Música, política e cidadania.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375 |
Resumo: | A contemporaneidade está inserida em um processo de mudança, no qual as novas tecnologias são responsáveis, sobretudo, por um novo paradigma de sociedade que tem sua base em um bem precioso, a informação. A sociedade atual está sintonizada e interligada via rádio, jornais, TV e internet, ou seja, estamos na era do que muitos chamam de uma “sociedade midiática”, onde percebemos as articulações entre “sociedade”, mídia e política. Assim: “a mídia de massa abrange uma ampla variedade de formas – incluindo a televisão, os jornais, o cinema, as revistas, o rádio, a publicidade, os vídeo games e os CD’s” (GIDDENS, 2005, p. 367). Os usos que os indivíduos fazem dos mecanismos midiáticos, são expressos também através dos espaços jornalísticos e propagandas que se destinam a disseminar opiniões e idéias favoráveis ou contrárias sobre determinadas questões políticas. Nas campanhas eleitorais, as propagandas dos candidatos buscam atingir os eleitores, disponibilizando para estes os produtos (as promessas em época de campanhas) e criando uma imagem positiva que os indivíduos poderão ou não comprar (aceitar), construindo dessa maneira o seu personagem. Além disso, muitas vezes, utilizam-se da mídia para denegrir a imagem dos opositores, ao levar ao conhecimento dos eleitores fatos, considerados negativos, da vida dos adversários. Por outro lado, percebemos que a sociedade civil1 também se utiliza da mídia para se contrapor e revelar elementos de resistência às propostas enunciadas por determinados grupos políticos. Essa postura contestatória à situação político-social vivenciada pode ser reconhecida nas expressões culturais populares, especificamente, na música, que revela subsídios para refletirmos, entre outras temáticas, sobre cidadania e política no Ensino de História. |
id |
UFCG_eb3bf2ffc1f5b33e9499800094edab1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34375 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Música, política e cidadania.Music, politics and citizenship.MúsicaPolíticaCidadaniaMúsica brasileira e questões político-sociaisPeríodo ditatorial e músicaExpressões culturais populares - músicaMúsica protestoMusicPolicyCitizenshipBrazilian music and political-social issuesDictatorship period and musicPopular cultural expressions - musicProtest musicHistória.A contemporaneidade está inserida em um processo de mudança, no qual as novas tecnologias são responsáveis, sobretudo, por um novo paradigma de sociedade que tem sua base em um bem precioso, a informação. A sociedade atual está sintonizada e interligada via rádio, jornais, TV e internet, ou seja, estamos na era do que muitos chamam de uma “sociedade midiática”, onde percebemos as articulações entre “sociedade”, mídia e política. Assim: “a mídia de massa abrange uma ampla variedade de formas – incluindo a televisão, os jornais, o cinema, as revistas, o rádio, a publicidade, os vídeo games e os CD’s” (GIDDENS, 2005, p. 367). Os usos que os indivíduos fazem dos mecanismos midiáticos, são expressos também através dos espaços jornalísticos e propagandas que se destinam a disseminar opiniões e idéias favoráveis ou contrárias sobre determinadas questões políticas. Nas campanhas eleitorais, as propagandas dos candidatos buscam atingir os eleitores, disponibilizando para estes os produtos (as promessas em época de campanhas) e criando uma imagem positiva que os indivíduos poderão ou não comprar (aceitar), construindo dessa maneira o seu personagem. Além disso, muitas vezes, utilizam-se da mídia para denegrir a imagem dos opositores, ao levar ao conhecimento dos eleitores fatos, considerados negativos, da vida dos adversários. Por outro lado, percebemos que a sociedade civil1 também se utiliza da mídia para se contrapor e revelar elementos de resistência às propostas enunciadas por determinados grupos políticos. Essa postura contestatória à situação político-social vivenciada pode ser reconhecida nas expressões culturais populares, especificamente, na música, que revela subsídios para refletirmos, entre outras temáticas, sobre cidadania e política no Ensino de História.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-07T21:37:38Z2024-02-072024-02-07T21:37:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375SILVA, Kátia Ramos; AMORIM, Rômulo Leite. Música, política e cidadania. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3073-3085. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375porSILVA, Kátia Ramos.AMORIM, Rômulo Leite.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-07T21:38:03Zoai:localhost:riufcg/34375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-07T21:38:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música, política e cidadania. Music, politics and citizenship. |
