Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177 |
Resumo: | O ensino da gramática é pauta de discussão permanente, uma vez que a Gramática Normativa é a escolha de a maioria das escolas da educação básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo: propor uma estratégia dinamizadora para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para atingi-lo, construímos uma base teórica dos estudos gramaticais, com ênfase nas orações subordinadas adjetivas; discutimos o trabalho com a gramática em sala de aula, com base em reflexões sobre a abordagem descritiva; e construímos um jogo como proposta de intervenção para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para tanto, a base teórica sobre gramática é a descritiva, baseada nas reflexões de Perini (2010) e de Sautchuk (2010); e sobre jogos na escola fundamenta-se nos estudos de Almeida (2013). Seguimos a metodologia da pesquisa bibliográfica aplicada, de abordagem qualitativa. Como resultados desta pesquisa, temos uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental com uma adaptação do jogo de tabuleiro cujas peças são semelhantes a de um tabuleiro tradicional. |
id |
UFCG_e4a9b38e7c597b5f8a8c182886e05c24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22177 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.An intervention proposal for teaching subordinate clauses adjectives.GramáticaJogoOrações subordinadas adjetivasGramática e ensinoGramática - educação básicaJogo em sala de aulaGramática no jogo de tabuleiroGrammarMatchSubordinate adjective clausesgrammar and teachinggrammar - basic educationclassroom gamegrammar in the board gameLetras - Língua Portuguesa.O ensino da gramática é pauta de discussão permanente, uma vez que a Gramática Normativa é a escolha de a maioria das escolas da educação básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo: propor uma estratégia dinamizadora para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para atingi-lo, construímos uma base teórica dos estudos gramaticais, com ênfase nas orações subordinadas adjetivas; discutimos o trabalho com a gramática em sala de aula, com base em reflexões sobre a abordagem descritiva; e construímos um jogo como proposta de intervenção para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para tanto, a base teórica sobre gramática é a descritiva, baseada nas reflexões de Perini (2010) e de Sautchuk (2010); e sobre jogos na escola fundamenta-se nos estudos de Almeida (2013). Seguimos a metodologia da pesquisa bibliográfica aplicada, de abordagem qualitativa. Como resultados desta pesquisa, temos uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental com uma adaptação do jogo de tabuleiro cujas peças são semelhantes a de um tabuleiro tradicional.Grammar teaching is subject of permanent discussion, since prescriptive grammar is the choice of most elementary schools. In this sense, this research aims to propose a dynamic strategy for the study of adjective subordinate clauses. To achieve it, we have developed a theoretical basis for grammatical studies, with an emphasis on adjective subordinate clauses; we discuss working with grammar in the classroom based on reflections on the descriptive approach and we have developed a game as an intervention proposal for the study of adjective subordinate clauses. Therefore, our theoretical basis on grammar is descriptive and based on the reflections by Perini (2010) and Sautchuk (2010); about the use of games at school, our research is based on studies by Almeida (2013). We follow the methodology of applied bibliographic research with a qualitative approach. As a result of this research, we have an intervention proposal for teaching subordinate adjective clauses in 9th grade of elementary school classes with an adaptation of the board game whose pieces are similar to those of a traditional board.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.BEZERRA, Jaqueline de Jesus.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.SANTOS, Cícera Daianny Santana dos.2021-09-302021-11-29T13:59:02Z2021-11-292021-11-29T13:59:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-01T11:54:35Zoai:localhost:riufcg/22177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-01T11:54:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. An intervention proposal for teaching subordinate clauses adjectives. |
title |
Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. |
spellingShingle |
Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Gramática Jogo Orações subordinadas adjetivas Gramática e ensino Gramática - educação básica Jogo em sala de aula Gramática no jogo de tabuleiro Grammar Match Subordinate adjective clauses grammar and teaching grammar - basic education classroom game grammar in the board game Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. |
title_full |
Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. |
title_fullStr |
Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. |
title_sort |
Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. |
author |
SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. |
author_facet |
SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. BEZERRA, Jaqueline de Jesus. BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Jogo Orações subordinadas adjetivas Gramática e ensino Gramática - educação básica Jogo em sala de aula Gramática no jogo de tabuleiro Grammar Match Subordinate adjective clauses grammar and teaching grammar - basic education classroom game grammar in the board game Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Gramática Jogo Orações subordinadas adjetivas Gramática e ensino Gramática - educação básica Jogo em sala de aula Gramática no jogo de tabuleiro Grammar Match Subordinate adjective clauses grammar and teaching grammar - basic education classroom game grammar in the board game Letras - Língua Portuguesa. |
description |
O ensino da gramática é pauta de discussão permanente, uma vez que a Gramática Normativa é a escolha de a maioria das escolas da educação básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo: propor uma estratégia dinamizadora para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para atingi-lo, construímos uma base teórica dos estudos gramaticais, com ênfase nas orações subordinadas adjetivas; discutimos o trabalho com a gramática em sala de aula, com base em reflexões sobre a abordagem descritiva; e construímos um jogo como proposta de intervenção para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para tanto, a base teórica sobre gramática é a descritiva, baseada nas reflexões de Perini (2010) e de Sautchuk (2010); e sobre jogos na escola fundamenta-se nos estudos de Almeida (2013). Seguimos a metodologia da pesquisa bibliográfica aplicada, de abordagem qualitativa. Como resultados desta pesquisa, temos uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental com uma adaptação do jogo de tabuleiro cujas peças são semelhantes a de um tabuleiro tradicional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 2021-11-29T13:59:02Z 2021-11-29 2021-11-29T13:59:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177 SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744516151771136 |