Música, política e cidadania.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Kátia Ramos.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: AMORIM, Rômulo Leite.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375
Resumo: A contemporaneidade está inserida em um processo de mudança, no qual as novas tecnologias são responsáveis, sobretudo, por um novo paradigma de sociedade que tem sua base em um bem precioso, a informação. A sociedade atual está sintonizada e interligada via rádio, jornais, TV e internet, ou seja, estamos na era do que muitos chamam de uma “sociedade midiática”, onde percebemos as articulações entre “sociedade”, mídia e política. Assim: “a mídia de massa abrange uma ampla variedade de formas – incluindo a televisão, os jornais, o cinema, as revistas, o rádio, a publicidade, os vídeo games e os CD’s” (GIDDENS, 2005, p. 367). Os usos que os indivíduos fazem dos mecanismos midiáticos, são expressos também através dos espaços jornalísticos e propagandas que se destinam a disseminar opiniões e idéias favoráveis ou contrárias sobre determinadas questões políticas. Nas campanhas eleitorais, as propagandas dos candidatos buscam atingir os eleitores, disponibilizando para estes os produtos (as promessas em época de campanhas) e criando uma imagem positiva que os indivíduos poderão ou não comprar (aceitar), construindo dessa maneira o seu personagem. Além disso, muitas vezes, utilizam-se da mídia para denegrir a imagem dos opositores, ao levar ao conhecimento dos eleitores fatos, considerados negativos, da vida dos adversários. Por outro lado, percebemos que a sociedade civil1 também se utiliza da mídia para se contrapor e revelar elementos de resistência às propostas enunciadas por determinados grupos políticos. Essa postura contestatória à situação político-social vivenciada pode ser reconhecida nas expressões culturais populares, especificamente, na música, que revela subsídios para refletirmos, entre outras temáticas, sobre cidadania e política no Ensino de História.
id UFCG_eb3bf2ffc1f5b33e9499800094edab1c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34375
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Música, política e cidadania.Music, politics and citizenship.MúsicaPolíticaCidadaniaMúsica brasileira e questões político-sociaisPeríodo ditatorial e músicaExpressões culturais populares - músicaMúsica protestoMusicPolicyCitizenshipBrazilian music and political-social issuesDictatorship period and musicPopular cultural expressions - musicProtest musicHistória.A contemporaneidade está inserida em um processo de mudança, no qual as novas tecnologias são responsáveis, sobretudo, por um novo paradigma de sociedade que tem sua base em um bem precioso, a informação. A sociedade atual está sintonizada e interligada via rádio, jornais, TV e internet, ou seja, estamos na era do que muitos chamam de uma “sociedade midiática”, onde percebemos as articulações entre “sociedade”, mídia e política. Assim: “a mídia de massa abrange uma ampla variedade de formas – incluindo a televisão, os jornais, o cinema, as revistas, o rádio, a publicidade, os vídeo games e os CD’s” (GIDDENS, 2005, p. 367). Os usos que os indivíduos fazem dos mecanismos midiáticos, são expressos também através dos espaços jornalísticos e propagandas que se destinam a disseminar opiniões e idéias favoráveis ou contrárias sobre determinadas questões políticas. Nas campanhas eleitorais, as propagandas dos candidatos buscam atingir os eleitores, disponibilizando para estes os produtos (as promessas em época de campanhas) e criando uma imagem positiva que os indivíduos poderão ou não comprar (aceitar), construindo dessa maneira o seu personagem. Além disso, muitas vezes, utilizam-se da mídia para denegrir a imagem dos opositores, ao levar ao conhecimento dos eleitores fatos, considerados negativos, da vida dos adversários. Por outro lado, percebemos que a sociedade civil1 também se utiliza da mídia para se contrapor e revelar elementos de resistência às propostas enunciadas por determinados grupos políticos. Essa postura contestatória à situação político-social vivenciada pode ser reconhecida nas expressões culturais populares, especificamente, na música, que revela subsídios para refletirmos, entre outras temáticas, sobre cidadania e política no Ensino de História.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-07T21:37:38Z2024-02-072024-02-07T21:37:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375SILVA, Kátia Ramos; AMORIM, Rômulo Leite. Música, política e cidadania. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3073-3085. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375porSILVA, Kátia Ramos.AMORIM, Rômulo Leite.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-07T21:38:03Zoai:localhost:riufcg/34375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-07T21:38:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Música, política e cidadania.
