A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5104 |
Resumo: | Este trabalho teve como objeto de estudo a formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo teve por objetivo principal a análise sobre a formação do professor que leciona o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de conhecer e compreender as práticas desenvolvidas por esse profissional. Para isso, os objetivos específicos foram mapear a importância do ensino de história nos anos iniciais; caracterizar os processos de formação e competências profissionais docentes para o ensino de História e desvelar aspectos relevantes sobre a formação docente e o ensino de História no ensino fundamental. Para o desenvolvimento teórico-metodológico deste estudo, foram empregados recursos bibliográficos através de pesquisas já publicadas na área (GATTI, 2010; BARREIRO; 2006; PIMENTA, 2002; SCHIMIDT, 2004; SILVA, FONSECA, 2010; PEREIRA, 2012; NASCIMENTO, 2010; BRZEZINSK, 2008; RICHARDSON, 2010; MOURÃO, ESTEVES, 2013) e outros que abordam a formação inicial de professores para atuarem especificamente no ensino de história, e também, o uso de documentos legisladores da educação nacional (CF,1988; LDBEN, 1996; PNE, 2014; Lei Nº 11.645/08; Lei Nº 11.274; PCN, 1997; DCN, 2006; DCNEB, 2013; UFCG, Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, 2009) que tecem o ordenamento legal acerca do objeto deste estudo. Trata-se de um trabalho que se insere na abordagem da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) professoras que ensinam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I em uma escola da rede estadual de ensino, situada no município de Cajazeiras-PB. Os dados foram analisados através do conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A partir deles, percebeu-se que a formação docente se configura como o elemento primordial para um adequado desempenho profissional. Além disso, pôde-se constatar nos enunciados das entrevistadas que o processo formativo do professor para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental é muito frágil, ainda assentado na perspectiva de ensino tradicionalista voltado para a “decoreba”. As entrevistadas apontaram ainda as grandes dificuldades que têm para ensinar história nos anos iniciais, fato que acaba deixando os conhecimentos da disciplina para segundo plano, por dar destaque apenas para o ensino de português e matemática. |
id |
UFCG_ea23802415f65fe44f5de2e3fac72c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5104 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental.Teacher education and history teaching in the early years of elementary school.Formação docenteEnsino de históriaEnsino fundamentalPrática docenteTeacher trainingHistory teachingElementary SchoolTeaching practiceEducação.Este trabalho teve como objeto de estudo a formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo teve por objetivo principal a análise sobre a formação do professor que leciona o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de conhecer e compreender as práticas desenvolvidas por esse profissional. Para isso, os objetivos específicos foram mapear a importância do ensino de história nos anos iniciais; caracterizar os processos de formação e competências profissionais docentes para o ensino de História e desvelar aspectos relevantes sobre a formação docente e o ensino de História no ensino fundamental. Para o desenvolvimento teórico-metodológico deste estudo, foram empregados recursos bibliográficos através de pesquisas já publicadas na área (GATTI, 2010; BARREIRO; 2006; PIMENTA, 2002; SCHIMIDT, 2004; SILVA, FONSECA, 2010; PEREIRA, 2012; NASCIMENTO, 2010; BRZEZINSK, 2008; RICHARDSON, 2010; MOURÃO, ESTEVES, 2013) e outros que abordam a formação inicial de professores para atuarem especificamente no ensino de história, e também, o uso de documentos legisladores da educação nacional (CF,1988; LDBEN, 1996; PNE, 2014; Lei Nº 11.645/08; Lei Nº 11.274; PCN, 1997; DCN, 2006; DCNEB, 2013; UFCG, Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, 2009) que tecem o ordenamento legal acerca do objeto deste estudo. Trata-se de um trabalho que se insere na abordagem da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) professoras que ensinam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I em uma escola da rede estadual de ensino, situada no município de Cajazeiras-PB. Os dados foram analisados através do conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A partir deles, percebeu-se que a formação docente se configura como o elemento primordial para um adequado desempenho profissional. Além disso, pôde-se constatar nos enunciados das entrevistadas que o processo formativo do professor para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental é muito frágil, ainda assentado na perspectiva de ensino tradicionalista voltado para a “decoreba”. As entrevistadas apontaram ainda as grandes dificuldades que têm para ensinar história nos anos iniciais, fato que acaba deixando os conhecimentos da disciplina para segundo plano, por dar destaque apenas para o ensino de português e matemática.This study had as object of study the teacher formation and the teaching of history in the initial years of the elementary school. The main objective of the study was to analyze the teacher training that teaches history in the initial years of elementary school, in order to know and understand the practices developed by this professional. For this, the specific objectives were to map the importance of history teaching in the initial years of elementary school; characterize the processes of training and professional teaching skills for the teaching of history in the initial years of elementary education and to reveal relevant aspects about teacher education and history teaching in the initial years of elementary education. For the theoretical-methodological development of this study, bibliographic resources were used through research already published in the area (GATTI, 2010; BARREIRO; 2006; PIMENTA, 2002; SCHIMIDT, 2004; SILVA, FONSECA, 2010; PEREIRA, 