Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, Maria Beatriz Vitor.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7641
Resumo: A Síndrome de Burnout (SB) é resultado do estresse crônico de caráter ocupacional. É caracterizada por três dimensões: Exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Seu principal sintoma é a falta de energia para as atividades laborais e pessoais. A SB acomete principalmente as profissões que exigem relações interpessoais e por este motivo essa investigação foi realizada com base em artigos científicos que estudassem docentes do ensino superior. O presente estudo é uma revisão integrativa, a qual selecionou uma amostra com 8 artigos publicados de 2007 a 2017. Foram utilizadas as bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Public Medline (PUBMED). Esse estudo teve como objetivo responder 3 questões norteadoras: Qual é o perfil dos docentes acometidos pela SB? Quais são as estratégias usadas na prevenção e no enfrentamento do Burnout? Quais são as consequências da síndrome para as instituições de ensino superior e docentes? Foi constatado que a maioria dos artigos só conseguiram responder as perguntas norteadoras de forma superficial e as estratégias de prevenção e enfrentamento não foram reportadas em nem um dos artigos analisados. Foi verificado que o burnout em docentes do ensino superior ainda necessita ser estudada mais detalhadamente. Além disso, os docentes poderão adquirir mais conhecimento sobre o tema e suas consequências. Desta forma, poderão desenvolver métodos e estratégias de enfrentamento de acordo com suas individualidades.
id UFCG_ea2284956661b60516a13d8e3f55e0fc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7641
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.Burnout syndrome in higher education teachers.Síndrome de Burnout en profesores de educación superior.Sindrome de BurnoutEsgotamento emocionalDocentesEducaçãoBurnout syndromeEmotional exhaustionTeachersEducationAgotamiento emocionalEducaciónSaúde PublicaA Síndrome de Burnout (SB) é resultado do estresse crônico de caráter ocupacional. É caracterizada por três dimensões: Exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Seu principal sintoma é a falta de energia para as atividades laborais e pessoais. A SB acomete principalmente as profissões que exigem relações interpessoais e por este motivo essa investigação foi realizada com base em artigos científicos que estudassem docentes do ensino superior. O presente estudo é uma revisão integrativa, a qual selecionou uma amostra com 8 artigos publicados de 2007 a 2017. Foram utilizadas as bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Public Medline (PUBMED). Esse estudo teve como objetivo responder 3 questões norteadoras: Qual é o perfil dos docentes acometidos pela SB? Quais são as estratégias usadas na prevenção e no enfrentamento do Burnout? Quais são as consequências da síndrome para as instituições de ensino superior e docentes? Foi constatado que a maioria dos artigos só conseguiram responder as perguntas norteadoras de forma superficial e as estratégias de prevenção e enfrentamento não foram reportadas em nem um dos artigos analisados. Foi verificado que o burnout em docentes do ensino superior ainda necessita ser estudada mais detalhadamente. Além disso, os docentes poderão adquirir mais conhecimento sobre o tema e suas consequências. Desta forma, poderão desenvolver métodos e estratégias de enfrentamento de acordo com suas individualidades.Burnout syndrome (SB) is a result of the chronic stress with occupational character. It is characterized by three dimensions: emotional exhaustion, depersonalization and low professional achievement. Its main manifestion is lack of energy for work and personal activities. SB mainly affects the professions that require interpersonal relations and for this reason this research was carried out based on scientific articles that studied higher education teachers. The present study is an integrative review, which selected a sample with 8 articles published from 2007 to 2017. Data bases were used: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and International Literature in Health Sciences (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Public Medline (PUBMED). This study aimed to answer 3 guiding questions: What is the profile of the teachers affected by SB? What are the strategies used in preventing and coping with Burnout? What are the consequences of the syndrome for education institutions and teachers? It was found that most of the articles only managed to answer the guiding questions in a superficial way and the prevention and coping strategies were not reported in neither of the articles analyzed. It was verified that burnout in higher education teachers still needs to be studied in more detail. Moreover, teachers will be able to gain more knowledge about this subject and its consequences. In this way, they may develop methods and coping strategies according to their individualities.El Síndrome de Burnout (SB) es el resultado del estrés ocupacional crónico. Se caracteriza por tres dimensiones: agotamiento emocional, despersonalización y bajo rendimiento profesional. Su síntoma principal es la falta de energía para el trabajo y las actividades personales. La SB afecta principalmente a profesiones que requieren relaciones interpersonales y por ello esta