTDA Rodovia BR - 101 - PE Supervisão e controle de revestimento Fotos - BR - 101 - PE duplicação Internship in Civil Engineering Asphalt paving JBR Engenharia LTDA Highway BR - 101 - PE Coating supervision and control Photos - BR - 101 - PE duplication Engenharia Civil |
topic |
Estágio em Engenharia Civil Pavimentação asfáltica JBR Engenharia LTDA Rodovia BR - 101 - PE Supervisão e controle de revestimento Fotos - BR - 101 - PE duplicação Internship in Civil Engineering Asphalt paving JBR Engenharia LTDA Highway BR - 101 - PE Coating supervision and control Photos - BR - 101 - PE duplication Engenharia Civil |
description |
Nos dias atuais, com o crescimento econômico, ocorreu em todo o Brasil um aumento significativo no número de veículos circulando em vias federais e estaduais. Com isso houve a necessidade de se investir em vias públicas de melhor qualidade a serviço da população. Criou-se então o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, visando criar e financiar projetos de infra-estrutura e pavimentação de vias visando melhorar a qualidade social como um todo, onde o trecho da BR 101 esta incluído nesse programa. O trecho, que compreende toda extensão entre Natal (RN) e Palmares (PE), e a principal ligação entre as capitais litorâneas nordestinas e o centro-sul do pais. São 335,7 quilômetros divididos em oito lotes, o lote em estudo sera de referenda 7. Construída ha 30 anos, a rodovia já atende a um tráfego de mais de 25 mil veículos por dia e e a principal via de escoamento das riquezas da região, além de permitir a mobilização de milhares de turistas por ano. A obra de restauração e duplicação da BR-101 Nordeste já esta estimada em R$ 1,5 bilhão, sendo que, aproximadamente, 5% desse valor esta sendo destinado aos estudos e aos Projetos Básicos Ambientais necessários para o licenciamento das obras. O lote em estudo e localizado entre as cidades de Cabo de Santo Agostinho(Km 104,6) e Ribeirão(Km 148,5), onde possui uma malha rodoviária deficiente porém com um tráfego muito intenso.O lote possui uma extensão de 43,9 Km.(Figura 01) O mesmo lote em estudo, possui uma grande importância, pois liga a capital do estado de Pernambuco e cidades circunvizinhas ao interior do estado possibilitando uma acessibilidade maior por parte da população tanto do interior quanto da capital. O projeto no seu inicio teve importância e relevância no sentido de criação de novas vias de acesso as cidade vizinhas a Cabo ate a extensão de Ribeirão. O estágio teve decorrência no período de 02/01/2010 a 12/02/2010.O mesmo foi dividido em duas etapas basicamente, analise de projeto e planilhas em escritório e supervisão, controle de execução de serviços em campo. - Acompanhamento da execução de serviços referente a terraplenagem. - Acompanhamento da execução de serviços referente a drenagem. - Supervisão e controle de execução de revestimento tipo CBUQ. - Supervisão e controle de execução de revestimento tipo placa de concreto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03 2022-01-19T19:21:58Z 2022-01-19 2022-01-19T19:21:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23313 BEJA, Igor Amorim. Relatório de estágio curricular. 2010. 36f. (Relatório de Estágio), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23313 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23313 |
identifier_str_mv |
BEJA, Igor Amorim. Relatório de estágio curricular. 2010. 36f. (Relatório de Estágio), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744523987779584 |