Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Valdilanne Guimarães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30314
Resumo: De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação deve assegurar o desenvolvimento da pessoa, potencializando os aspectos sociais, culturais, físicos e cognitivos da criança. Entretanto, o fracasso escolar tem revelado a incompletude de tal premissa, o que precisa ser enfrentado com reflexão crítica pelos profissionais da educação. Dessa forma, faz-se necessário considerar a contribuição da formação continuada na prática didático-pedagógica frente aos desafios relacionados à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial no ciclo da alfabetização. A presente pesquisa-ação teve por objetivo a implantação de formação continuada crítico-reflexiva na escola, com elaboração de instrumento de divulgação das estratégias criadas. Aplicamos questionário para identificar a realidade do trabalho docente em relação à prática de ensino inclusiva de oito professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola regular do município de São Gonçalo – RJ. Em decorrência da reflexão promovida intencionalmente com as professoras, verificou-se a necessidade de discutir o processo inclusivo na escola, criando-se o Círculo de Estudo da Alfabetização, o que promoveu benefícios à prática de ensino inclusiva dos professores da alfabetização. Por fim, elaboramos instrumento de divulgação das estratégias criadas na implantação de formação continuada crítico-reflexiva na escola. Como resultado da pesquisa e do trabalho cooperativo, estamos exercitando, no Círculo de Estudo, reflexões sobre os problemas e busca ativa de soluções para, de fato, potencializar a inclusão no espaço escolar.
id UFF-2_0de364efc970ae58e250ab3148be33d4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30314
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusãoInclusão; formação de professor; prática de ensino inclusivaEducação especial, Educação inclusiva, Formação de professor, Prática pedagógicaInclusion; teacher training; inclusive teaching practiceDe acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação deve assegurar o desenvolvimento da pessoa, potencializando os aspectos sociais, culturais, físicos e cognitivos da criança. Entretanto, o fracasso escolar tem revelado a incompletude de tal premissa, o que precisa ser enfrentado com reflexão crítica pelos profissionais da educação. Dessa forma, faz-se necessário considerar a contribuição da formação continuada na prática didático-pedagógica frente aos desafios relacionados à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial no ciclo da alfabetização. A presente pesquisa-ação teve por objetivo a implantação de formação continuada crítico-reflexiva na escola, com elaboração de instrumento de divulgação das estratégias criadas. Aplicamos questionário para identificar a realidade do trabalho docente em relação à prática de ensino inclusiva de oito professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola regular do município de São Gonçalo – RJ. Em decorrência da reflexão promovida intencionalmente com as professoras, verificou-se a necessidade de discutir o processo inclusivo na escola, criando-se o Círculo de Estudo da Alfabetização, o que promoveu benefícios à prática de ensino inclusiva dos professores da alfabetização. Por fim, elaboramos instrumento de divulgação das estratégias criadas na implantação de formação continuada crítico-reflexiva na escola. Como resultado da pesquisa e do trabalho cooperativo, estamos exercitando, no Círculo de Estudo, reflexões sobre os problemas e busca ativa de soluções para, de fato, potencializar a inclusão no espaço escolar.According to the Federal Constitution of 1988, education must ensure the person's development, enhancing the child's social, cultural, physical and cognitive aspects. However, school failure has revealed the incompleteness of such a premise, which needs to be faced with critical reflection by education professionals. Thus, it is necessary to consider the contribution of continuing education in didactic-pedagogical practice in view of the challenges related to the inclusion of students targeting Special Education in the literacy cycle. The purpose of this action research was to implement critical-reflective continuing education at school, with the elaboration of an instrument to disseminate the strategies created. We applied a questionnaire to identify the reality of teaching work in relation to the inclusive teaching practice of eight teachers from the 1st cycle of elementary school in a regular school in the city of São Gonçalo - RJ. As a result of the reflection promoted intentionally with the teachers, there was a need to discuss the inclusive process at school, creating the Literacy Study Circle, which promoted benefits to the inclusive teaching practice of literacy teachers. Finally, we developed an instrument to disseminate the strategies created in the implementation of critical-reflective continuing education in the school. As a result of research and cooperative work, we are exercising, in the Study Circle, reflections on problems and active search for solutions to, in fact, enhance inclusion in the school space.68 p.Barreto, Claudia Marcia BorgesAndrade, Luiz Antônio Botelho deLehmann, Lúcia de Melo e SouzaReis, Andrea Pierre dosYamasaki, Alice AkemiPereira, Valdilanne Guimarães2023-09-13T16:59:21Z2023-09-13T16:59:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Valdilanne Guimarães. Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão. 2020. 68 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30314CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-13T16:59:25Zoai:app.uff.br:1/30314Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-13T16:59:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão
title Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão
spellingShingle Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão
Pereira, Valdilanne Guimarães
Inclusão; formação de professor; prática de ensino inclusiva
Educação especial, Educação inclusiva, Formação de professor, Prática pedagógica
Inclusion; teacher training; inclusive teaching practice
title_short Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão
title_full Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão
title_fullStr Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão
title_full_unstemmed Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão
title_sort Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão
author Pereira, Valdilanne Guimarães
author_facet Pereira, Valdilanne Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Claudia Marcia Borges
Andrade, Luiz Antônio Botelho de
Lehmann, Lúcia de Melo e Souza
Reis, Andrea Pierre dos
Yamasaki, Alice Akemi
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Valdilanne Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão; formação de professor; prática de ensino inclusiva
Educação especial, Educação inclusiva, Formação de professor, Prática pedagógica
Inclusion; teacher training; inclusive teaching practice
topic Inclusão; formação de professor; prática de ensino inclusiva
Educação especial, Educação inclusiva, Formação de professor, Prática pedagógica
Inclusion; teacher training; inclusive teaching practice
description De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação deve assegurar o desenvolvimento da pessoa, potencializando os aspectos sociais, culturais, físicos e cognitivos da criança. Entretanto, o fracasso escolar tem revelado a incompletude de tal premissa, o que precisa ser enfrentado com reflexão crítica pelos profissionais da educação. Dessa forma, faz-se necessário considerar a contribuição da formação continuada na prática didático-pedagógica frente aos desafios relacionados à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial no ciclo da alfabetização. A presente pesquisa-ação teve por objetivo a implantação de formação continuada crítico-reflexiva na escola, com elaboração de instrumento de divulgação das estratégias criadas. Aplicamos questionário para identificar a realidade do trabalho docente em relação à prática de ensino inclusiva de oito professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola regular do município de São Gonçalo – RJ. Em decorrência da reflexão promovida intencionalmente com as professoras, verificou-se a necessidade de discutir o processo inclusivo na escola, criando-se o Círculo de Estudo da Alfabetização, o que promoveu benefícios à prática de ensino inclusiva dos professores da alfabetização. Por fim, elaboramos instrumento de divulgação das estratégias criadas na implantação de formação continuada crítico-reflexiva na escola. Como resultado da pesquisa e do trabalho cooperativo, estamos exercitando, no Círculo de Estudo, reflexões sobre os problemas e busca ativa de soluções para, de fato, potencializar a inclusão no espaço escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13T16:59:21Z
2023-09-13T16:59:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Valdilanne Guimarães. Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão. 2020. 68 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30314
identifier_str_mv PEREIRA, Valdilanne Guimarães. Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão. 2020. 68 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044780385959936