Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COURA, Daniel Rodrigues.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25000
Resumo: Diversos indicadores e pesquisas mostram a baixa performance financeira dos brasileiros. Muitos não conseguem chegar ao fim do mês com dinheiro sobrando e pouquíssimos conseguem arcar com algum imprevisto. Pensando nisso, foi desenvolvido o Julius, um aplicativo para gestão financeira pessoal de autoria do primeiro autor deste artigo. O Julius surgiu para ajudar as pessoas a aumentarem seu bem-estar financeiro. Para isso ocorrer, é essencial o engajamento do usuário. Entretanto, a baixa retenção mostra que o aplicativo está deixando a desejar nesse aspecto. Este trabalho visa implementar elementos de jogos no Julius para aumentar a retenção na primeira semana de uso e avaliar o desempenho da versão gamificada utilizando os dados de retenção do Google Analytics e um questionário. Os resultados mostram que, apesar de grande parte dos usuários terem gostado da gamificação, não é plausível que ela tenha melhorado a retenção de forma relevante.
id UFCG_ea91b12b23642d62f98577cb39963957
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25000
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling SABINO, Melina Mongiovi Cunha Lima.SABINO, M. M. C. L.GUERRERO, Dalton Dario Serey.MASSONI, Tiago Lima.COURA, D. R.COURA, Daniel Rodrigues.Diversos indicadores e pesquisas mostram a baixa performance financeira dos brasileiros. Muitos não conseguem chegar ao fim do mês com dinheiro sobrando e pouquíssimos conseguem arcar com algum imprevisto. Pensando nisso, foi desenvolvido o Julius, um aplicativo para gestão financeira pessoal de autoria do primeiro autor deste artigo. O Julius surgiu para ajudar as pessoas a aumentarem seu bem-estar financeiro. Para isso ocorrer, é essencial o engajamento do usuário. Entretanto, a baixa retenção mostra que o aplicativo está deixando a desejar nesse aspecto. Este trabalho visa implementar elementos de jogos no Julius para aumentar a retenção na primeira semana de uso e avaliar o desempenho da versão gamificada utilizando os dados de retenção do Google Analytics e um questionário. Os resultados mostram que, apesar de grande parte dos usuários terem gostado da gamificação, não é plausível que ela tenha melhorado a retenção de forma relevante.Several indicators and surveys show the low financial performance of Brazilians. Many of them can't have any money left at the end of the month and very few can afford something unforeseen. With that in mind, the Julius application was developed for personal financial management authored by the first author of this article. The Julius app was created to help people increase their financial well-being. For this to occur, user engagement is essential. However, low retention shows that the application is falling short in this regard. This work aims to implement game elements in Julius to increase retention in the first week of use and evaluate the performance of the gamified version using Google Analytics retention data and a questionnaire. The results show that, although most users liked gamification, it is not plausible that it has significantly improved retention.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2022-05-03T22:28:55Z No. of bitstreams: 1 DANIEL RODRIGUES COURA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf: 2358992 bytes, checksum: d77ad290d7a5fde87d7eeaa428952be8 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-03T22:28:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIEL RODRIGUES COURA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf: 2358992 bytes, checksum: d77ad290d7a5fde87d7eeaa428952be8 (MD5) Previous issue date: 2021-10-20Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIGamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.Gamification in a personal finance app to increase first week retention.2021-10-202022-05-03T22:28:55Z2022-05-032022-05-03T22:28:55Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25000COURA, Daniel Rodrigues. Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso. 2021. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGamificaçãoFinanças pessoaisAplicativo móvelGamification.Personal financeMobile appporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/25000/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDANIEL RODRIGUES COURA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdfDANIEL RODRIGUES COURA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdfapplication/pdf2358992http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/25000/1/DANIEL+RODRIGUES+COURA+-+TCC+ARTIGO+CI%C3%8ANCIA+DA+COMPUTA%C3%87%C3%83O+2021.pdfd77ad290d7a5fde87d7eeaa428952be8MD51riufcg/250002022-05-03 19:29:42.272oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:28:35.002507Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Gamification in a personal finance app to increase first week retention.
title Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.
spellingShingle Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.
COURA, Daniel Rodrigues.
Gamificação
Finanças pessoais
Aplicativo móvel
Gamification.
Personal finance
Mobile app
title_short Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.
title_full Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.
title_fullStr Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.
title_full_unstemmed Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.
title_sort Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso.
author COURA, Daniel Rodrigues.
author_facet COURA, Daniel Rodrigues.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SABINO, Melina Mongiovi Cunha Lima.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv SABINO, M. M. C. L.
dc.contributor.referee1.fl_str_mv GUERRERO, Dalton Dario Serey.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv COURA, D. R.
dc.contributor.author.fl_str_mv COURA, Daniel Rodrigues.
contributor_str_mv SABINO, Melina Mongiovi Cunha Lima.
GUERRERO, Dalton Dario Serey.
MASSONI, Tiago Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Finanças pessoais
Aplicativo móvel
Gamification.
Personal finance
Mobile app
topic Gamificação
Finanças pessoais
Aplicativo móvel
Gamification.
Personal finance
Mobile app
description Diversos indicadores e pesquisas mostram a baixa performance financeira dos brasileiros. Muitos não conseguem chegar ao fim do mês com dinheiro sobrando e pouquíssimos conseguem arcar com algum imprevisto. Pensando nisso, foi desenvolvido o Julius, um aplicativo para gestão financeira pessoal de autoria do primeiro autor deste artigo. O Julius surgiu para ajudar as pessoas a aumentarem seu bem-estar financeiro. Para isso ocorrer, é essencial o engajamento do usuário. Entretanto, a baixa retenção mostra que o aplicativo está deixando a desejar nesse aspecto. Este trabalho visa implementar elementos de jogos no Julius para aumentar a retenção na primeira semana de uso e avaliar o desempenho da versão gamificada utilizando os dados de retenção do Google Analytics e um questionário. Os resultados mostram que, apesar de grande parte dos usuários terem gostado da gamificação, não é plausível que ela tenha melhorado a retenção de forma relevante.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-03T22:28:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-03
2022-05-03T22:28:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25000
dc.identifier.citation.fl_str_mv COURA, Daniel Rodrigues. Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso. 2021. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25000
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25000
identifier_str_mv COURA, Daniel Rodrigues. Gamificação em um aplicativo de finanças pessoais para aumentar a retenção na primeira semana de uso. 2021. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/25000/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/25000/1/DANIEL+RODRIGUES+COURA+-+TCC+ARTIGO+CI%C3%8ANCIA+DA+COMPUTA%C3%87%C3%83O+2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d77ad290d7a5fde87d7eeaa428952be8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396808863383552