Impacto dos recursos do FUNDEB na qualidade do ensino básico municipal do Estado da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROGA, Silvia Danielly Martins.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14669
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o impacto dos recursos financeiros destinados ao FUNDEB na qualidade do ensino público nos municípios da Paraíba. Foram analisados 223 municípios nos períodos de 2011, 2013 e 2015. Os anos de 2012, 2014, 2016 e 2017 foram descartados porque não traziam informações suficientes para as variáveis utilizadas. No tratamento dos dados, utilizou-se do método quantitativo regressão linear múltipla. A variável dependente é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que neste estudo é considerada a qualidade de ensino, pois reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, calculados a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep. As Variáveis independentes do modelo são: a) docentes com curso superior; e b) infraestrutura escolar (biblioteca, laboratório de informática e quadra esportiva) e c) o valor investido por aluno, para isso será necessário calculara razão FUNDEB/Matriculados, a fim de encontrar o valor mínimo gasto por aluno, o resultado desse cálculo gera a variável (FUNDEB por aluno). Os resultados da regressão apontam que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação – FUNDEB e a infraestrutura escolar sozinhos não têm impacto relevante na qualidade da educação. Assim, não é possível afirmar que a disponibilidade de recursos garante uma educação de qualidade. No entanto, os docentes capacitados mostraram ter um impacto maior em relação às demais variáveis estudadas.
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spelling Impacto dos recursos do FUNDEB na qualidade do ensino básico municipal do Estado da Paraíba.Impact of FUNDEB resources on the quality of Municipal Basic Education in the State of Paraíba.Recursos FinanceirosQualidade do Ensino PúblicoÍndice de Desenvolvimento da Educação BásicaCenso EscolarAvaliaçõesFinancial ResourcesQuality of Public EducationBasic Education Development IndexSchool CensusAssessmentsContabilidadeO objetivo deste estudo é analisar o impacto dos recursos financeiros destinados ao FUNDEB na qualidade do ensino público nos municípios da Paraíba. Foram analisados 223 municípios nos períodos de 2011, 2013 e 2015. Os anos de 2012, 2014, 2016 e 2017 foram descartados porque não traziam informações suficientes para as variáveis utilizadas. No tratamento dos dados, utilizou-se do método quantitativo regressão linear múltipla. A variável dependente é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que neste estudo é considerada a qualidade de ensino, pois reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, calculados a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep. As Variáveis independentes do modelo são: a) docentes com curso superior; e b) infraestrutura escolar (biblioteca, laboratório de informática e quadra esportiva) e c) o valor investido por aluno, para isso será necessário calculara razão FUNDEB/Matriculados, a fim de encontrar o valor mínimo gasto por aluno, o resultado desse cálculo gera a variável (FUNDEB por aluno). Os resultados da regressão apontam que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação – FUNDEB e a infraestrutura escolar sozinhos não têm impacto relevante na qualidade da educação. Assim, não é possível afirmar que a disponibilidade de recursos garante uma educação de qualidade. No entanto, os docentes capacitados mostraram ter um impacto maior em relação às demais variáveis estudadas.The aim of this study is to analyze the impact of financial resources allocated to FUNDEB on the quality of public education in the municipalities of Paraíba. 223 municipalities were analyzed in the periods of 2011, 2013 and 2015. The years 2012, 2014, 2016 and 2017 were discarded because they did not bring enough information for the variables used. In the treatment of the data, the multiple linear regression quantitative method was used. The dependent variable is the Basic Education Development Index - IDEB, which in this study considers the quality of teaching, as it gathers, in a single indicator, the results of two concepts equally important for the quality of education: the school flow and the performance averages in assessments, calculated from data on school approval, obtained from the School Census, and performance averages in Inep assessments. Variables independent of the model are: a) teachers with higher education; and b) school infrastructure (library, computer lab and sports court) and c) the amount invested per student, for this it will be necessary to calculate the FUNDEB / Matriculares ratio, in order to find the minimum amount spent per student, the result of this calculation generates the variable (FUNDEB per student). The regression results show that the Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals - FUNDEB and the school infrastructure alone do not have a relevant impact on the quality of education. Thus, it is not possible to state that the availability of resources guarantees quality education. However, trained teachers showed to have a greater impact in relation to the other variables studied.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGFIRMINO NETO, Antônio.FIRMINO NETO, A.QUEIROGA, Silvia Danielly Martins.20182020-08-28T19:10:03Z2020-08-282020-08-28T19:10:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14669QUEIROGA, Silvia Danielly Martins. Impacto dos recursos do FUNDEB na qualidade do ensino básico municipal do Estado da Paraíba. 2018. 48fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-12T18:31:28Zoai:localhost:riufcg/14669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-12T18:31:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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