O império para além do mar e emergindo dentro da sala de aula.
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35075 |
Resumo: | O ponto de partida da atividade consistiu na análise de três documentos pertencentes ao acervo da Câmara Municipal de João Pessoa, recentemente localizados: O primeiro de 1825, o segundo de 1826 e o terceiro de 1828. Onde buscamos a transcrição, tradução e o reconhecimento de algumas personagens que aparecem nos documentos. O primeiro documento analisado é uma carta direcionada ao presidente da Paraíba, datada em 05 de outubro de 1825. No referido documento, o assunto era adiantado, muito embora fosse ressalvado que era necessário aguardar as “participações oficiais”, para que Cidade pudesse comemorar oficialmente essa independência e para se demonstrar aos portugueses a satisfação pelo reconhecimento da independência por parte deles, esperando-se que, depois deste reconhecimento, os demais países começariam a reconhecer a Independência do Brasil, o que era um passo essencial para a consolidação da mesma. Só assim, os países aliados de Portugal estarem em condições de fazer esse reconhecimento oficial. É presente no texto, a necessidade de agrado que o país devia a Portugal, visto que os brasileiros esperavam um aviso oficial por parte de Portugal, antes da cidade da Paraíba preparar as comemorações, com iluminação e repiques de sinos para solenizar o acontecimento. Seguindo o que foi proposto, após a transcrição da carta iniciamos as pesquisas pelos documentos citados na carta, tivemos êxito apenas com o Decreto de 10 de dezembro de 1825, no qual estão expressos os motivos pelos quais o imperador teria declarado guerra às Províncias Unidas do Rio da Prata, o que nos levou a outra busca, entender o significava tal confronto, chegando assim à guerra da Cisplatina, que tratou-se de um confronto armado pela posse do território da atual República Oriental do Uruguai, que promoveu o aumento da dívida externa, a perda de território, e um desgaste político do imperador, que já estava com sua popularidade bem baixa devido à sua política centralista, bem como por conta também das suas “puladas de cerca”, tal como o seu caso com a Marquesa de Santos, que seria a gota d’água que o teria levado a romper com o seu influente Ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, pessoa da maior importância no contexto da independência. O resultado foi positivo e satisfatório, pois esses documentos nos permitem conhecer vários assuntos sobre a história do nosso Brasil. Didaticamente trazidos para sala de aula os respectivos documentos possibilitaram uma prática do ofício do historiador. Assim, trazendo o império que outrora buscava ultrapassar os limites do mar, hoje, fazendo-o emergir dentro da sala de aula. |
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