Atuação e formação pedagógica : o papel ético-político de professores na escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Alberto Neto, Miguel Valmar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218254
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir acerca do papel do professor frente ao paradigma atual da educação inclusiva, no intuito de solucionar um mal-estar presente nas salas de aula regulares por falta de aceitação por parte de alguns professores em relação às singularidades que apresentam os alunos que possuem deficiência ou necessidades educativas especiais. Para tanto, através de uma revisão bibliográfica, que abordará desde o histórico das disputas políticas para a educação especial no Brasil, até o atual paradigma da educação inclusiva, este trabalho dá voz a autores que discutem a questão da escola inclusiva, propondo aos professores que estes assumam uma conduta ética, que respeite e valorize as diferenças e singularidades de todos os alunos, e também política, que o torne o principal agente de transformação e consolidação da escola inclusiva. Portanto, este trabalho conclui ser necessária a adoção, por parte dos professores, de um papel ético-político, no qual enfatiza-se a importância de sua atuação e formação dentro da proposta escolar inclusiva.
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spelling D’Alberto Neto, Miguel ValmarLima, André Luís de Souza2021-02-26T04:12:49Z2020http://hdl.handle.net/10183/218254001122942O objetivo deste trabalho é refletir acerca do papel do professor frente ao paradigma atual da educação inclusiva, no intuito de solucionar um mal-estar presente nas salas de aula regulares por falta de aceitação por parte de alguns professores em relação às singularidades que apresentam os alunos que possuem deficiência ou necessidades educativas especiais. Para tanto, através de uma revisão bibliográfica, que abordará desde o histórico das disputas políticas para a educação especial no Brasil, até o atual paradigma da educação inclusiva, este trabalho dá voz a autores que discutem a questão da escola inclusiva, propondo aos professores que estes assumam uma conduta ética, que respeite e valorize as diferenças e singularidades de todos os alunos, e também política, que o torne o principal agente de transformação e consolidação da escola inclusiva. Portanto, este trabalho conclui ser necessária a adoção, por parte dos professores, de um papel ético-político, no qual enfatiza-se a importância de sua atuação e formação dentro da proposta escolar inclusiva.The aim of this work is to thinking on the role of the teacher in the current paradigm of inclusive education, in order to resolve a malaise present in regular classrooms due to the lack of acceptance by some teachers in relation to the singularities presented by students with disabilities or special educational needs. To this end, through a bibliographic review, which will address from the history of political disputes for special education in Brazil, to the current paradigm of inclusive education, this work gives voice to authors who discuss the issue of inclusive school, proposing to teachers that they assume an ethical conduct, which respects and values the differences and singularities of all students, as well as politics conduct, which makes it the main agent of transformation and consolidation of the inclusive school. Therefore, this work concludes that it is necessary for teachers to adopt an ethical-political role, in which is emphasized the importance of their actuation and formation within the inclusive school.application/pdfporEducação inclusivaFormação de professoresPrática pedagógicaConduta profissional : ÉticaInclusive EducationTeacher’s TrainingPedagogical PracticeAtuação e formação pedagógica : o papel ético-político de professores na escola inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122942.pdf.txt001122942.pdf.txtExtracted Texttext/plain102846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218254/2/001122942.pdf.txtb6f112ab260a354dbc3ef7f2d6b7d609MD52ORIGINAL001122942.pdfTexto completoapplication/pdf410052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218254/1/001122942.pdfc955c5c9430b8d73354ae4f7d950f39aMD5110183/2182542021-03-09 04:32:05.096054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218254Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:32:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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