A importância da leitura nos anos iniciais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13125 |
Resumo: | Despertar na criança, o gosto pela leitura e um grande desafio. Principalmente nos anos iniciais. Ao longo deste trabalho veremos que são diferentes os modos de ler de falar da realidade. E importante também que o professor respeite a individualidade de cada aluno bem como conhecer e respeitar as variedades linguísticas do português falado, levando o aluno entender que são variadas as culturas e sotaques existentes no Brasil. E preciso que o aluno entenda que a leitura pode ser uma fonte de informações necessárias para o dia-a-dia aos mundos criados pela literatura, e pelas ciências. O aluno precisa também saber, ainda como recorrer a diferentes materiais, impressos para atender sua necessidade. Ao terminar os anos iniciais do ensino fundamental o aluno saiba dominar a linguagem de maneira eficaz e que ainda possa ser capaz de produzir e interpretar texto. Um bom leitor tem grandes chances de escrever bem já que a leitura fornece matéria prima, para a escrita. Que lê mais dispõe de um vocabulário mais rico e poderia compreender melhor a gramatica e a ortografia este mesmo a língua portuguesa. Para isso o professor deve propiciar aos alunos diferentes textos, pois se na sala for oferecidos textos escrito explicitamente para ensinar a ler. Dificilmente os alunos mostrarão interesse pelos mesmos. |
id |
UFCG_e81e3981570345a0f0062cf0163a180c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13125 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância da leitura nos anos iniciais.The importance of reading in the early years.LeituraEscrita e leitura- conceitoLeitura-tiposReadingWriting and reading - conceptReading-typesDespertar na criança, o gosto pela leitura e um grande desafio. Principalmente nos anos iniciais. Ao longo deste trabalho veremos que são diferentes os modos de ler de falar da realidade. E importante também que o professor respeite a individualidade de cada aluno bem como conhecer e respeitar as variedades linguísticas do português falado, levando o aluno entender que são variadas as culturas e sotaques existentes no Brasil. E preciso que o aluno entenda que a leitura pode ser uma fonte de informações necessárias para o dia-a-dia aos mundos criados pela literatura, e pelas ciências. O aluno precisa também saber, ainda como recorrer a diferentes materiais, impressos para atender sua necessidade. Ao terminar os anos iniciais do ensino fundamental o aluno saiba dominar a linguagem de maneira eficaz e que ainda possa ser capaz de produzir e interpretar texto. Um bom leitor tem grandes chances de escrever bem já que a leitura fornece matéria prima, para a escrita. Que lê mais dispõe de um vocabulário mais rico e poderia compreender melhor a gramatica e a ortografia este mesmo a língua portuguesa. Para isso o professor deve propiciar aos alunos diferentes textos, pois se na sala for oferecidos textos escrito explicitamente para ensinar a ler. Dificilmente os alunos mostrarão interesse pelos mesmos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SILVEIRA, Lindomar Maria Augusta da.20092020-07-02T14:15:41Z2020-07-022020-07-02T14:15:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13125SILVEIRA, Lindomar Maria Augusta da. A importância da leitura nos anos iniciais. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T18:08:29Zoai:localhost:riufcg/13125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T18:08:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da leitura nos anos iniciais. The importance of reading in the early years. |
title |
A importância da leitura nos anos iniciais. |
spellingShingle |
A importância da leitura nos anos iniciais. SILVEIRA, Lindomar Maria Augusta da. Leitura Escrita e leitura- conceito Leitura-tipos Reading Writing and reading - concept Reading-types |
title_short |
A importância da leitura nos anos iniciais. |
title_full |
A importância da leitura nos anos iniciais. |
title_fullStr |
A importância da leitura nos anos iniciais. |
title_full_unstemmed |
A importância da leitura nos anos iniciais. |
title_sort |
A importância da leitura nos anos iniciais. |
author |
SILVEIRA, Lindomar Maria Augusta da. |
author_facet |
SILVEIRA, Lindomar Maria Augusta da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, Lindomar Maria Augusta da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita e leitura- conceito Leitura-tipos Reading Writing and reading - concept Reading-types |
topic |
Leitura Escrita e leitura- conceito Leitura-tipos Reading Writing and reading - concept Reading-types |
description |
Despertar na criança, o gosto pela leitura e um grande desafio. Principalmente nos anos iniciais. Ao longo deste trabalho veremos que são diferentes os modos de ler de falar da realidade. E importante também que o professor respeite a individualidade de cada aluno bem como conhecer e respeitar as variedades linguísticas do português falado, levando o aluno entender que são variadas as culturas e sotaques existentes no Brasil. E preciso que o aluno entenda que a leitura pode ser uma fonte de informações necessárias para o dia-a-dia aos mundos criados pela literatura, e pelas ciências. O aluno precisa também saber, ainda como recorrer a diferentes materiais, impressos para atender sua necessidade. Ao terminar os anos iniciais do ensino fundamental o aluno saiba dominar a linguagem de maneira eficaz e que ainda possa ser capaz de produzir e interpretar texto. Um bom leitor tem grandes chances de escrever bem já que a leitura fornece matéria prima, para a escrita. Que lê mais dispõe de um vocabulário mais rico e poderia compreender melhor a gramatica e a ortografia este mesmo a língua portuguesa. Para isso o professor deve propiciar aos alunos diferentes textos, pois se na sala for oferecidos textos escrito explicitamente para ensinar a ler. Dificilmente os alunos mostrarão interesse pelos mesmos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-07-02T14:15:41Z 2020-07-02 2020-07-02T14:15:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13125 SILVEIRA, Lindomar Maria Augusta da. A importância da leitura nos anos iniciais. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13125 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Lindomar Maria Augusta da. A importância da leitura nos anos iniciais. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445848944640 |