Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Clênia Valéria Gonçalves.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6737
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a educação sexual a partir das experiências e da formação do(a)s graduando(a)s em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Está inserida no campo da pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a coleta de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada com 04 (quatro) graduando(a)s em pedagogia participantes do curso de extensão “Educação Sexual e Cidadania: formação continuada para professore(a)s e graduando(a)s” e pela observação-participante durante o referido curso, me possibilitando conhecer suas experiências pessoais e de formação profissional, no que diz respeito à educação sexual. O trabalho concluiu que as experiências do espaço da família, na educação desde a infância influenciam na educação sexual dos sujeitos, determinando como devem se comportar, ensinando os papéis para “meninos” e “meninas”, a partir das proibições, dos silenciamentos, da omissão de falar sobre sexualidade. Na escola, essas discussões praticamente não aconteciam, e quando aconteceram foi de maneira não programada, reproduzindo os valores que são instituídos pela família. Sobre a formação profissional foi possível perceber que a entrada do(a)s graduando(a)s na Universidade foi de grande relevância, de maneira que puderam ter conhecimento acerca de gênero e diversidade sexual, especialmente sobre os conceitos e diferenças sobre orientação sexual, descontruindo e construindo significados acerca da educação sexual e rompendo com conceitos padronizados e/ou enraizados.
id UFCG_eb97f08924606865e80fd04c18adcaa5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6737
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.Educação sexualDiversidade sexualGênero sexualSex educationSexual diversitySexual genderEducação.Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a educação sexual a partir das experiências e da formação do(a)s graduando(a)s em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Está inserida no campo da pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a coleta de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada com 04 (quatro) graduando(a)s em pedagogia participantes do curso de extensão “Educação Sexual e Cidadania: formação continuada para professore(a)s e graduando(a)s” e pela observação-participante durante o referido curso, me possibilitando conhecer suas experiências pessoais e de formação profissional, no que diz respeito à educação sexual. O trabalho concluiu que as experiências do espaço da família, na educação desde a infância influenciam na educação sexual dos sujeitos, determinando como devem se comportar, ensinando os papéis para “meninos” e “meninas”, a partir das proibições, dos silenciamentos, da omissão de falar sobre sexualidade. Na escola, essas discussões praticamente não aconteciam, e quando aconteceram foi de maneira não programada, reproduzindo os valores que são instituídos pela família. Sobre a formação profissional foi possível perceber que a entrada do(a)s graduando(a)s na Universidade foi de grande relevância, de maneira que puderam ter conhecimento acerca de gênero e diversidade sexual, especialmente sobre os conceitos e diferenças sobre orientação sexual, descontruindo e construindo significados acerca da educação sexual e rompendo com conceitos padronizados e/ou enraizados.This research aims to discuss sexual education based on the experiences and training of undergraduate students in pedagogy at the Federal University of Campina Grande (UFCG). It is inserted in the field of qualitative research. As for the methodological procedures, the data collection was done by means of a semi-structured interview with 04 (four) graduating in pedagogy participating in the course "Sexual Education and Citizenship: Continuing Education for Teachers (a) graduating (s) "and by participant observation during the course, allowing me to know their personal experiences and professional training, regarding sexual education. The study concluded that the family space experiences in education since childhood influence the sexual education of the subjects, determining how they should behave, teaching the roles for "boys" and "girls", based on prohibitions, silencing, omission to talk about sexuality. At school, these discussions practically did not happen, and when they happened it was in an unscheduled way, reproducing the values that are instituted family. Regarding the professional formation, it was possible to perceive that the entrance of the graduates to the University was of great relevance, so that they could have knowledge about gender and sexual diversity, especially on the concepts and differences on sexual orientation , deconstructing and constructing meanings about sex education and breaking with standardized and / or rooted concepts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGJOCA, Alexandre Martins.JOCA, Alexandre Martins.http://lattes.cnpq.br/1522820813285364SOUSA, Kássia Mota de.BATISTA , Maria Thaís de Oliveira.SOARES, Clênia Valéria Gonçalves.2018-08-062019-09-05T14:16:00Z2019-09-052019-09-05T14:16:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6737SOARES, Clênia Valéria Gonçalves. Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia. 2018. 97f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T14:40:41Zoai:localhost:riufcg/6737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T14:40:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
title Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
spellingShingle Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
SOARES, Clênia Valéria Gonçalves.
Educação sexual
Diversidade sexual
Gênero sexual
Sex education
Sexual diversity
Sexual gender
Educação.
title_short Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
title_full Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
title_fullStr Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
title_full_unstemmed Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
title_sort Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
author SOARES, Clênia Valéria Gonçalves.
author_facet SOARES, Clênia Valéria Gonçalves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOCA, Alexandre Martins.
JOCA, Alexandre Martins.
http://lattes.cnpq.br/1522820813285364
SOUSA, Kássia Mota de.
BATISTA , Maria Thaís de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Clênia Valéria Gonçalves.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Diversidade sexual
Gênero sexual
Sex education
Sexual diversity
Sexual gender
Educação.
topic Educação sexual
Diversidade sexual
Gênero sexual
Sex education
Sexual diversity
Sexual gender
Educação.
description Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a educação sexual a partir das experiências e da formação do(a)s graduando(a)s em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Está inserida no campo da pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a coleta de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada com 04 (quatro) graduando(a)s em pedagogia participantes do curso de extensão “Educação Sexual e Cidadania: formação continuada para professore(a)s e graduando(a)s” e pela observação-participante durante o referido curso, me possibilitando conhecer suas experiências pessoais e de formação profissional, no que diz respeito à educação sexual. O trabalho concluiu que as experiências do espaço da família, na educação desde a infância influenciam na educação sexual dos sujeitos, determinando como devem se comportar, ensinando os papéis para “meninos” e “meninas”, a partir das proibições, dos silenciamentos, da omissão de falar sobre sexualidade. Na escola, essas discussões praticamente não aconteciam, e quando aconteceram foi de maneira não programada, reproduzindo os valores que são instituídos pela família. Sobre a formação profissional foi possível perceber que a entrada do(a)s graduando(a)s na Universidade foi de grande relevância, de maneira que puderam ter conhecimento acerca de gênero e diversidade sexual, especialmente sobre os conceitos e diferenças sobre orientação sexual, descontruindo e construindo significados acerca da educação sexual e rompendo com conceitos padronizados e/ou enraizados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
2019-09-05T14:16:00Z
2019-09-05
2019-09-05T14:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6737
SOARES, Clênia Valéria Gonçalves. Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia. 2018. 97f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6737
identifier_str_mv SOARES, Clênia Valéria Gonçalves. Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia. 2018. 97f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392469086208