Concepções de criança, infância, educação infantil e contextualização da educação: o que dizem as professoras de escolas no\do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Josilene Rodrigues.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.fernandes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20387
Resumo: Esta pesquisa vinculase ao Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé, e tem como objeto de pesquisa a concepção das professoras da Educação Infantil no\do campo sobre Infância, Educação Infantil e Contextualização. O objetivo geral do estudo foi o de Compreender as concepções de infância, educação infantil e contextualização das professoras da Educação Infantil no Campo no Município de São João do Cariri, e como objetivos específicos buscamos: identificar a relação entre o discurso normativo e as concepções expressas pelas professoras e identificar se, e quais os referenciais teóricos e práticos que na concepção das professoras influenciam na sua prática na Educação Infantil. A pesquisa teve um cunho qualitativo utilizando do procedimento bibliográfico para revisão da literatura e construção do referencial teórico sobre Infância: Ariès (1981), Heywood (2004), Kuhlmann. Jr (2004), Sarmento (2007), e Kramer (1984;1999;2009); Contextualização da Educação: a análise documental auxiliou na compreensão dos referencias legais da política educacional, nos quais buscamos identificar a conceituação, princípios e fundamentos da Educação Infantil. Para identificar as concepções das professoras sobre a temática, e quais os referenciais teóricos que influenciam sua prática docente utilizamos um questionário semiestruturado, que após sua tabulação e organização dos principais indicadores, realizamos uma roda de conversa online para aprofundamento dos núcleos de significação que emergiram do material. Como resultados do estudo identificamos um grupo em sua maioria jovem, com menos de doze anos de prática na Educação Infantil, que colocam o gostar de trabalhar com essa faixa etária como central no seu trabalho, que muito recentemente passaram a ter formação continuada para atuação nesta etapa, e que, portanto, passaram a se apropriar no que está previsto nas diretrizes da educação. A visão da Infância na perspectiva cronológica e biológica ainda é muito presente no grupo, embora já comecem a perceber que existem diferentes infâncias, e que, portanto, a criança como um sujeito histórico, ativo e criativo também constrói infâncias. A legislação específica da Educação Infantil ainda necessita ser melhor conhecida pelo grupo, bem como o aprofundamento nos referenciais teóricos que tratam sobre a Educação Infantil no\do Campo. A contextualização da Educação é algo muito novo na sua reflexão teórica, e consideram que não se encontra presente em suas práticas, assim, sinalizam que os principais referenciais para seu trabalho são provenientes da troca de experiência e discussões com as colegas nos momentos de estudos e planejamentos e atualmente da Base Nacional Curricular da Educação Infantil.
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O objetivo geral do estudo foi o de Compreender as concepções de infância, educação infantil e contextualização das professoras da Educação Infantil no Campo no Município de São João do Cariri, e como objetivos específicos buscamos: identificar a relação entre o discurso normativo e as concepções expressas pelas professoras e identificar se, e quais os referenciais teóricos e práticos que na concepção das professoras influenciam na sua prática na Educação Infantil. A pesquisa teve um cunho qualitativo utilizando do procedimento bibliográfico para revisão da literatura e construção do referencial teórico sobre Infância: Ariès (1981), Heywood (2004), Kuhlmann. Jr (2004), Sarmento (2007), e Kramer (1984;1999;2009); Contextualização da Educação: a análise documental auxiliou na compreensão dos referencias legais da política educacional, nos quais buscamos identificar a conceituação, princípios e fundamentos da Educação Infantil. Para identificar as concepções das professoras sobre a temática, e quais os referenciais teóricos que influenciam sua prática docente utilizamos um questionário semiestruturado, que após sua tabulação e organização dos principais indicadores, realizamos uma roda de conversa online para aprofundamento dos núcleos de significação que emergiram do material. Como resultados do estudo identificamos um grupo em sua maioria jovem, com menos de doze anos de prática na Educação Infantil, que colocam o gostar de trabalhar com essa faixa etária como central no seu trabalho, que muito recentemente passaram a ter formação continuada para atuação nesta etapa, e que, portanto, passaram a se apropriar no que está previsto nas diretrizes da educação. A visão da Infância na perspectiva cronológica e biológica ainda é muito presente no grupo, embora já comecem a perceber que existem diferentes infâncias, e que, portanto, a criança como um sujeito histórico, ativo e criativo também constrói infâncias. A legislação específica da Educação Infantil ainda necessita ser melhor conhecida pelo grupo, bem como o aprofundamento nos referenciais teóricos que tratam sobre a Educação Infantil no\do Campo. A contextualização da Educação é algo muito novo na sua reflexão teórica, e consideram que não se encontra presente em suas práticas, assim, sinalizam que os principais referenciais para seu trabalho são provenientes da troca de experiência e discussões com as colegas nos momentos de estudos e planejamentos e atualmente da Base Nacional Curricular da Educação Infantil.This research is part of the Specialization course in Contextualized Education for coexisting with the semiarid region at the Federal University of Campina Grande, Sumé campus. Its object is the conceptions of the teachers of Early Childhood Education in/from the countryside about Early Childhood, Early Childhood Education and Contextualization. Its main objective was to understand those concepts of the teachers of Early Childhood Education in the countryside in the municipality of São João do Cariri, and its specific objectives were to identify the relationship between the normative discourse and the conceptions expressed by the research subjects and to identify if and which theoretical and practical references in the teachers' conception, influence their practice in Early Childhood Education. A bibliographic procedure from a qualitative approach was used for literature review and the construction of the theoretical framework on Childhood: Ariès (1981), Heywood (2004), Kuhlmann. Jr (2004), Sarmento (2007), e Kramer (1984; 1999; 2009); Contextualization of Education: the document analysis has helped to understand legal references of educational policy, in which we have sought to identify the concept, principles and foundations of Early Childhood Education. In order to identify teachers' conceptions on that subject, and which theoretical references influence their teaching practice, a semistructured questionnaire was used. After tabulating and organizing the main indicators, an online conversation wheel was carried out to deepen the meaning cores that have emerged from the data. As a result of the study, a group mostly young, with less than twelve years of practice in Early Childhood Education has been identified. They place the enjoyment of working with that age group as central to their work, that they very recently began to have continuing education to work at that stage. Therefore, they indicate they have just begun to take ownership of what is provided for in the education guidelines. The view of Childhood from the chronological and biological perspective is still very present in the group, although they are already realizing that there are different childhoods, and that, therefore, the child as a historical, active and creative subject also builds childhoods. The specific legislation of Early Childhood Education still needs to be better known by the group, as well as the deepening of theoretical references that deals with Early Childhood Education in\from the countryside. The contextualization of Education is something very new in their theoretical reflection, and they consider that it is not present in their practices. Thus, they signal that the main references for their work come from the exchange of experience and discussions with colleagues in the studies and planning moments and currently from the National Curriculum Base for Early Childhood Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.TORRES, Denise Xavier.SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de.FERNANDES, Josilene Rodrigues.2021-06-012021-08-04T18:45:35Z2021-08-042021-08-04T18:45:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.fernandeshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20387FERNANDES, Josilene Rodrigues. Concepções de criança, infância, educação infantil e contextualização da educação: o que dizem as professoras de escolas no\do campo. 2021. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-17T13:05:32Zoai:localhost:riufcg/20387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-17T13:05:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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