Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Renally Vital da.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14821
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar desdobramentos do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama) no trabalho de docentes da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB; especificamente, buscou-se discutir as políticas de avaliação externa da educação básica implantadas no Brasil a partir da década de 1990, no âmbito federal, procurando entender suas intencionalidades e relações com as políticas adotadas no município; compreender como o Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama) vem se desenvolvendo na rede e a percepção das professoras acerca dos desdobramentos desse instrumento avaliativo no seu trabalho e, por fim, refletir acerca das possibilidades e desafios dessa política para o trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Em termos metodológicos, o trabalho transita entre elementos da teoria crítica e do pós-estruturalismo, buscando compreender de forma ampla as contradições e complexas relações de poder presentes na realidade. Algumas categorias analíticas como autonomia, regulação, responsabilização, autorresponsabilização e intensificação foram adotadas conforme as leituras que basearam nossa análise. Adotou-se a análise documental, baseada em documentos publicados pela Seduc e em notícias divulgadas em sítios oficiais sobre o tema, observações e entrevistas realizadas com a gerente de avaliação e com sete docentes que atuavam no 5º ano da rede municipal de ensino. Constatou-se que o Sama não foi devidamente regulamentado na rede, o que permite afirmar que se trata de um projeto de governo, que não conta com a participação direta das professoras na elaboração e aplicação do mesmo. Isso pressiona as escolas e profissionais a adotarem práticas de treinamento e preparação para as avaliações externas a nível nacional, de modo a melhorar os indicadores. Por meio dessa política, o poder público municipal tem feito algumas premiações, acirrando o clima de competição na rede e tem permitido maior atuação do empresariado na educação pública municipal (especialmente a Fundação Lemann); ao mesmo tempo, observa-se o avanço de medidas neoconservadoras na rede. Tudo isso tem servido para regular e restringir a autonomia do trabalho das professoras da rede municipal de ensino, de modo que muitas delas se autorresponsabilizam pelos resultados, devido a um processo de colonização das subjetividades promovido pelo conjunto de políticas neoliberais e neoconservadoras existentes no município. Ainda assim, algumas professoras problematizam tal realidade, não aceitando de forma passiva e demonstram ter um posicionamento crítico e propositivo frente a essa política.
id UFCG_e2be7f7b3b69120bcf5e380fda814fd4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14821
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).Developments of the municipal learning assessment system (SAMA) in teaching work in the municipal school system in Campina Grande / PB (2015-2019).Educação básicabasic educationEducación básicaPolíticas de avaliação externaPolíticas de evaluación externaExternal evaluation policiesGerencialismoManagerialismNeoconservadorismoNeoconservadurismoNeoconservatismSamaTrabalho docenteTeaching workTrabajo docenteEducaçãoO presente estudo teve como objetivo geral analisar desdobramentos do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama) no trabalho de docentes da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB; especificamente, buscou-se discutir as políticas de avaliação externa da educação básica implantadas no Brasil a partir da década de 1990, no âmbito federal, procurando entender suas intencionalidades e relações com as políticas adotadas no município; compreender como o Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama) vem se desenvolvendo na rede e a percepção das professoras acerca dos desdobramentos desse instrumento avaliativo no seu trabalho e, por fim, refletir acerca das possibilidades e desafios dessa política para o trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Em termos metodológicos, o trabalho transita entre elementos da teoria crítica e do pós-estruturalismo, buscando compreender de forma ampla as contradições e complexas relações de poder presentes na realidade. Algumas categorias analíticas como autonomia, regulação, responsabilização, autorresponsabilização e intensificação foram adotadas conforme as leituras que basearam nossa análise. Adotou-se a análise documental, baseada em documentos publicados pela Seduc e em notícias divulgadas em sítios oficiais sobre o tema, observações e entrevistas realizadas com a gerente de avaliação e com sete docentes que atuavam no 5º ano da rede municipal de ensino. Constatou-se que o Sama não foi devidamente regulamentado na rede, o que permite afirmar que se trata de um projeto de governo, que não conta com a participação direta das professoras na elaboração e aplicação do mesmo. Isso pressiona as escolas e profissionais a adotarem práticas de treinamento e preparação para as avaliações externas a nível nacional, de modo a melhorar os indicadores. Por meio dessa política, o poder público municipal tem feito algumas premiações, acirrando o clima de competição na rede e tem permitido maior atuação do empresariado na educação pública municipal (especialmente a Fundação Lemann); ao mesmo tempo, observa-se o avanço de medidas neoconservadoras na rede. Tudo isso tem servido para regular e restringir a autonomia do trabalho das professoras da rede municipal de ensino, de modo que muitas delas se autorresponsabilizam pelos resultados, devido a um processo de colonização das subjetividades promovido pelo conjunto de políticas neoliberais e neoconservadoras existentes no município. Ainda assim, algumas professoras problematizam tal realidade, não aceitando de forma passiva e demonstram ter um posicionamento crítico e propositivo frente a essa política.The present study had as its general objective to analyze developments of the Municipal Learning Assessment System (Sama) in the work of teachers from the municipal teaching network of Campina Grande / PB; specifically, it sought to discuss the external evaluation policies of basic education implemented in Brazil since the 1990s, at the federal level, seeking to understand their intentions and relations with the policies adopted in the municipality; understand how the Municipal Learning Assessment System (Sama) has been developing in the network and the teachers' perception about the consequences of this evaluative instrument in their work and, finally, reflect about the possibilities and challenges of this policy for teaching work in the network municipal education system of Campina Grande / PB. In methodological terms, the work moves between elements of critical theory and poststructuralism, seeking to comprehensively understand the contradictions and complex power relations present in reality. Some analytical categories such as autonomy, regulation, accountability, self-responsibility and intensification were adopted according to the readings that based our analysis. Documentary analysis was adopted, based on documents published by Seduc and on news published on official websites on the subject, observations and interviews conducted with the evaluation manager and with seven teachers who worked in the 5th year of the municipal school system. It was found that Sama was not properly regulated in the network, which allows us to affirm that it is a government project, which does not have the direct participation of teachers in the elaboration and application of it. This puts pressure on schools and professionals to adopt training and preparation practices for external evaluations at the national level, in order to improve the indicators. Through this policy, the municipal government has made some awards, increasing the climate of competition in the network and allowing greater participation by businessmen in municipal public education (especially the Lemann Foundation); at the same time, neoconservative measures are advancing in the network. All of this has served to regulate and restrict the autonomy of the work of teachers in the municipal school system, so that many of them take responsibility for the results, due to a process of colonization of subjectivities promoted by the set of neoliberal and neoconservative policies existing in the municipality. Even so, some teachers problematize this reality, not passively accepting it and showing that they have a critical and purposeful position in relation to this policy.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGSILVA, Luciana Leandro da.SILVA, L. L.http://lattes.cnpq.br/6417395216828103SILVA, Andréia Ferreira da.HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira.COSTA, Renally Vital da.2020-07-312020-09-01T22:31:50Z2020-09-012020-09-01T22:31:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14821COSTA, R. V. da. Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019). 2020. 168 f. (Dissertação de Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-03T17:08:22Zoai:localhost:riufcg/14821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-03T17:08:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).