investigación se realizó a partir de artículos científicos que estudiaron a profesores de educación superior. El presente estudio es una revisión integradora, que seleccionó una muestra de 8 artículos publicados entre 2007 y 2017. Se utilizaron las siguientes bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) y Literatura Internacional en Ciencias de la Salud (MEDLINE), en el biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO) y Public Medline (PUBMED). Este estudio tuvo como objetivo dar respuesta a 3 preguntas orientadoras: ¿Cuál es el perfil de los docentes afectados por SB? ¿Cuáles son las estrategias utilizadas para prevenir y combatir el Burnout? ¿Cuáles son las consecuencias del síndrome para las instituciones de educación superior y los profesores? Se encontró que la mayoría de los artículos solo lograron responder a las preguntas orientadoras de manera superficial y las estrategias de prevención y afrontamiento no fueron reportadas ni siquiera en uno de los artículos analizados. Se encontró que el agotamiento en los profesores de educación superior aún necesita ser estudiado con más detalle. Además, los profesores podrán adquirir más conocimientos sobre el tema y sus consecuencias. De esta forma, podrán desarrollar métodos y estrategias de afrontamiento de acuerdo con su individualidad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGPASCOAL, Francilene Figueiredo da Silva.PASCOAL, F. F. S.http://lattes.cnpq.br/5199220432380152LIMA, Édija Anália Rodrigues de.HENRIQUE, Amanda Haissa Barros.MENEZES, Maria Beatriz Vitor.2017-08-212019-10-02T16:48:01Z2019-10-022019-10-02T16:48:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7641MENEZES, Maria Beatriz Vitor. Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior. 2017. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-02T15:55:57Zoai:localhost:riufcg/7641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-02T15:55:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.
Burnout syndrome in higher education teachers.
Síndrome de Burnout en profesores de educación superior.
title Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.
spellingShingle Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.
MENEZES, Maria Beatriz Vitor.
Sindrome de Burnout
Esgotamento emocional
Docentes
Educação
Burnout syndrome
Emotional exhaustion
Teachers
Education
Agotamiento emocional
Educación
Saúde Publica
title_short Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.
title_full Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.
title_fullStr Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.
title_sort Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.
author MENEZES, Maria Beatriz Vitor.
author_facet MENEZES, Maria Beatriz Vitor.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PASCOAL, Francilene Figueiredo da Silva.
PASCOAL, F. F. S.
http://lattes.cnpq.br/5199220432380152
LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
HENRIQUE, Amanda Haissa Barros.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES, Maria Beatriz Vitor.
dc.subject.por.fl_str_mv Sindrome de Burnout
Esgotamento emocional
Docentes
Educação
Burnout syndrome
Emotional exhaustion
Teachers
Education
Agotamiento emocional
Educación
Saúde Publica
topic Sindrome de Burnout
Esgotamento emocional
Docentes
Educação
Burnout syndrome
Emotional exhaustion
Teachers
Education
Agotamiento emocional
Educación
Saúde Publica
description A Síndrome de Burnout (SB) é resultado do estresse crônico de caráter ocupacional. É caracterizada por três dimensões: Exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Seu principal sintoma é a falta de energia para as atividades laborais e pessoais. A SB acomete principalmente as profissões que exigem relações interpessoais e por este motivo essa investigação foi realizada com base em artigos científicos que estudassem docentes do ensino superior. O presente estudo é uma revisão integrativa, a qual selecionou uma amostra com 8 artigos publicados de 2007 a 2017. Foram utilizadas as bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Public Medline (PUBMED). Esse estudo teve como objetivo responder 3 questões norteadoras: Qual é o perfil dos docentes acometidos pela SB? Quais são as estratégias usadas na prevenção e no enfrentamento do Burnout? Quais são as consequências da síndrome para as instituições de ensino superior e docentes? Foi constatado que a maioria dos artigos só conseguiram responder as perguntas norteadoras de forma superficial e as estratégias de prevenção e enfrentamento não foram reportadas em nem um dos artigos analisados. Foi verificado que o burnout em docentes do ensino superior ainda necessita ser estudada mais detalhadamente. Além disso, os docentes poderão adquirir mais conhecimento sobre o tema e suas consequências. Desta forma, poderão desenvolver métodos e estratégias de enfrentamento de acordo com suas individualidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
2019-10-02T16:48:01Z
2019-10-02
2019-10-02T16:48:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7641
MENEZES, Maria Beatriz Vitor. Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior. 2017. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7641
identifier_str_mv MENEZES, Maria Beatriz Vitor. Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior. 2017. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744399546974208