Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Cícera Daianny Santana dos.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177
Resumo: O ensino da gramática é pauta de discussão permanente, uma vez que a Gramática Normativa é a escolha de a maioria das escolas da educação básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo: propor uma estratégia dinamizadora para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para atingi-lo, construímos uma base teórica dos estudos gramaticais, com ênfase nas orações subordinadas adjetivas; discutimos o trabalho com a gramática em sala de aula, com base em reflexões sobre a abordagem descritiva; e construímos um jogo como proposta de intervenção para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para tanto, a base teórica sobre gramática é a descritiva, baseada nas reflexões de Perini (2010) e de Sautchuk (2010); e sobre jogos na escola fundamenta-se nos estudos de Almeida (2013). Seguimos a metodologia da pesquisa bibliográfica aplicada, de abordagem qualitativa. Como resultados desta pesquisa, temos uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental com uma adaptação do jogo de tabuleiro cujas peças são semelhantes a de um tabuleiro tradicional.
id UFCG_e4a9b38e7c597b5f8a8c182886e05c24
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22177
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.An intervention proposal for teaching subordinate clauses adjectives.GramáticaJogoOrações subordinadas adjetivasGramática e ensinoGramática - educação básicaJogo em sala de aulaGramática no jogo de tabuleiroGrammarMatchSubordinate adjective clausesgrammar and teachinggrammar - basic educationclassroom gamegrammar in the board gameLetras - Língua Portuguesa.O ensino da gramática é pauta de discussão permanente, uma vez que a Gramática Normativa é a escolha de a maioria das escolas da educação básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo: propor uma estratégia dinamizadora para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para atingi-lo, construímos uma base teórica dos estudos gramaticais, com ênfase nas orações subordinadas adjetivas; discutimos o trabalho com a gramática em sala de aula, com base em reflexões sobre a abordagem descritiva; e construímos um jogo como proposta de intervenção para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para tanto, a base teórica sobre gramática é a descritiva, baseada nas reflexões de Perini (2010) e de Sautchuk (2010); e sobre jogos na escola fundamenta-se nos estudos de Almeida (2013). Seguimos a metodologia da pesquisa bibliográfica aplicada, de abordagem qualitativa. Como resultados desta pesquisa, temos uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental com uma adaptação do jogo de tabuleiro cujas peças são semelhantes a de um tabuleiro tradicional.Grammar teaching is subject of permanent discussion, since prescriptive grammar is the choice of most elementary schools. In this sense, this research aims to propose a dynamic strategy for the study of adjective subordinate clauses. To achieve it, we have developed a theoretical basis for grammatical studies, with an emphasis on adjective subordinate clauses; we discuss working with grammar in the classroom based on reflections on the descriptive approach and we have developed a game as an intervention proposal for the study of adjective subordinate clauses. Therefore, our theoretical basis on grammar is descriptive and based on the reflections by Perini (2010) and Sautchuk (2010); about the use of games at school, our research is based on studies by Almeida (2013). We follow the methodology of applied bibliographic research with a qualitative approach. As a result of this research, we have an intervention proposal for teaching subordinate adjective clauses in 9th grade of elementary school classes with an adaptation of the board game whose pieces are similar to those of a traditional board.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.BEZERRA, Jaqueline de Jesus.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.SANTOS, Cícera Daianny Santana dos.2021-09-302021-11-29T13:59:02Z2021-11-292021-11-29T13:59:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-01T11:54:35Zoai:localhost:riufcg/22177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-01T11:54:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
An intervention proposal for teaching subordinate clauses adjectives.
title Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
spellingShingle Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
SANTOS, Cícera Daianny Santana dos.
Gramática
Jogo
Orações subordinadas adjetivas
Gramática e ensino
Gramática - educação básica
Jogo em sala de aula
Gramática no jogo de tabuleiro
Grammar
Match
Subordinate adjective clauses
grammar and teaching
grammar - basic education
classroom game
grammar in the board game
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
title_full Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
title_fullStr Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
title_full_unstemmed Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
title_sort Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
author SANTOS, Cícera Daianny Santana dos.
author_facet SANTOS, Cícera Daianny Santana dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Cícera Daianny Santana dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Jogo
Orações subordinadas adjetivas
Gramática e ensino
Gramática - educação básica
Jogo em sala de aula
Gramática no jogo de tabuleiro
Grammar
Match
Subordinate adjective clauses
grammar and teaching
grammar - basic education
classroom game
grammar in the board game
Letras - Língua Portuguesa.
topic Gramática
Jogo
Orações subordinadas adjetivas
Gramática e ensino
Gramática - educação básica
Jogo em sala de aula
Gramática no jogo de tabuleiro
Grammar
Match
Subordinate adjective clauses
grammar and teaching
grammar - basic education
classroom game
grammar in the board game
Letras - Língua Portuguesa.
description O ensino da gramática é pauta de discussão permanente, uma vez que a Gramática Normativa é a escolha de a maioria das escolas da educação básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo: propor uma estratégia dinamizadora para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para atingi-lo, construímos uma base teórica dos estudos gramaticais, com ênfase nas orações subordinadas adjetivas; discutimos o trabalho com a gramática em sala de aula, com base em reflexões sobre a abordagem descritiva; e construímos um jogo como proposta de intervenção para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para tanto, a base teórica sobre gramática é a descritiva, baseada nas reflexões de Perini (2010) e de Sautchuk (2010); e sobre jogos na escola fundamenta-se nos estudos de Almeida (2013). Seguimos a metodologia da pesquisa bibliográfica aplicada, de abordagem qualitativa. Como resultados desta pesquisa, temos uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental com uma adaptação do jogo de tabuleiro cujas peças são semelhantes a de um tabuleiro tradicional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
2021-11-29T13:59:02Z
2021-11-29
2021-11-29T13:59:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177
SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177
identifier_str_mv SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744516151771136