O império para além do mar e emergindo dentro da sala de aula.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35075 |
Resumo: | O ponto de partida da atividade consistiu na análise de três documentos pertencentes ao acervo da Câmara Municipal de João Pessoa, recentemente localizados: O primeiro de 1825, o segundo de 1826 e o terceiro de 1828. Onde buscamos a transcrição, tradução e o reconhecimento de algumas personagens que aparecem nos documentos. O primeiro documento analisado é uma carta direcionada ao presidente da Paraíba, datada em 05 de outubro de 1825. No referido documento, o assunto era adiantado, muito embora fosse ressalvado que era necessário aguardar as “participações oficiais”, para que Cidade pudesse comemorar oficialmente essa independência e para se demonstrar aos portugueses a satisfação pelo reconhecimento da independência por parte deles, esperando-se que, depois deste reconhecimento, os demais países começariam a reconhecer a Independência do Brasil, o que era um passo essencial para a consolidação da mesma. Só assim, os países aliados de Portugal estarem em condições de fazer esse reconhecimento oficial. É presente no texto, a necessidade de agrado que o país devia a Portugal, visto que os brasileiros esperavam um aviso oficial por parte de Portugal, antes da cidade da Paraíba preparar as comemorações, com iluminação e repiques de sinos para solenizar o acontecimento. Seguindo o que foi proposto, após a transcrição da carta iniciamos as pesquisas pelos documentos citados na carta, tivemos êxito apenas com o Decreto de 10 de dezembro de 1825, no qual estão expressos os motivos pelos quais o imperador teria declarado guerra às Províncias Unidas do Rio da Prata, o que nos levou a outra busca, entender o significava tal confronto, chegando assim à guerra da Cisplatina, que tratou-se de um confronto armado pela posse do território da atual República Oriental do Uruguai, que promoveu o aumento da dívida externa, a perda de território, e um desgaste político do imperador, que já estava com sua popularidade bem baixa devido à sua política centralista, bem como por conta também das suas “puladas de cerca”, tal como o seu caso com a Marquesa de Santos, que seria a gota d’água que o teria levado a romper com o seu influente Ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, pessoa da maior importância no contexto da independência. O resultado foi positivo e satisfatório, pois esses documentos nos permitem conhecer vários assuntos sobre a história do nosso Brasil. Didaticamente trazidos para sala de aula os respectivos documentos possibilitaram uma prática do ofício do historiador. Assim, trazendo o império que outrora buscava ultrapassar os limites do mar, hoje, fazendo-o emergir dentro da sala de aula. |
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O império para além do mar e emergindo dentro da sala de aula.The empire beyond the sea and emerging within the classroom.Ensino de HistóriaCâmara Municipal de João PessoaDocumentos da Parahyba oitocentistaParaíba oitocentista - documentosComemorações da independência do Brasil - Paraíba oitocentistaIndependência do Brasil - comemorações na Paraíba oitocentistaDocumentos camaráriosPolítica internacionalBrasil século XIXTeaching HistoryJoão Pessoa City CouncilDocuments from 19th century ParahybaNineteenth-century Paraíba - documentsCelebrations of Brazil's independence - 19th century ParaíbaIndependence of Brazil - celebrations in nineteenth-century ParaíbaCity council documentsInternational politicsBrazil 19th centuryHistória.O ponto de partida da atividade consistiu na análise de três documentos pertencentes ao acervo da Câmara Municipal de João Pessoa, recentemente localizados: O primeiro de 1825, o segundo de 1826 e o terceiro de 1828. Onde buscamos a transcrição, tradução e o reconhecimento de algumas personagens que aparecem nos documentos. O primeiro documento analisado é uma carta direcionada ao presidente da Paraíba, datada em 05 de outubro de 1825. No referido documento, o assunto era adiantado, muito embora fosse ressalvado que era necessário aguardar as “participações oficiais”, para que Cidade pudesse comemorar oficialmente essa independência e para se demonstrar aos portugueses a satisfação pelo reconhecimento da independência por parte deles, esperando-se que, depois deste reconhecimento, os demais países começariam a reconhecer a Independência do Brasil, o que era um passo essencial para a consolidação da mesma. Só assim, os países aliados de Portugal estarem em condições de fazer esse reconhecimento oficial. É presente no texto, a necessidade de agrado que o país devia a Portugal, visto que os brasileiros esperavam um aviso oficial por parte de Portugal, antes da cidade da Paraíba preparar as comemorações, com iluminação e repiques de sinos para solenizar o acontecimento. Seguindo o que foi proposto, após a transcrição da carta iniciamos as pesquisas pelos documentos citados na carta, tivemos êxito apenas com o Decreto de 10 de dezembro de 1825, no qual estão expressos os motivos pelos quais o imperador teria declarado guerra às Províncias Unidas do Rio da Prata, o que nos levou a outra busca, entender o significava tal confronto, chegando assim à guerra da Cisplatina, que tratou-se de um confronto armado pela posse do território da atual República Oriental do Uruguai, que promoveu o aumento da dívida externa, a perda de território, e um desgaste político do imperador, que já estava com sua popularidade bem baixa devido à sua política centralista, bem como por conta também das suas “puladas de cerca”, tal como o seu caso com a Marquesa de Santos, que seria a gota d’água que o teria levado a romper com o seu influente Ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, pessoa da maior importância no contexto da independência. O resultado foi positivo e satisfatório, pois esses documentos nos permitem conhecer vários assuntos sobre a história do nosso Brasil. Didaticamente trazidos para sala de aula os respectivos documentos possibilitaram uma prática do ofício do historiador. Assim, trazendo o império que outrora buscava ultrapassar os limites do mar, hoje, fazendo-o emergir dentro da sala de aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-03-14T18:02:55Z2024-03-142024-03-14T18:02:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35075LUIZ, John Kennedy D. S.; SILVA, Maria Regina da; BARBOSA, Luciene Lima; NÓBREGA, Jordana Ramos; NÓBREGA, Lucas Gomes; SILVA, Cássio Giovani da; PESSOA, ngelo Emílio da Silva. O império para além do mar e emergindo dentro da sala de aula. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 01 - Sujeitos de Fontes para a História da América Colonial: Possibilidades de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 30-35. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35075porLUIZ, John Kennedy D. S.SILVA, Maria Regina da.BARBOSA, Luciene LimaNÓBREGA, Jordana RamosNÓBREGA, Lucas GomesSILVA, Cássio Giovani daPESSOA, ngelo Emílio da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-14T18:04:00Zoai:localhost:riufcg/35075Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-14T18:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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