Qualidade em serviços: uma avaliação utilizando o modelo SERVQUAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30149 |
Resumo: | O setor de serviços em hotelaria tem alcançado uma posição importante na economia do Brasil. Diante dessa realidade, os gestores dos hotéis buscam métodos de avaliação em serviços, que possibilite o retorno dos hóspedes, listando os serviços que resultam na satisfação dos clientes e os que resultam na insatisfação. Um método com essa finalidade é o SERVQUAL, este, analisa a satisfação dos consumidores através das expectativas criadas antes da utilização do serviço e as percepções após o serviço ter sido utilizado. Desse modo, o presente estudo tem por objetivo a aplicação do modelo SERVQUAL para avaliação da qualidade nos serviços prestados de um hotel da cidade de Catalão, Goiás, para isso, foi utilizada uma adaptação do modelo para o segmento hoteleiro. A metodologia aplicada no estudo foi baseada no método SERVQUAL, que possui abordagem quantitativa, com aplicação de questionários, utilizando a escala likert de 5 pontos. Por fim, são apresentados os resultados, indicando os serviços que necessitam de melhorias. |
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Qualidade em serviços: uma avaliação utilizando o modelo SERVQUALQuality in services: an evaluation using the SERVQUAL modelQualidade no atendimentoCaruaru - PE - setor de serviçosSatisfação de consumidoresAnálise de satisfaçãoService qualityCaruaru - PE - service sectorConsumer satisfactionSatisfaction analysisCalidad de servicioCaruaru - PE - sector serviciosSatisfacción del consumidorAnálisis de satisfacciónQualité du serviceCaruaru - PE - secteur tertiaireSatisfaction des consommateursAnalyse de la satisfactionEngenharia de Produção.O setor de serviços em hotelaria tem alcançado uma posição importante na economia do Brasil. Diante dessa realidade, os gestores dos hotéis buscam métodos de avaliação em serviços, que possibilite o retorno dos hóspedes, listando os serviços que resultam na satisfação dos clientes e os que resultam na insatisfação. Um método com essa finalidade é o SERVQUAL, este, analisa a satisfação dos consumidores através das expectativas criadas antes da utilização do serviço e as percepções após o serviço ter sido utilizado. Desse modo, o presente estudo tem por objetivo a aplicação do modelo SERVQUAL para avaliação da qualidade nos serviços prestados de um hotel da cidade de Catalão, Goiás, para isso, foi utilizada uma adaptação do modelo para o segmento hoteleiro. A metodologia aplicada no estudo foi baseada no método SERVQUAL, que possui abordagem quantitativa, com aplicação de questionários, utilizando a escala likert de 5 pontos. Por fim, são apresentados os resultados, indicando os serviços que necessitam de melhorias.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-06-05T10:28:38Z2023-06-052023-06-05T10:28:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30149GIORGIA, Morgana; SANTOS, Wanessa Soares; LEITE, Gabriela. Qualidade em serviços: uma avaliação utilizando o modelo SERVQUAL. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30149porSILVA, Lays Capingote Serafim da.CARVALHO, Alisson Lucas Alves.SILVA, Moisés Rodrigues da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T16:47:47Zoai:localhost:riufcg/30149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T16:47:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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