A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Petrucia Lima de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9237
Resumo: Esta pesquisa, intitulada “A retextualização do gênero conto para a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista” tem por objetivo querer compreender a importância e a eficácia que a retextualização pode promover na atividade com o gênero. Isto porque, diante de práticas docentes, ainda fortemente arraigadas ao ensino tradicional, a língua é considerada um mecanismo fechado e descontextualizado. Estas não consideram a relação linguagem, enunciado, texto, como um espaço enunciativo-discursivo e, portanto um lugar em que devem estar presentes também os conhecimentos prévios de cada aluno, seus valores e sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho com retextualização apresenta grandes chances de se tornar um exercício eficaz, ao romper implicações e resquícios do tradicionalismo, de modo a potencializar o trabalho com o gênero em sala de aula e a formar leitores e escritores cientes da função dos textos na sociedade; e consequentemente, de sua participação, de seu papel como agentes sócio-comunicativos e, portanto, transformadores do meio em que vivem. Para fundamentar este estudo, nos baseamos nas pesquisas de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008); Antunes (2009); e outros, que desenvolveram pesquisas referentes ao estudo da linguagem, textos e gêneros textuais. Como metodologia, a pesquisa é uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico que ofereceu grande contribuição para o desenvolvimento da atividade apresentada, como proposta didática a ser trabalhada, em sala de aula, através de exercícios de retextualização do conto para a fotonovela, numa perspectiva sóciointeracionista, destinada a turmas de 1° ano do Ensino Médio.
id UFCG_1474b34e709c11961a972eeb7bed36f2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9237
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.The retextualization of the genre I tell the photonovela in a sociointeractionist perspective.Linguística do textoGêneros textuaisLíngua e linguagemRetextualizaçãoText LinguisticsTextual GenresLanguage and LanguageRetextualizationLetras - Língua Portuguesa.Esta pesquisa, intitulada “A retextualização do gênero conto para a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista” tem por objetivo querer compreender a importância e a eficácia que a retextualização pode promover na atividade com o gênero. Isto porque, diante de práticas docentes, ainda fortemente arraigadas ao ensino tradicional, a língua é considerada um mecanismo fechado e descontextualizado. Estas não consideram a relação linguagem, enunciado, texto, como um espaço enunciativo-discursivo e, portanto um lugar em que devem estar presentes também os conhecimentos prévios de cada aluno, seus valores e sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho com retextualização apresenta grandes chances de se tornar um exercício eficaz, ao romper implicações e resquícios do tradicionalismo, de modo a potencializar o trabalho com o gênero em sala de aula e a formar leitores e escritores cientes da função dos textos na sociedade; e consequentemente, de sua participação, de seu papel como agentes sócio-comunicativos e, portanto, transformadores do meio em que vivem. Para fundamentar este estudo, nos baseamos nas pesquisas de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008); Antunes (2009); e outros, que desenvolveram pesquisas referentes ao estudo da linguagem, textos e gêneros textuais. Como metodologia, a pesquisa é uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico que ofereceu grande contribuição para o desenvolvimento da atividade apresentada, como proposta didática a ser trabalhada, em sala de aula, através de exercícios de retextualização do conto para a fotonovela, numa perspectiva sóciointeracionista, destinada a turmas de 1° ano do Ensino Médio.This research, entitled "The retextualization of the tale genre to the fotonovela a sociointeractionist perspective" aims to understand the importance and effectiveness that the retextualization can promote in the activity with this genre. This is because, in face of teaching practices, still strongly ingrained to traditional teaching, language is considered a closed and decontextualized mechanism. These do not consider the relation between language, enunciation, text, as an enunciative-discursive space and therefore a place that must be present also the prior knowledge of each student, their values and their culture. In this perspective, working with retextualization presented a good chance of becoming an effective exercise to break implications and remnants of traditionalism, in order to enhance the work with genre in the classroom and to form readers and writers aware of the texts function in society; and consequently, their participation, their role as social and communicative agents and therefore the transformers of the environment in which they live. To support this study, we rely on Bakhtin's (2011), Marcuschi's (2008); Antunes' (2009) searches; and others, who developed researches for the study of language, texts and textual genres. As methodology, the research is a qualitative approach of bibliographic nature which offered great contribution to the development of the presented activity, as didactic proposal to be worked in the classroom, through exercises of retextualization of tale to fotonovela, at a sociointeractionist perspective, destined for students of 1st year of high school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Jorgervaldo de Souza.SILVA, Abdoral Inácio da.SOUSA, Petrucia Lima de.2016-05-272019-11-18T12:10:15Z2019-11-182019-11-18T12:10:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9237SOUSA, Petrucia Lima de. A retextualização do gênero como a fotonovela numa perspectiva sociointercionista. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:53:56Zoai:localhost:riufcg/9237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:53:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.
The retextualization of the genre I tell the photonovela in a sociointeractionist perspective.
title A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.
spellingShingle A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.
SOUSA, Petrucia Lima de.
Linguística do texto
Gêneros textuais
Língua e linguagem
Retextualização
Text Linguistics
Textual Genres
Language and Language
Retextualization
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.
title_full A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.
title_fullStr A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.
title_full_unstemmed A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.
title_sort A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.
author SOUSA, Petrucia Lima de.
author_facet SOUSA, Petrucia Lima de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
SILVA, Jorgervaldo de Souza.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Petrucia Lima de.
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística do texto
Gêneros textuais
Língua e linguagem
Retextualização
Text Linguistics
Textual Genres
Language and Language
Retextualization
Letras - Língua Portuguesa.
topic Linguística do texto
Gêneros textuais
Língua e linguagem
Retextualização
Text Linguistics
Textual Genres
Language and Language
Retextualization
Letras - Língua Portuguesa.
description Esta pesquisa, intitulada “A retextualização do gênero conto para a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista” tem por objetivo querer compreender a importância e a eficácia que a retextualização pode promover na atividade com o gênero. Isto porque, diante de práticas docentes, ainda fortemente arraigadas ao ensino tradicional, a língua é considerada um mecanismo fechado e descontextualizado. Estas não consideram a relação linguagem, enunciado, texto, como um espaço enunciativo-discursivo e, portanto um lugar em que devem estar presentes também os conhecimentos prévios de cada aluno, seus valores e sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho com retextualização apresenta grandes chances de se tornar um exercício eficaz, ao romper implicações e resquícios do tradicionalismo, de modo a potencializar o trabalho com o gênero em sala de aula e a formar leitores e escritores cientes da função dos textos na sociedade; e consequentemente, de sua participação, de seu papel como agentes sócio-comunicativos e, portanto, transformadores do meio em que vivem. Para fundamentar este estudo, nos baseamos nas pesquisas de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008); Antunes (2009); e outros, que desenvolveram pesquisas referentes ao estudo da linguagem, textos e gêneros textuais. Como metodologia, a pesquisa é uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico que ofereceu grande contribuição para o desenvolvimento da atividade apresentada, como proposta didática a ser trabalhada, em sala de aula, através de exercícios de retextualização do conto para a fotonovela, numa perspectiva sóciointeracionista, destinada a turmas de 1° ano do Ensino Médio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-27
2019-11-18T12:10:15Z
2019-11-18
2019-11-18T12:10:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9237
SOUSA, Petrucia Lima de. A retextualização do gênero como a fotonovela numa perspectiva sociointercionista. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9237
identifier_str_mv SOUSA, Petrucia Lima de. A retextualização do gênero como a fotonovela numa perspectiva sociointercionista. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413327360000