Developments of the municipal learning assessment system (SAMA) in teaching work in the municipal school system in Campina Grande / PB (2015-2019).
title Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).
spellingShingle Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).
COSTA, Renally Vital da.
Educação básica
basic education
Educación básica
Políticas de avaliação externa
Políticas de evaluación externa
External evaluation policies
Gerencialismo
Managerialism
Neoconservadorismo
Neoconservadurismo
Neoconservatism
Sama
Trabalho docente
Teaching work
Trabajo docente
Educação
title_short Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).
title_full Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).
title_fullStr Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).
title_full_unstemmed Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).
title_sort Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).
author COSTA, Renally Vital da.
author_facet COSTA, Renally Vital da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Luciana Leandro da.
SILVA, L. L.
http://lattes.cnpq.br/6417395216828103
SILVA, Andréia Ferreira da.
HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Renally Vital da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
basic education
Educación básica
Políticas de avaliação externa
Políticas de evaluación externa
External evaluation policies
Gerencialismo
Managerialism
Neoconservadorismo
Neoconservadurismo
Neoconservatism
Sama
Trabalho docente
Teaching work
Trabajo docente
Educação
topic Educação básica
basic education
Educación básica
Políticas de avaliação externa
Políticas de evaluación externa
External evaluation policies
Gerencialismo
Managerialism
Neoconservadorismo
Neoconservadurismo
Neoconservatism
Sama
Trabalho docente
Teaching work
Trabajo docente
Educação
description O presente estudo teve como objetivo geral analisar desdobramentos do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama) no trabalho de docentes da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB; especificamente, buscou-se discutir as políticas de avaliação externa da educação básica implantadas no Brasil a partir da década de 1990, no âmbito federal, procurando entender suas intencionalidades e relações com as políticas adotadas no município; compreender como o Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama) vem se desenvolvendo na rede e a percepção das professoras acerca dos desdobramentos desse instrumento avaliativo no seu trabalho e, por fim, refletir acerca das possibilidades e desafios dessa política para o trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Em termos metodológicos, o trabalho transita entre elementos da teoria crítica e do pós-estruturalismo, buscando compreender de forma ampla as contradições e complexas relações de poder presentes na realidade. Algumas categorias analíticas como autonomia, regulação, responsabilização, autorresponsabilização e intensificação foram adotadas conforme as leituras que basearam nossa análise. Adotou-se a análise documental, baseada em documentos publicados pela Seduc e em notícias divulgadas em sítios oficiais sobre o tema, observações e entrevistas realizadas com a gerente de avaliação e com sete docentes que atuavam no 5º ano da rede municipal de ensino. Constatou-se que o Sama não foi devidamente regulamentado na rede, o que permite afirmar que se trata de um projeto de governo, que não conta com a participação direta das professoras na elaboração e aplicação do mesmo. Isso pressiona as escolas e profissionais a adotarem práticas de treinamento e preparação para as avaliações externas a nível nacional, de modo a melhorar os indicadores. Por meio dessa política, o poder público municipal tem feito algumas premiações, acirrando o clima de competição na rede e tem permitido maior atuação do empresariado na educação pública municipal (especialmente a Fundação Lemann); ao mesmo tempo, observa-se o avanço de medidas neoconservadoras na rede. Tudo isso tem servido para regular e restringir a autonomia do trabalho das professoras da rede municipal de ensino, de modo que muitas delas se autorresponsabilizam pelos resultados, devido a um processo de colonização das subjetividades promovido pelo conjunto de políticas neoliberais e neoconservadoras existentes no município. Ainda assim, algumas professoras problematizam tal realidade, não aceitando de forma passiva e demonstram ter um posicionamento crítico e propositivo frente a essa política.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
2020-09-01T22:31:50Z
2020-09-01
2020-09-01T22:31:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14821
COSTA, R. V. da. Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019). 2020. 168 f. (Dissertação de Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14821
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14821
identifier_str_mv COSTA, R. V. da. Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019). 2020. 168 f. (Dissertação de Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744459955437568