2012; NASCIMENTO,2010; BRZEZINSK,2008; RICHARDSON, 2010; MOURÃO, ESTEVES, 2013) and others that address the initial formation of teachers to act specifically in the teaching of history, and also, the use of legislative documents of the national education (CF,1988; LDBEN, 1996; PNE, 2014; Law No. 11.645 / 08; Law No. 11,274; PCN, 1997; DCN, 2006; DCNEB, 2013; UFCG, Pedagogical Project of the Degree in Pedagogy, 2009) that weave the legal order about the object of this study. This is a work that is part of the approach to qualitative research, of a descriptive nature. For the collection of data, semi-structured interviews were conducted with 5 (five) teachers who teach from the 1st to 5th year of elementary school I in a school of the state education network, located in the municipality of Cajazeiras-PB. The data were analyzed through the Content Analysis (CA) techniques set. From them, it was perceived that teacher education is the primary element for an adequate professional performance. In addition, it can be seen from the interviewees' statements that the teacher training process for the teaching of history in the initial years of elementary education is very fragile, still based on the traditionalist approach to "decorating". The interviewees also pointed out the great difficulties they have to teach history in the initial years of elementary school, a fact that ends up leaving the knowledge of the discipline to second place, because it only highlights the teaching of Portuguese and mathematics.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIRA, Rejane Maria de Araújo.LIRA, Rejane Maria de Araújo.http://lattes.cnpq.br/1844764770879206LIMA, Maria Janete de.CEZÁRIO, Danilo de Sousa.DUARTE, Silvana Rodrigues.2017-04-172019-07-26T13:52:00Z2019-07-262019-07-26T13:52:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5104DUARTE, Silvana Rodrigues. A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 97f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T13:01:34Zoai:localhost:riufcg/5104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T13:01:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Teacher education and history teaching in the early years of elementary school. |
title |
A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. DUARTE, Silvana Rodrigues. Formação docente Ensino de história Ensino fundamental Prática docente Teacher training History teaching Elementary School Teaching practice Educação. |
title_short |
A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. |
author |
DUARTE, Silvana Rodrigues. |
author_facet |
DUARTE, Silvana Rodrigues. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIRA, Rejane Maria de Araújo. LIRA, Rejane Maria de Araújo. http://lattes.cnpq.br/1844764770879206 LIMA, Maria Janete de. CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUARTE, Silvana Rodrigues. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Ensino de história Ensino fundamental Prática docente Teacher training History teaching Elementary School Teaching practice Educação. |
topic |
Formação docente Ensino de história Ensino fundamental Prática docente Teacher training History teaching Elementary School Teaching practice Educação. |
description |
Este trabalho teve como objeto de estudo a formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo teve por objetivo principal a análise sobre a formação do professor que leciona o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de conhecer e compreender as práticas desenvolvidas por esse profissional. Para isso, os objetivos específicos foram mapear a importância do ensino de história nos anos iniciais; caracterizar os processos de formação e competências profissionais docentes para o ensino de História e desvelar aspectos relevantes sobre a formação docente e o ensino de História no ensino fundamental. Para o desenvolvimento teórico-metodológico deste estudo, foram empregados recursos bibliográficos através de pesquisas já publicadas na área (GATTI, 2010; BARREIRO; 2006; PIMENTA, 2002; SCHIMIDT, 2004; SILVA, FONSECA, 2010; PEREIRA, 2012; NASCIMENTO, 2010; BRZEZINSK, 2008; RICHARDSON, 2010; MOURÃO, ESTEVES, 2013) e outros que abordam a formação inicial de professores para atuarem especificamente no ensino de história, e também, o uso de documentos legisladores da educação nacional (CF,1988; LDBEN, 1996; PNE, 2014; Lei Nº 11.645/08; Lei Nº 11.274; PCN, 1997; DCN, 2006; DCNEB, 2013; UFCG, Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, 2009) que tecem o ordenamento legal acerca do objeto deste estudo. Trata-se de um trabalho que se insere na abordagem da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) professoras que ensinam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I em uma escola da rede estadual de ensino, situada no município de Cajazeiras-PB. Os dados foram analisados através do conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A partir deles, percebeu-se que a formação docente se configura como o elemento primordial para um adequado desempenho profissional. Além disso, pôde-se constatar nos enunciados das entrevistadas que o processo formativo do professor para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental é muito frágil, ainda assentado na perspectiva de ensino tradicionalista voltado para a “decoreba”. As entrevistadas apontaram ainda as grandes dificuldades que têm para ensinar história nos anos iniciais, fato que acaba deixando os conhecimentos da disciplina para segundo plano, por dar destaque apenas para o ensino de português e matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-17 2019-07-26T13:52:00Z 2019-07-26 2019-07-26T13:52:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5104 DUARTE, Silvana Rodrigues. A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 97f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5104 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Silvana Rodrigues. A formação docente e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 97f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382160535552 |