Music, politics and citizenship.
title Música, política e cidadania.
spellingShingle Música, política e cidadania.
SILVA, Kátia Ramos.
Música
Política
Cidadania
Música brasileira e questões político-sociais
Período ditatorial e música
Expressões culturais populares - música
Música protesto
Music
Policy
Citizenship
Brazilian music and political-social issues
Dictatorship period and music
Popular cultural expressions - music
Protest music
História.
title_short Música, política e cidadania.
title_full Música, política e cidadania.
title_fullStr Música, política e cidadania.
title_full_unstemmed Música, política e cidadania.
title_sort Música, política e cidadania.
author SILVA, Kátia Ramos.
author_facet SILVA, Kátia Ramos.
AMORIM, Rômulo Leite.
author_role author
author2 AMORIM, Rômulo Leite.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Kátia Ramos.
AMORIM, Rômulo Leite.
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Política
Cidadania
Música brasileira e questões político-sociais
Período ditatorial e música
Expressões culturais populares - música
Música protesto
Music
Policy
Citizenship
Brazilian music and political-social issues
Dictatorship period and music
Popular cultural expressions - music
Protest music
História.
topic Música
Política
Cidadania
Música brasileira e questões político-sociais
Período ditatorial e música
Expressões culturais populares - música
Música protesto
Music
Policy
Citizenship
Brazilian music and political-social issues
Dictatorship period and music
Popular cultural expressions - music
Protest music
História.
description A contemporaneidade está inserida em um processo de mudança, no qual as novas tecnologias são responsáveis, sobretudo, por um novo paradigma de sociedade que tem sua base em um bem precioso, a informação. A sociedade atual está sintonizada e interligada via rádio, jornais, TV e internet, ou seja, estamos na era do que muitos chamam de uma “sociedade midiática”, onde percebemos as articulações entre “sociedade”, mídia e política. Assim: “a mídia de massa abrange uma ampla variedade de formas – incluindo a televisão, os jornais, o cinema, as revistas, o rádio, a publicidade, os vídeo games e os CD’s” (GIDDENS, 2005, p. 367). Os usos que os indivíduos fazem dos mecanismos midiáticos, são expressos também através dos espaços jornalísticos e propagandas que se destinam a disseminar opiniões e idéias favoráveis ou contrárias sobre determinadas questões políticas. Nas campanhas eleitorais, as propagandas dos candidatos buscam atingir os eleitores, disponibilizando para estes os produtos (as promessas em época de campanhas) e criando uma imagem positiva que os indivíduos poderão ou não comprar (aceitar), construindo dessa maneira o seu personagem. Além disso, muitas vezes, utilizam-se da mídia para denegrir a imagem dos opositores, ao levar ao conhecimento dos eleitores fatos, considerados negativos, da vida dos adversários. Por outro lado, percebemos que a sociedade civil1 também se utiliza da mídia para se contrapor e revelar elementos de resistência às propostas enunciadas por determinados grupos políticos. Essa postura contestatória à situação político-social vivenciada pode ser reconhecida nas expressões culturais populares, especificamente, na música, que revela subsídios para refletirmos, entre outras temáticas, sobre cidadania e política no Ensino de História.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-02-07T21:37:38Z
2024-02-07
2024-02-07T21:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375
SILVA, Kátia Ramos; AMORIM, Rômulo Leite. Música, política e cidadania. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3073-3085. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375
identifier_str_mv SILVA, Kátia Ramos; AMORIM, Rômulo Leite. Música, política e cidadania. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3073-3085. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744612114300928