title |
Música, política e cidadania. |
spellingShingle |
Música, política e cidadania. SILVA, Kátia Ramos. Música Política Cidadania Música brasileira e questões político-sociais Período ditatorial e música Expressões culturais populares - música Música protesto Music Policy Citizenship Brazilian music and political-social issues Dictatorship period and music Popular cultural expressions - music Protest music História. |
title_short |
Música, política e cidadania. |
title_full |
Música, política e cidadania. |
title_fullStr |
Música, política e cidadania. |
title_full_unstemmed |
Música, política e cidadania. |
title_sort |
Música, política e cidadania. |
author |
SILVA, Kátia Ramos. |
author_facet |
SILVA, Kátia Ramos. AMORIM, Rômulo Leite. |
author_role |
author |
author2 |
AMORIM, Rômulo Leite. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Kátia Ramos. AMORIM, Rômulo Leite. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Política Cidadania Música brasileira e questões político-sociais Período ditatorial e música Expressões culturais populares - música Música protesto Music Policy Citizenship Brazilian music and political-social issues Dictatorship period and music Popular cultural expressions - music Protest music História. |
topic |
Música Política Cidadania Música brasileira e questões político-sociais Período ditatorial e música Expressões culturais populares - música Música protesto Music Policy Citizenship Brazilian music and political-social issues Dictatorship period and music Popular cultural expressions - music Protest music História. |
description |
A contemporaneidade está inserida em um processo de mudança, no qual as novas tecnologias são responsáveis, sobretudo, por um novo paradigma de sociedade que tem sua base em um bem precioso, a informação. A sociedade atual está sintonizada e interligada via rádio, jornais, TV e internet, ou seja, estamos na era do que muitos chamam de uma “sociedade midiática”, onde percebemos as articulações entre “sociedade”, mídia e política. Assim: “a mídia de massa abrange uma ampla variedade de formas – incluindo a televisão, os jornais, o cinema, as revistas, o rádio, a publicidade, os vídeo games e os CD’s” (GIDDENS, 2005, p. 367). Os usos que os indivíduos fazem dos mecanismos midiáticos, são expressos também através dos espaços jornalísticos e propagandas que se destinam a disseminar opiniões e idéias favoráveis ou contrárias sobre determinadas questões políticas. Nas campanhas eleitorais, as propagandas dos candidatos buscam atingir os eleitores, disponibilizando para estes os produtos (as promessas em época de campanhas) e criando uma imagem positiva que os indivíduos poderão ou não comprar (aceitar), construindo dessa maneira o seu personagem. Além disso, muitas vezes, utilizam-se da mídia para denegrir a imagem dos opositores, ao levar ao conhecimento dos eleitores fatos, considerados negativos, da vida dos adversários. Por outro lado, percebemos que a sociedade civil1 também se utiliza da mídia para se contrapor e revelar elementos de resistência às propostas enunciadas por determinados grupos políticos. Essa postura contestatória à situação político-social vivenciada pode ser reconhecida nas expressões culturais populares, especificamente, na música, que revela subsídios para refletirmos, entre outras temáticas, sobre cidadania e política no Ensino de História. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-02-07T21:37:38Z 2024-02-07 2024-02-07T21:37:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375 SILVA, Kátia Ramos; AMORIM, Rômulo Leite. Música, política e cidadania. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3073-3085. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375 |
identifier_str_mv |
SILVA, Kátia Ramos; AMORIM, Rômulo Leite. Música, política e cidadania. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3073-3085. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744612114300928 |